Um espaço bem iluminado faz toda a diferença, não é mesmo? Na elaboração de um projeto de construção ou de reforma de uma casa, a iluminação é uma das etapas mais importantes. Por isso, saber a potência da lâmpada ideal para cada ambiente é fundamental para ter um espaço convidativo, charmoso e aconchegante.

Além disso, descobrir o tipo de lâmpada mais adequado para cada cômodo é essencial para economizar energia elétrica e deixar o espaço mais elegante ou despojado.

Neste post, confira informações relevantes sobre o assunto e aprenda a calcular corretamente a iluminação de um espaço!

Qual a importância do cálculo de lâmpadas para um ambiente?

A iluminação da casa influencia nosso comportamento de diversas maneiras. Além da estética, um ambiente bem iluminado é capaz de gerar bem-estar aos moradores. A luminosidade ainda é responsável por reproduzir um brilho adequado aos espaços, destacar objetos de decoração e valorizar certos detalhes, como pisos e acabamentos.

Cada ambiente possui suas próprias características de uso e depende de uma quantidade de luz adequada, ou seja, deve receber uma claridade conforme sua necessidade e seu tamanho. Por isso, realizar o cálculo correto de lâmpadas é fundamental quando se busca corrigir as carências particulares de cada espaço.

Também é indicado aproveitar a luz ambiente em vários cômodos da casa. Ao primar pela influência da iluminação natural, é possível até mesmo diminuir a quantidade de lâmpadas artificiais. Além disso, identificar qual a potência ideal para cada espaço é capaz de interferir diretamente na economia de energia elétrica da residência.

Como calcular a iluminação corretamente?

A iluminância para ambientes é um conceito fundamental para definir a quantidade de luz adequada para cada espaço e situação. Ela pode ser medida por lux (quantidade de luz por metro quadrado) e lúmen (intensidade da luz).

O cálculo do lux é realizado pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada dividido pelo metro quadrado do espaço. Já o lúmen representa a quantidade de luz emitida por uma lâmpada — dado informado nas embalagens de produtos de iluminação, necessário para realizar o cálculo do lux.

Para uma iluminância correta de ambientes internos, a ABNT (Agência Nacional de Normas e Técnicas) criou uma norma (NBR 5413) que determina o nível ideal para cada espaço, de acordo com as atividades que serão realizadas naquele cômodo. Por isso, apesar de a fórmula do lux e do cálculo de lâmpadas auxiliar no planejamento, é recomendado seguir essa norma.

Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).

Qual fórmula que deve ser utilizada para calcular a iluminação?

Para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar para cada ambiente, existem formulas bem definidas, que consideram a cor das paredes, a altura do pé direito e a disposição das lâmpadas. 

Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.200 lúmens. Outro exemplo: se uma área local da cozinha tiver 5 metros quadrado, a conta deve ser realizada da seguinte forma 5 x 300 = 1500 lúmens.

No mercado, existem diversos tipos de lâmpadas, que são produzidas com materiais e modelos diferentes. Entre as mais comuns estão as fluorescentes, as halógenas e as de LED — sendo que estas últimas são consideradas as mais modernas.

A potência da lâmpada (watts) informa o quanto de energia elétrica ela consome, contudo isso não significa que quanto mais potência mais iluminação ela vai gerar. As lâmpadas de LED, por exemplo, oferecem a mesma emissão de luz de uma lâmpada tradicional, porém em uma potência bem mais baixa.

A iluminação é um dos principais elementos que podem ser utilizados para manter um ambiente agradável, funcional e acolhedor. Por isso, procure sempre identificar qual o tipo de luz ideal para cada espaço de sua casa, conferindo harmonia a ele e dando o seu toque pessoal.

Quer saber qual a potência da lâmpada ideal para o seu banheiro? Confira esses 6 tipos de iluminação que valorizam o espaço e conferem funcionalidade a esse ambiente!