É comum que a casa esquente bastante no verão devido a alta incidência solar e a temperatura elevada. Como nem sempre recorrer ao ar-condicionado é uma opção viável para aliviar o calor, pode-se optar por outras maneiras eficientes de refrescar a casa e amenizar essa situação.

Neste post sugerimos medidas que trazem conforto térmico, mas também são recomendadas para melhorar a qualidade do ar ou gerar economia nos gastos energéticos. Conheça abaixo cada umas delas.

Troque as lâmpadas

Todos sabem que as lâmpadas incandescentes geram calor e aumentam a conta de luz. Porém, há pessoas que insistem em manter esse tipo de iluminação em casa. Isso porque acreditam que todos os tipos de lâmpadas geram calor, não se importando em trocá-las. Na verdade, isso é um grande equívoco! 

As lâmpadas de LED, por exemplo, não esquentam. Desse modo, são ideais para manter o ambiente fresco. Outra vantagem desse tipo de iluminação é a economia na conta e sua maior durabilidade.

Proteja sua casa contra a luz natural

A luz natural deve ser aproveitada, mas, como ela também carrega calor, contribui para deixar o ambiente abafado. Assim, é recomendável adotar medidas para que o sol não esquente tanto a casa. 

É possível, por exemplo, aplicar películas nos vidros de portas e janelas para que a luz seja refletida e o calor não entre. Outra ideia é usar cortinas, sejam comuns ou blackout, mas que tenham o forro branco, pois essa cor também reflete a luz solar.

Usar persianas para regular a entrada de luz, ou ter uma planta próximo à janela, que bloqueie um pouco os raios do sol, também pode ajudar.

Abuse da cor branca no décor

O branco é uma ótima cor para manter o ambiente fresco. Por isso, vale usá-la não apenas nas cortinas, mas nas paredes, móveis, tapetes e outros elementos decorativos.

Isso não significa que você deve adotar uma decoração total white! Mantenha seu estilo, mas considere usar essa cor nos ambientes que ficam mais expostos à luz.

Use a técnica do ventilador invertido

Para nos refrescar recorremos ao ventilador, e, com alguns truques, esse aparelho pode ser mais eficiente.

A primeira dica é deixar um recipiente com gelo próximo à corrente de ar, o que faz com que o vento que se espalha pelo ambiente fique mais frio. 

Além disso, durante a noite aponte o ventilador para fora do cômodo. À noite, a casa está mais quente (pois recebeu a incidência solar o dia todo), já o ambiente externo está com a temperatura mais baixa. Assim, ao inverter o rumo do ventilador, ele jogará o ar quente para fora.

Coloque água em todos os cômodos

Outro elemento natural associado ao alívio do calor é a água. Porém, a nossa dica não tem relação com tomar vários banhos ao dia ou se jogar na piscina! Na verdade, é bem mais simples: espalhe focos de água pela casa.

A evaporação do líquido deixará o ar fresco e puro. Esses focos de água podem ser desde simples bacias até fontes decorativas. No entanto, lembre-se de trocar a água com frequência para não prejudicar a qualidade da umidificação.

A água pode ser usada também para umidificar toalhas, que podem ser penduradas na janela para “filtrar” e resfriar o ar que entra na casa.

Crie um jardim funcional

Além de um belo toque decorativo, as plantinhas ajudam a refrescar o ar, visto que elas soltam água no ambiente quando transpiram. Assim, é interessante ter vários espécimes pela casa.

É importante regá-las com a periodicidade adequada para manter sua saúde e para que possam manter o ar fresco. Além disso é importante verificar quais não suportam muito sol e colocá-las longe da porta e da janela.

Uma dica é concentrar mais plantas no cômodo onde você e sua família passam mais tempo, assim o ar ali fica mais saudável.

Viu como é simples refrescar a casa, purificar o ar e ainda economizar na conta de luz? Se você está sofrendo com o calor, adote essas medidas! 

E para entender melhor o que é LED, leia nosso post sobre o assunto!