Saber como instalar spot de LED ajuda você a deixar a iluminação da sua casa do seu jeito, sem precisar contratar mão de obra especializada.

Spots são usados para destacar uma ou mais partes do ambiente. Seus fachos de luz valorizam obras de arte, peças de decoração, detalhes arquitetônicos ou jardins. A luz do spot combinada ao forro de gesso também serve para distribuir a iluminação sem sobrecarregar o ambiente, deixando-o mais confortável.

Neste artigo você vai conferir o passo a passo para instalar spot de LED com segurança e desfrutar desses benefícios. Mas atenção: este guia é para spots de embutir. Confira!

Como instalar spot de LED: passo a passo

1. Reúna o material necessário

Ao comprar um spot de LED, a lâmpada já vem acompanhada do produto. Note que a voltagem deve ser adequada à tensão elétrica da casa (127V ou 220V). Você também vai precisar de:

  • alicate de corte;

  • chave de fenda;

  • chave Philips;

  • escada;

  • fita isolante (ou conectores);

  • furadeira com serra copo;

  • lápis;

  • óculos de proteção;

  • trena.

2. Tome as precauções de segurança

Verifique se toda a instalação elétrica está finalizada. A carga deve estar adaptada ao número de spots que serão instalados. Haverá um sistema de interruptores para ligar e desligar os spots. Os fios devem estar próximos aos locais de instalação.

Desligue a chave geral de energia ou disjuntores antes de pôr as mãos à obra.

3. Faça marcações no teto

Com escada e lápis, trace no teto uma linha paralela à parede, afastada de 20 a 30 cm. Meça a linha com a trema e divida o comprimento pelo número de spots a instalar +1. Por exemplo, se são 5 spots para 5 metros, a distância será de cerca de 83 cm. Marque cada ponto com o lápis.

4. Perfure o teto

Use a furadeira na marcação em cruz nos locais determinados. Os óculos protegem seus olhos de qualquer resíduo que possa cair. Em tetos de gesso, o processo de instalação é mais prático, mas é possível instalar também em superfícies de outros materiais.

5. Puxe os fios

Por trás da sanca de gesso, passam dois fios: a fase (retorno do interruptor) e o neutro (azul). Puxe os dois e desencape sem cortar.

6. Conecte o soquete

Conecte os fios da instalação elétrica ao soquete do spot usando fita isolante ou conector para fazer o isolamento.

7. Prepare e monte o spot

Nos spots LEDSAFE®, a presilha já vem conectada ao spot. Ela serve para prendê-lo ao teto. Ligue o spot à lâmpada.

8. Faça o teste

Nos spots LEDSAFE®, não é necessário encaixar uma lâmpada. O produto vem pronto para instalação. Com tudo certo, ligue novamente a energia e acenda o interruptor para conferir!

Com este guia você viu que saber como instalar spot de LED não é difícil. É preciso apenas separar as ferramentas necessárias e tomar alguns cuidados, em especial com a segurança. Na maioria dos casos, os spots são instalados em sancas de gesso, fáceis de perfurar.

Achou este artigo útil? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas possam aprender a instalar um spot de LED!