lâmpada de LED ganha cada vez mais consumidores, devido às diversas vantagens em relação às demais, como maior vida útil, mais eficiência, baixa voltagem de operação, menor impacto ambiental, entre outros diferenciais. O problema é que na hora de fazer a substituição, muitas dúvidas e equívocos aparecem, principalmente em relação à potência da lâmpada.

Pensando nisso, preparamos este artigo com todas as informações necessárias para realizar a troca correta das suas lâmpadas, sem correr o risco de levar gato por lebre. Se está planejando modernizar a iluminação da sua casa, indústria ou escritório com a tecnologia LED, é melhor ler este texto até o fim. Garantimos que será muito útil!

Qual é a diferença entre watts e lúmens?

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

O lúmen (lm), por sua vez, é a medida do fluxo luminoso que nada mais é do que a quantidade de luz emitida pela lâmpada. Como você pode perceber, os dois conceitos são diferentes, mas igualmente importantes.

Como calcular a eficiência luminosa?

Pensando-se em obter o melhor custo-benefício, o ideal é sempre optar pelo modelo com elevada iluminação (maior número de lúmens) e com menor consumo de energia (número reduzido de watts).

Nem sempre esse valor é expresso na embalagem, portanto, é bom lembrar a fórmula, caso seja necessário. A eficiência luminosa é o resultado do número de lúmens dividido pelo número de watts. Sendo assim, quanto maior for o resultado, mais eficiente é lâmpada.

  • Eficiência luminosa = lm (lúmens)/ W (watts)

Como escolher uma lâmpada de LED equivalente?

Um erro comum na hora de substituir as lâmpadas comuns pelos modelos de LED é usar apenas a potência da lâmpada como parâmetro. Se uma das principais vantagens das peças de LED é a economia, consequentemente, a sua potência (ou consumo) será naturalmente inferior à das lâmpadas convencionais.

Já esclarecemos anteriormente, a menor potência não significa uma menor luminosidade, muito pelo contrário. As lâmpadas de LED são mais eficientes, portanto iluminam mais, consumindo muito menos. Logo, os lúmens são o parâmetro correto de equivalência. Observe a tabela abaixo:

  • 600 lm = lâmpada LED de 6 W = incandescente de 40 W = fluorescente de 12 W;

  • 1010 lm = lâmpada LED de 10 W = incandescente de 68 W = fluorescente de 20 W;

  • 1311 lm = lâmpada LED de 12 W = incandescente de 87 W = fluorescente de 26 W.

Os dados acima são uma referência geral. Os valores podem variar de acordo com o produto.

Como calcular a luminosidade ideal para cada ambiente?

Para acertar na luminosidade de cada cômodo, precisamos usar outra unidade de medida: o lux, que representa a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. O lux pode ser obtido pelo valor de lúmens dividido pelo metro quadrado do espaço:

  • Lux = lm (lúmens)/ m²

De acordo com a ABNT NBR 5413, que estabelece normas técnicas para iluminância de interiores, as recomendações em lux para os principais tipos de espaço são:

  • sala de estar: entre 50 a 100 lux;

  • dormitórios: 50 lux;

  • cozinha: entre 300 a 500 lux;

  • escritório: 300 a 500 lux;

  • garagem: 50 lux.

Quais cuidados devo tomar?

Sempre observe as informações na embalagem das lâmpadas para conferir as suas especificações. Já nas compras online, atente à descrição dos produtos. Se o fabricante de uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, informa que ela equivale a uma incandescente de 100 W, mas não apresenta nenhuma informação sobre o fluxo luminoso, desconfie.

Como vimos ao longo de todo o artigo, apenas a potência da lâmpada não informa a sua luminosidade. Portanto, o correto é escolher o modelo pela quantidade de lúmens. A etiquetagem correta com todos os dados necessários, só deve ser exigida pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), após a certificação do Inmetro para as lâmpadas LED. Logo, até lá, todo cuidado é pouco!

Este conteúdo foi útil para você? Então assine a nossa newsletter para receber outras dicas e orientações no seu e-mail!