A fita LED tem se tornado um recurso cada vez mais usado para a decoração de ambientes. Ela é versátil, econômica e feita com a tecnologia mais moderna entre as opções de iluminação no mercado.

Composta por uma sequência de módulos com minilâmpadas de LED (3 ou 6 unidades em cada), é vendida em rolos de 5 metros de comprimento. Cada uma pode conter 300 ou 600 LEDs no total, conforme o modelo.

Quer saber mais? Este post vai ensinar como instalá-la de forma prática e segura. Mas, antes disso, que tal saber mais sobre os benefícios em utilizá-la? Confira a seguir!

Por que optar pela fita LED e o que considerar na escolha?

Na decoração de ambientes, a tecnologia e performance da fita LED merece destaque entre as opções de iluminação por uma série de vantagens. Acompanhe:

Cores

Ela é fabricada em diferentes tonalidades: branca (quente ou fria), colorida, multitemperatura — que alterna entre branca fria e quente — e RGB. Esta última realiza a combinação entre o vermelho, verde e azul criando uma infinidade de outras cores.

Além disso, os modelos monocromáticos permitem usar a dimerização para controlar a intensidade de luz. Essa alternativa assegura a praticidade e o conforto do ambiente. Já as fitas RGB possibilitam alternar entre a variedade de cores via controle remoto.

Uma característica muito relevante é o alto Índice de Reprodução da Cor (IRC) que as fitas LED alcançam. A luz do sol é a principal referência e atinge 100% de IRC. Já as lâmpadas de LED são aquelas que apresentam melhor performance, obtendo 80% de IRC (no caso das intermediárias) e até 90%, considerando as profissionais.

Potência

As fitas LED oferecem ainda diferentes potências conforme o tipo de uso desejado. Por exemplo, para a função decorativa mais básica — cujo objetivo é demarcar quadros, espelhos e móveis — você pode utilizar a fita LED que oferece 24 W a cada rolo de 5 metros.

Já para sinalizações de caminhos, escadas, espaços mais amplos e sancas, opte pelo modelo com 72 W, que oferece o triplo de eficiência luminosa. O tamanho do chip de LED também influencia no resultado que você irá obter. Entenda: 

Adequação ao ambiente

Existe a alternativa de usá-la em ambientes internos e externos. Para cômodos sem umidade e pequenos trechos, escolha o modelo IP20, que não exige um grau de proteção tão elevado.

Já a fita IP65 é protegida por uma capa de silicone, que permite seu uso em ambientes externos, varandas e banheiros, por exemplo. Ela oferece, ainda, maior resistência mecânica ao conjunto.

Facilidade de instalação

A fita LED substitui as antigas mangueiras de luz de forma prática e eficiente. Isso porque ela contém, na face posterior, uma fita adesiva de alta performance, tornando fácil a instalação (como você verá adiante) e a manutenção.

Desempenho

Quando se trata de consumo, a tecnologia LED apresenta um aproveitamento energético 80% superior à iluminação tradicional. Isso a torna consideravelmente mais econômica em relação a outros tipos de lâmpada. Além disso, ela é capaz de converter 95% da energia elétrica em luz. Dessa forma, ganha-se não somente em eficiência, mas evita-se a transmissão de calor ao ambiente

A durabilidade da fita LED é outro ponto de destaque. Ela pode durar até 50 mil horas e, quando se aproxima desse limite, não para imediatamente de funcionar, apenas reduz a luminosidade.

O que saber antes de instalá-la?

Antes de comprar a fita LED, lembre-se de considerar a função e o efeito desejado. Defina a cor (monocromática ou RGB), a potência, o tipo de proteção e se haverá recursos como a dimerização ou o controle remoto — que demandarão controladores específicos.

Além disso, a maioria das fitas LED não pode ser instalada diretamente na rede elétrica. Isso porque elas funcionam na voltagem de 12 volts, em corrente contínua. Dessa forma, é necessário usar uma fonte intermediária para a conversão.

A capacidade dessa fonte é determinada conforme o comprimento de fita e o número de LEDs. Um exemplo: no modelo com 300 LEDs, para cada metro de fita é necessário 0,4 ampere (A). Consequentemente, um rolo (5 m) demanda um transformador de 2 amperes (A).

Seguindo essa lógica, o modelo com 600 LEDs com o dobro de capacidade luminosa demanda uma fonte de 4 A. Existem, inclusive, as fontes bivolt — conhecidas como “colmeias” —, com as quais é possível conectar mais de uma fita ou outro tipo de iluminação com voltagem diferente.

Qual o material necessário?

Existem 3 formas diferentes de instalar a fita LED. Em uma delas as conexões são soldadas. Em outra opção, elas são feitas desencapando e emendando os fios. Porém, vamos adotar a solução mais prática por meio de acessórios específicos. Veja a lista de materiais:

  • fita LED;
  • fonte e conector P4;
  • trena;
  • tesoura e estilete;
  • acessórios conforme a necessidade;
  • chave Philips;
  • pano e álcool para limpeza.

O procedimento de instalação é simples, mas requer alguns cuidados. Vamos lá!

​Primeiramente, meça o local de instalação com a trena. Se for necessário cortar a fita LED, existem pontos específicos para isso que são indicados com uma “tesoura”. Se você cortar fora deles, comprometerá o funcionamento do módulo.

Caso verifique uma extensão superior a 5 m, será necessário emendar fitas com um conector de emenda. Trata-se de uma peça simples que faz a junção das extremidades das fitas. Nas fitas IP65, você precisa remover a proteção de silicone com o estilete, deixando os contatos à mostra. Além disso, se houver mudança de direção (sancas, por exemplo), existe um conector específico para a transição.

Em seguida, ligue a fita à fonte por meio do conector P4. Para isso, basta prender seus fios de espera aos terminais desse conector usando a chave Philips. Atenção: a polaridade deve ser respeitada! O fio vermelho fica no terminal positivo e o preto, no negativo.

Depois, conecte o plug da fonte ao conector P4. Para garantir sua segurança, ligue a fonte à rede elétrica somente ao final da instalação de todo o conjunto. Em seguida, faça as emendas usando os conectores, caso o comprimento seja superior a 5 m ou se existirem mudanças de direção.

Outro detalhe importante: para a fita RGB, é necessário conectar, entre ela e o conector P4, um controlador específico, utilizando as peças de emenda. Ele permitirá a alternância das cores via controle remoto. Se a opção for a fita monocromática com dimmer, também existe um controlador próprio que segue a mesma lógica.

Além disso, para emendar fitas e manter a funcionalidade do controle remoto, é preciso usar um amplificador em vez do conector de emenda. 

O passo seguinte é colar a fita. Mas, antes disso, teste a posição. Como ela é presa pela fita adesiva, você deve preservar a cola. Limpe o local antes de instalá-la. Caso queira garantir perfeita aderência, utilize os fixadores complementares.

Quais os cuidados essenciais?

​O primeiro deles é assegurar a qualidade da fita LED. Fitas de boa procedência têm acabamento bem-feito, adesivo de alta aderência, desenhos indicativos e, comumente, um resistor para cada LED. Prefira sempre comprar em lojas especializadas.

A adequação dos acessórios também determinará o perfeito funcionamento. Esse é mais um motivo para comprar em lojas de confiança que ofereçam orientação sobre cada peça necessária conforme o modelo escolhido.

Além disso, lembre-se sempre de respeitar a polaridade das terminações, a capacidade da fonte e a proteção indicada para cada uso. Seguindo esses passos, você fará a instalação da fita LED sem dificuldades.

Para não restar quaisquer dúvidas, entre em contato conosco! Nossos profissionais terão prazer em orientá-lo!