Um projeto externo de iluminação de chão é essencial para a funcionalidade da casa, mas não é só isso. O fator estético também requisita a presença de luz, já que ela é fundamental para embelezar o jardim à noite.

Seus objetivos abrangem desde a criação de uma porta de entrada iluminada pelo gramado até a divisão de ambientes. E é por esses motivos que o projeto de iluminação em área externa deve ser bem planejado e acompanhado. 

Além, é claro, de envolver peças criadas para a área externa, essa iluminação traz toques curingas que trouxemos para você! Vamos lá?  

Atente para a quantidade de pontos de luz

A iluminação de chão para o jardim deve, principalmente, oferecer conforto para a circulação. Além disso, deve evidenciar detalhes e gerar aquela sensação aconchegante e, portanto, ela deve ser pontual.

Sendo assim, evite iluminar excessivamente a área externa — nada de dar a impressão que é dia, hein? Isso pode incomodar até seus vizinhos. 

Mas afinal, onde devem estar os pontos de luz? Separamos os principais lugares:

  • corredores e trajetos: aqui a dica é investir em espetos de jardim e luminárias de chão;

  • entradas: aposte em um spot ou refletor de cada lado — para economizar escolha os refletores que tem sensor de presença;

  • escadas e degraus: nesse caso, iluminá-los é item de segurança. Fitas de LED à prova d’água podem ser uma boa escolha;

  • decks, quintais e piscinas: os spots, luzes embutidas e refletores podem ajudar;

    iluminacao-de-chao

    Espeto de jardim LED com energia solar

Acerte na lâmpada ideal

Por que a lâmpada é tão importante? Bem, quando lidamos com plantas é preciso optar por uma lâmpada que não esquente para não danificar as folhagens. Portanto, o ideal são as LED, que também são seguras para as crianças e animais não se queimarem. 

Escolha o local para as luminárias

Para iluminar próximo aos corredores ou às mesas, as luminárias de chão são boas opções. 

Se você tiver uma parede e quiser destacá-las, as arandelas são lindas, clássicas e ideais para essa função. Também é possível brincar um pouco e posicioná-las em diversos formatos estratégicos, criando formas diferentes. 

Saiba usar refletores na iluminação de chão

A iluminação direta é ideal para destacar arbustos, esculturas e até fontes, criando um interessante jogo de luz e sombra. Outra dica é direcionar a luz para cima, contra a copa das árvores — com lâmpadas coloridas fica ainda mais inusitado. 

iluminacao-de-chao

Refletor de LED RGB

Tenha cuidado com as cores

Falando em cores, elas deixam toda a iluminação de chão diferenciada. Mas é preciso ter calma e dosar os tons. 

Para adicionar tons, além do branco e amarelo, o verde é ideal, pois confere o clima de relaxamento. Também é possível ousar com o azul, roxo e até o vermelho!

Para garantir a segurança é preciso que a fiação do projeto seja bem alocada, abaixo do solo e em conduítes. Nesse caso, é importante respeitar a potência das lâmpadas e nunca criar gambiarras, pois a fiação fica exposta à chuva. Preze sempre pela segurança da sua casa!

Iluminar a área externa não é uma tarefa simples, mas, com certeza, é gratificante! Então, se você quer investir na iluminação de chão e precisa de uma mãozinha, fique tranquilo. Entre em contato conosco e lhe ajudaremos com o projeto dos seus sonhos!