Quando falamos em construir ou reformar, logo pensamos na cor da tinta dos cômodos, no tipo de piso ou ainda na ampliação ou na construção de algum espaço. No entanto, você também deve se preocupar com a iluminação adequada para cada ambiente de acordo com a utilidade do espaço.

Diferentemente do que o senso comum prega, a iluminação adequada não diz respeito apenas à intensidade da luz ou ao tipo de lâmpada — que pode ser incandescente, fluorescente, halógena ou de LED. A coloração da luz (branca ou amarela) deve respeitar cada cômodo da casa.

Você sabe onde deve usar a luz amarela e quais são seus benefícios para a decoração da casa? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

Deixa ambientes mais confortáveis e aconchegantes

Por ter uma tonalidade mais quente, a luz amarela torna os cômodos mais aconchegantes, pois diminuem o contraste de objetos que estão em profundidades diferentes em relação aos olhos. Assim, elas se tornam indispensáveis para ambientes de descanso e lazer, como é o caso da sala de estar, dos quartos e da varanda.

Também pode ser usada em arandelas de corredores ou posicionadas nas proximidades de objetos de decoração, como quadros e vasos.

A luz amarela favorece o sono

A principal diferença da luz amarela para a luz branca está no estado de atenção que a segunda proporciona. Portanto, a iluminação quente, pelo seu efeito de relaxamento, estimula o sono e faz com que você descanse com mais facilidade, o que garante noites mais tranquilas e, consequentemente, dias melhores.

Faz com que a iluminação seja mais natural

Lâmpadas com tonalidade amarela deixam os ambientes mais naturais e confortáveis, pois não ofuscam os olhos e não cansam visualmente. Assim, são também indicadas para pendentes sobre mesas de jantar.

Promove a harmonia de ambientes

Além de estimular a inteligência e a criatividade, ambientes iluminados com luz amarela são agradáveis e ideais para confraternizações. Não é à toa que muitos pubs noturnos são decorados com essa luz — ela torna o ambiente favorável a longas conversas.

Como está na moda ter ambientes em casa feitos total ou parcialmente de madeira, uma boa iluminação agrega valor e a luz amarela pode ajudar a tornar esses locais confortáveis.

Favorece a decoração

Quando bem aplicada nos cômodos ou ambientes da casa, a própria luz se torna uma decoração, mas sua função aqui é promover e destacar algum móvel ou ornamento. Portanto, ela pode e deve ser aplicada em ambientes que possuam tais itens.

Se ainda restam dúvidas de onde e quando usar cada tipo de iluminação, uma última dica pode ser útil para clarear suas ideias. Se uma parte da sua residência demanda mais atenção, como o escritório ou a cozinha, utilize a luz branca. Entretanto, se o ambiente foi feito para descansar ou relaxar, a iluminação amarela é a mais indicada. Assista ao vídeo e saiba mais sobre as diferenças entre branco quente e branco frio:  

Gostou de saber como a luz amarela pode influenciar os vários ambientes da sua residência? Então confira a nossa linha de lâmpadas amarelas e torne seus ambientes mais confortáveis!