Os jardins de inverno são excelentes opções para trazer mais aconchego e frescor para dentro de casa. Inicialmente, esse modelo de jardim tornou-se popular nos países frios, onde a neve e as baixas temperaturas impossibilitam o cultivo de algumas espécies de plantas e hortas.

Hoje, existem várias formas e possibilidades de trabalhar os cômodos para fazer o seu cantinho de relaxamento e proximidade com a natureza. Por isso, separamos dicas para você fazer um jardim de inverno com muito charme e personalidade. Caneta na mão e criatividade à tona!

Como fazer um jardim de inverno

Do ponto de vista arquitetônico e estrutural, desde que o local escolhido para fazê-lo não necessite de ajustes em sua estrutura, como, por exemplo, inclusão de vigas de sustentação, o desenvolvimento de um jardim de inverno pode não demandar tantos esforços.

Uma boa dica é observar os locais disponíveis com boa iluminação natural e determinar os pontos em que será colocada iluminação artificial que deixará seu espaço mais refinado.

Contudo, para fazer um jardim de inverno realmente perfeito, é preciso ficar atento a algumas questões. Confira nossas dicas e prepare-se para fazer seu jardim de inverno e cuidar dele!

Escolha o local certo

É a escolha desse local que vai definir quais as melhores plantas para ornamentar o ambiente, e também o projeto de iluminação, que deixará o seu espaço mais harmonioso e aconchegante.

É importante que ele possua boa incidência de iluminação natural, para que as plantas cresçam com saúde. Entretanto, isso não quer dizer que precise, necessariamente, de um local com paredes ou teto de vidro. Uma boa sugestão é a instalação de claraboias para melhorar a iluminação solar no ambiente.

Banheiros e vãos abaixo de escadas são ótimas escolhas, mas aquele cantinho não utilizado na sala também pode dar um lindo jardim.

Compre as plantas corretas

Para cumprir essa tarefa, pense que não somente as cores e a beleza das plantas importam.

É preciso escolher as espécies que melhor se adaptam ao tamanho do seu jardim — já pensou escolher um local pequeno e colocar uma Palmeira Arenca, por exemplo, que precisa de grandes espaços para crescer? — e também à intensidade da iluminação que o ambiente vai receber.

Quer uma inspiração para escolher as suas? Separamos 10 espécies que podem fazer um jardim de inverno lindo:

  • Lírios da Paz;
  • Begônia;
  • Antúrio;
  • Chifre de viado;
  • Babosa de pau;
  • Jiboia;
  • Palmeira Ráfis
  • Licuara;
  • Espada de São Jorge;
  • Suculentas.

Atenção aos aparatos de decoração

Uma vez escolhidas as plantas, é hora de pensar em como decorar o ambiente. Aposte em pedras, cascas e seixos para criar bordas decorativas e caminhos paisagísticos, e preparar a forração do local de plantio. Observe quais as necessidades de cada planta para definir o melhor suporte.

Seu jardim de inverno será vertical? Vasos que podem ser pendurados em estruturas de madeira na parede são uma ótima escolha para deixar seu ambiente mais rústico, sem perder a modernidade.

Mas se você busca um ambiente mais relaxante — e tem uma boa reserva para investir nesse espaço — que tal colocar uma pequena queda d’água? Você pode fazer um laguinho, ou simplesmente uma fonte mais simples. Será um excelente espaço para ler, descansar e meditar.

Invista na iluminação

Outro ponto importantíssimo na hora de fazer um jardim de inverno é pensar na iluminação. É ela que deixará o seu ambiente com mais sofisticação ou leveza, dependendo das suas escolhas.

Uma ótima ideia é usar spots de LED — embutidas na parede ou mesmo no chão — para iluminar plantas mais altas, como palmeiras. Além de dar mais destaque para elas, com a luz embutida você consegue direcionar a luminosidade para qualquer canto.

Outra opção são os refletores de LED, que podem ser usados em tons quentes, para mais aconchego, ou em outras cores para compor o espaço do jardim.

As luminárias também podem ser usadas. Dê preferência para as do tipo pedestal e de chão, e não se esqueça de preferir as lâmpadas de LED, que gastam menos energia e não esquentam o ambiente.

Fazer um jardim de inverno é uma ótima alternativa para quem quer ter a natureza mais perto. Está empolgado para começar? Então, saiba mais sobre refletores de LED para deixar seu jardim ainda mais bonito!