A iluminação para banheiro é tão importante quanto a dos outros cômodos da casa. Afinal, ela não somente ajuda a valorizar a decoração do ambiente, independentemente de seu tamanho, como traz funcionalidade e conforto a quem o utiliza.

Existem muitas soluções para o projeto luminotécnico, considerando opções de iluminação direta e indireta. O ideal é combiná-las para garantir acuidade visual — por meio de luz direta — e aconchego — transmitido pela indireta. Vamos saber um pouco mais sobre elas?

Fontes de luz

As luminárias são consideradas fontes de luz primária, isto é, emitem luz. Entretanto, além delas, existem as fontes secundárias — que refletem fachos luminosos. Bem exploradas, valorizam efeitos visuais e asseguram maior eficiência energética.

Nos banheiros, espelhos, paredes, bancada e louças em tons claros cumprem bem esse papel, contribuindo para a sensação de maior amplitude, especialmente quando a luz natural é abundante. Aliás, ela é a mais indicada para tarefas ali. 

Como esse recurso se esgota ao escurecer ou nem sempre é suficiente ao longo do dia, as luminárias são indispensáveis para criar a iluminação para banheiro perfeita! Confira, a seguir, como usá-las!

1. Plafon

O primeiro passo é pensar na iluminação geral do cômodo. Para isso, os plafons são muito eficientes, pois fornecem luz uniforme, difusa e intensa. 

Existem modelos para todos os gostos: peças de sobrepor em acrílico leitoso ou vidro, embutir (para forro de gesso) e aquelas mais sofisticadas, com pendentes de cristal, por exemplo.

2. Sanca

Esse recurso também contribui para a iluminação indireta e aconchegante. Ele pode ser usado tanto no teto para demarcar elementos — banheira ou bancada, por exemplo — quanto nas paredes, criando sobreposições. Isso valoriza os revestimentos e cria um efeito lindo!

3. Spot

Pensando em tarefas específicas agora, essas luminárias são fabricadas em diversos modelos e são perfeitas para focos direcionados, ideais para bancada e box. A decoração ganha em elegância com a composição de 2 ou mais peças.

Um cuidado indispensável é posicioná-los de forma a evitar sombras, já que os fachos de luz são de cima para baixo. Na bancada, por exemplo, ele gera pontos escuros na face. Já no box, a ducha pode se tornar um obstáculo.

4. Pendente

Esse tipo de luminária também fornece foco direcionado. Por isso, é indicado para iluminar itens específicos, como produtos dispostos na bancada. 

Uma alternativa charmosa é usá-lo no lavabo, como uma peça de decoração funcional e intimista. 

5. Arandela

Também é usada para compor a iluminação indireta, mas tem sua vantagem nos focos específicos, lateral e frontal, que facilitam as tarefas ao iluminar o rosto por igual, sem causar sombreamentos.

Os modelos compridos com mais lâmpadas, estilo “camarim”, proporcionam um alto nível de luminosidade difusa — sem ofuscamento —, ideais para maquiar ou fazer a barba.

Um recurso que também facilita as tarefas é a iluminação detrás do espelho, além de valorizar a estética, pois “descola” esse elemento da parede. 

6. Lâmpadas ideais

Para que as luminárias cumpram sua função com eficiência, as lâmpadas precisam ter iluminância, temperatura e índice de reprodução de cor (IRC) adequados.

Na iluminação geral ou nos espaços aconchegantes, como o box, você pode adotar uma temperatura de cor mais baixa (2.700 K a 3.100 K) para um tom amarelado. O índice de iluminância deve ficar em torno de 200 lux. 

Já para as áreas de tarefa, o tom neutro, ou branco-azulado (acima de 6.000 k), é mais recomendado. Além disso, é importante que o IRC da lâmpada seja superior a 80%, para garantir a fidelidade das cores da maquiagem, por exemplo. A iluminância deve ser maior, em torno de 500 lux.

As lâmpadas com tecnologia LED são muito indicadas, pois podem ser usadas para a iluminação direta e indireta e apresentam melhor desempenho, economia e maior vida útil.

São vários exemplos de usos — fitas para sancas e espelhos, lâmpadas específicas para plafons, spots e arandelas — conforme o objetivo visual do projeto.

Viu como não é tão complicado planejar a iluminação para banheiro? Com essas dicas, você respeitará a funcionalidade que o ambiente pede, de forma aconchegante e sofisticada!

Gostou do conteúdo? Siga a Energilux no Facebook e conheça dicas incríveis para a iluminação da sua casa!