Decorar um quarto pequeno não precisa ser um problema para quem quer um ambiente aconchegante e com muita personalidade. Com um pouco de criatividade, planejamento e atenção a alguns elementos, como a iluminação, é possível driblar o espaço limitado e criar um ambiente confortável e acolhedor.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos algumas dicas e truques que vão garantir uma decoração de quarto pequeno de sucesso, e o melhor, sem gastar muito. Confira!

Aposte na decoração minimalista

Em decoração — principalmente de ambientes pequenos —, menos é sempre mais. Por isso, uma boa estratégia é trazer o conceito minimalista para o ambiente.

Aqui, os móveis usados são somente os necessários: cama, móvel de apoio, guarda-roupas e poucos itens de decoração. No geral, a cama pode ser o foco do cômodo e o restante é apenas complementar.

A poluição visual deixa o ambiente pequeno parecer sufocante e apertado. Portanto, evite objetos nas paredes e na cabeceira.

Dica: aposte em móveis polivalentes, ou seja, que podem assumir mais de uma função.

Adote cores claras

O quarto, por si só, já é um local de descanso. Porém, os quartos pequenos precisam de mais atenção ainda na hora da escolha das cores. Isso porque as cores claras e neutras deixam o ambiente mais amplo e arejado, enquanto as cores escuras trazem peso e podem até deixar o espaço com a sensação de ser menor. Por isso, para as paredes, o ideal é trabalhar uma paleta de cor neutra.

Dica: se você gosta de cores, opte por trabalhá-las nos detalhes, como almofadas e tapete, sempre primando pelo equilíbrio para que a sensação de leveza seja mantida no ambiente.

Trabalhe a iluminação de forma estratégica

A iluminação é peça-chave na hora de fazer uma decoração de quarto pequeno. Isso porque, quando trabalhado estrategicamente, o projeto de iluminação pode deixar o ambiente com a sensação de amplitude e conforto.

Dica: o mais indicado é investir em lâmpadas de LED com tonalidade branca morna para tornar o ambiente mais agradável e com conforto visual. A iluminação do cômodo deve ser indireta, ampla e uniforme. Portanto, peças embutidas, como plafon, sanca e arandelas são ótimas opções.

Invista em espelhos

Os espelhos aumentam a sensação de amplitude do ambiente, além de trazer um ar contemporâneo para o quarto.

Dica: prefira os modelos de corpo inteiro, priorizando que o reflexo seja de áreas iluminadas.

Use paredes e prateleiras como aliadas

Organização é fundamental para a decoração de quarto pequeno. Objetos espalhados ou amontoados deixam o ambiente ainda menor e sufocante.

A boa notícia é que dá para usar as paredes do cômodo como aliadas na tarefa de organizar.

Priorize móveis planejados e embutidos para um melhor uso do espaço. Use as prateleiras para organizar os objetos indispensáveis e de decoração, garanta que não sejam usados itens que conflitem dentro do ambiente. O objetivo é que a decoração seja o mais clean possível.

Dica: trabalhe com os equipamentos, como TVs, sempre pendurados — de preferência em frente à cama. Isso amplia o espaço e ainda traz mais charme e conforto para o quarto.

Para fazer uma decoração de quarto pequeno não é preciso gastar rios de dinheiro trocando móveis ou perder noites de sono pensando no projeto mais enxuto para o ambiente. Com um pouco de atenção em elementos como iluminação, cores e objetos decorativos é possível criar uma decoração com capricho.

Quer saber mais sobre iluminação em quartos pequenos? Confira nossas dicas para iluminação de quartos infantis.