Na hora em que vamos comprar eletrodomésticos, uma das características que mais temos que nos atentar é a voltagem do aparelho. Afinal, se ligarmos um secador de cabelo 110V ou 127V, por exemplo, em uma tomada 220V, ele irá queimar. Para evitar este tipo de acidente, foram criadas novas tecnologias: você já conhece e sabe o que é bivolt e autovolt?

A “voltagem”, também conhecida como tensão ou diferença de potencial, é a quantidade de volts (V) que atuam em um aparelho ou sistema elétrico.  É o que aplica força para empurrar os elétrons para executar um trabalho específico, que pode ser, por exemplo, acender uma lâmpada. Desta forma, é estabelecido o fluxo de uma corrente elétrica.

Voltagem X Desempenho

Aparelhos que trabalham com uma única faixa de tensão, apresentam desempenho superior aos bivolt e autovolt. Isso acontece porque seu circuito de regulagem trabalha sob atuação de uma única faixa de tensão. Além disso, quanto maior a força empregada (tensão/V), menor será a corrente elétrica (amperes/A) exigida.

Os refletores Ledsafe da linha Performance, por exemplo, apresentam tensão 127V ou 220V e possuem desempenho 30% maior que os refletores bivolt.  Eles iluminam mais, gastando a mesma quantidade de energia.

Diferença entre as tensões bivolt e autovolt

Tensão bivolt e autovolt são tecnologias distintas, que trabalham de diferentes formas. A primeira atua em aparelhos que podem conter uma chave seletora de tensão ou, ainda, que podem operar em duas faixas (V) específicas pré-determinadas pelo fabricante, que se ajustam automaticamente.

Já os aparelhos autovolt, se adéquam a tensão fornecida pela rede elétrica, independente de qual faixa ela trabalhe. Deste modo, seu aparelho elétrico não irá queimar, independente da “voltagem” da rede, pois sua fonte ir se ajustar instantaneamente a ela. Uma torradeira autovolt, por exemplo, permite que ela seja utilizada em tomadas que recebem a tensão 110V, 127V, 200V ou outra, sem sofrer danos.

Qual tensão é melhor?

Se você costuma viajar e levar seus aparelhos na mala, como secadores e pranchas para cabelo, é recomendado adquirir aparelhos autovolt. Dessa forma, você não precisa se preocupar se eles irão queimar caso sejam ligados em uma tomada com a tensão da rede elétrica diferente da que ele suporta.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Ainda, existem equipamentos que desempenham melhor sua função quando operados em uma faixa de tensão específica.  É o caso do chuveiro.  Por demandar menos corrente elétrica, a rede 220V contribui com o melhor desempenho do aparelho, visto que ela não sobrecarrega os cabos elétricos.

O mais indicado na hora da compra é que você avalie a sua rotina para decidir qual é o melhor investimento. E se ainda estiver em dúvida, entre contato com um especialista.

Tensão 220V é melhor que 127V?

Aparelhos 220V possuem melhor desempenho quanto a sua eficiência, porém não são mais econômicas que a tensão de 127V. Afinal, sua conta de energia elétrica é gerada a partir da medição do consumo em kW/h (kilowatt/horas).  

Por exemplo:

Um secador de cabelo 2200W, quando operado em 127V, irá consumir 17A. Se o mesmo aparelho for utilizado em 220V, ele consumirá 10A. Dado isso, em termos de segurança e eficiência, a tensão 220V é a mais indicada, embora não gere economia de energia elétrica.