Você já parou para pensar que é na cozinha que passamos boa parte do dia? Em virtude disso, a iluminação desse ambiente deve ser tratada com a devida cautela.

Sabemos que a luminosidade das lâmpadas LED é a melhor que existe no mercado. Além de econômica, ela ajuda a preservar o meio ambiente. Mas você sabe como utilizar a variedade de luminárias LED que existem?

Continue lendo este post e confira as nossas dicas de iluminação para cozinha residencial!

Importância da iluminação correta para cozinhas residenciais

No passado, a iluminação para cozinhas era feita apenas por bulbos incandescentes ou luminárias simples de teto, geralmente fixadas no forro. Hoje, são diversas as opções disponíveis no mercado, podendo até chegar a confundir as pessoas.

Antes de conhecermos as possibilidades, não podemos esquecer que a qualidade do produto é fundamental. Desse modo, fica mais fácil chegar ao resultado esperado e não gerar decepções futuras.

Lâmpadas e luminárias de teto com Índice de Reprodução de Cor (IRC) acima de 80 são essenciais para identificar a tonalidade exata dos alimentos na fase de preparo. Além disso, é recomendado o uso de luz branca, pois nos desperta maior atenção.

A escolha da iluminação para cozinhas é muito importante. Geralmente, é lá que acontecem as reuniões de família e momentos do dia são compartilhados. Por isso, o desconforto visual com produtos de baixa qualidade não cabe nesse — e em qualquer outro — ambiente da casa.

Dicas para compor a iluminação para cozinha residencial

Aposte na iluminação de LED

As luminárias de teto de LED são ótimas opções. Além de darem maior entrega de luminosidade, reduzem o consumo de energia, gerando economia na conta de luz.

Para a iluminação geral do ambiente, os favoritos são os plafons de LED. Eles associam beleza ao desempenho excelente. Há, também, as luminárias de teto tubulares, que oferecem possibilidades de diversos tamanhos.

iluminacao-para-cozinha

Iluminação para cozinha utilizando plafon de LED. Foto: reprodução internet.

Valorize a iluminação natural

Em qualquer ambiente, a ventilação e a iluminação natural devem ser priorizados. Portanto, aposte em janelas grandes, móveis lisos e cores claras para maximizar a claridade que vem do sol.

Se você gosta de um mobiliário mais sóbrio, com cores escuras, como o preto ou marrom, o ideal é que a iluminação natural seja ainda mais efetiva para que o ambiente não fique escuro ou carregado demais.

Somente depois de avaliar os pontos de luz natural é que se deve lançar mão dos recursos artificiais de iluminação.

iluminação-para-cozinha

Iluminação para cozinha com incidência de luz natural. Foto: reprodução internet.

Crie um ambiente acolhedor

Mais do que iluminar, o objetivo de um projeto de iluminação para cozinha residencial deve ser tornar o ambiente acolhedor. Para tanto, trazer o foco é fundamental. Uma boa sugestão é usar spots para realçar pontualmente os espaços e garantir um ambiente mais harmonioso e acolhedor.

Esses pontos de luz podem ser instalados na parte de baixo dos armários suspensos. Isso ajudará não só no manuseio dos alimentos e organização, mas também para ampliar o espaço.

iluminacao-para-cozinhas

Iluminação para cozinha aconchegante. Foto: reprodução internet.

Ilumine os detalhes

Os cantos e detalhes da cozinha não podem ser objetos de esquecimento. Para eliminar possíveis pontos de sombra gerados por armários aéreos, é recomendado o uso de spots ou fitas de LED alto brilho.

Quer deixar seu ambiente com aspecto ainda mais moderno? As fitas de LED são ideais para a iluminação de cozinhas. Você pode utilizá-las para dar destaque em sancas de gesso, prateleiras e relógios de parede. Escolha entre as diversas cores e modelos que ela oferece.

Iluminação para cozinha valorizando os detalhes. Foto: reprodução internet.

Use trilhos de luz

Quer uma cozinha com um ar mais moderno ou industrial? Aposte nos trilhos de luz. Além de funcionais, eles garantem uma iluminação com foco centrado e direcionado. Com eles, é possível direcionar luz até mesmo para locais onde não existem pontos elétricos.

Uma boa sugestão é usar esse tipo de iluminação para iluminar balcões e pias.

iluminacao-para-cozinha

Iluminação para cozinha utilizando trilhos de luz. Foto: reprodução internet.

Invista nos pendentes

Os pendentes são ótimos artefatos para iluminar a cozinha e também trazer mais design à decoração. Para acertar na escolha, certifique-se que o tamanho da luminária seja proporcional à cozinha, ou seja, espaços pequenos pedem pendentes também menores. Outra dica interessante é trabalhar com vários pendentes de tamanhos diferentes, formando um conjunto.

A altura também deve ser observada para que a composição fique harmoniosa. Se a sua ilha ou balcão não contar com assentos, o ideal é que o pendente fique a 70 cm acima da superfície, aproximadamente. Se houver assentos, essa medida deverá ser aumentada para 90 ou 100 cm.

iluminacao-para-cozinha

Iluminação para cozinha utilizando pendentes. Foto: reprodução internet.

Controle a intensidade da luz

Trabalhar pontos de luz na iluminação para cozinhas residenciais é muito benéfico, tanto para a harmonia do ambiente quanto para a utilização prática do espaço. Contudo, ter todas essas luzes sempre em intensidade total pode não ser o ideal.

Por isso, investir em interruptores com controle de intensidade pode ser uma ótima saída. Com eles, é possível intensificar a iluminação de determinada área como, por exemplo, onde se está preparando o alimento, e reduzir de outras que não estão sendo utilizadas ou que precisam de um ambiente mais aconchegante, como o balcão. Mas, atenção, para o uso do dimmer é preciso utilizar lâmpadas dimerizáveis

A iluminação para cozinha residencial deve ser feita pensando no ambiente como um todo. Ou seja, é essencial que a iluminação escolhida seja complementar à dos demais cômodos da casa. A iluminação deve sempre se integrar e nunca se sobrepor.

Com estas dicas com certeza você conseguirá fazer a melhor escolha para a iluminação para cozinha residencial, deixando o ambiente funcional e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Gostou das nossas dicas? Assine a newsletter e receba outras inspirações para deixar a iluminação dos ambientes ainda mais harmoniosa!