Você tem um aquário em casa ou adoraria criar seus próprios peixinhos? Pois saiba que, além de cuidar deles no ambiente correto e com boa alimentação, a iluminação para aquário é outro ponto que deve estar na lista de prioridades. Afinal, além de oferecer realce para todos os elementos, ela também é necessária para a saúde dos peixes e das plantas.

Neste post, confira as dicas que separamos para ter uma iluminação eficiente e montar o melhor projeto para seu aquário! Vamos começar?  

Qual é a importância da iluminação para aquário?

A luz é essencial para qualquer ser vivo. No caso dos aquários de água doce ou salgada, ela valoriza a beleza dos peixes e suas cores, além de ser fundamental para a fotossíntese das plantas aquáticas ornamentais — ou seja, sem a luz correta, as plantas não se desenvolvem.

A iluminação inadequada ainda pode ser responsável pela proliferação de algas indesejadas. 

Como fazer o planejamento da iluminação?

Antes de tudo, você precisa saber que as lâmpadas incandescentes não são apropriadas para a iluminação do aquário, tanto no que diz respeito a saúde dos peixes, quanto a estética.

É importante considerar também o seu tipo de aquário. Por exemplo, se você pretende criar apenas peixes, a luz pode ser mais simples, acrescentando tons de azul e rosa para realçar a beleza dos animais. Mas se tiver plantas, é importante atender às suas necessidades.

Por isso, para iniciar o planejamento, você precisará escolher o melhor tipo de lâmpada — e as opções de LED estão no topo dessa lista.

Lembre-se de que a profundidade e comprimento do aquário interferem na iluminação. Assim como o uso de substratos na água. 

Por que escolher a lâmpada de LED?

O LED é uma lâmpada econômica e durável, o que é ótimo para as contas da casa, não é mesmo? Mas não é apenas isso: ele não permite que a luz esquente a água. Isso é muito importante para a manutenção da vida, pois uma pequena elevação na temperatura pode causar um desastre. 

Quais são os materiais necessários?

As luzes são anexadas acima do aquário. Então, antes de começar, você precisa adquirir uma tampa apropriada.

Além do LED na cor desejada, serão necessários resistores de 270 ohms, carregador de celular com tensão padrão de 5 V e, se possível, um pequeno gerador. Outros materiais para a montagem são:

  • uma chave de ligar e desligar;

  • no mínimo, 80 cm de fio encapado;

  • fita isolante;

  • tesoura;

  • fita adesiva.

Como fazer a instalação da lâmpada?

Conecte o resistor em um dos lados do LED e passe fita isolante. Em seguida, corte duas tirinhas de fio com cerca de 10 cm cada, prenda uma na extremidade da lâmpada e a outra na ponta do resistor, que já estará conectado ao LED. Ligue o fio que sai do resistor à chave de ligar e desligar. 

Em seguida, pegue um carregador de celular, corte o fio e desencape parte dele, conecte um lado à chave de ligar e desligar e o segundo lado ao fio que sai direto do LED (sem resistor). Certifique-se de que tudo está bem encapado com fita isolante.

Agora, é só fixar o circuito na tampa do aquário e plugar o carregador à tomada. Nesse mesmo circuito, é possível incluir mais de uma lâmpada de LED.

O que acontece se a energia acabar?

O recomendado é que a iluminação para aquário fique ligada de 8 a 10 horas por dia. Então, se a luz acabar por muito tempo, pode prejudicar o processo de fotossíntese das plantas.  

Sem a energia elétrica, os filtros e a bomba de ar não funcionam, prejudicando a oxigenação, temperatura e pH da água — o que comprometerá a saúde dos animais. Pensando nisso, o ideal é ter um pequeno gerador exclusivo para o aquário.  

Você imaginava que a iluminação era tão importante para ressaltar a beleza e saúde dos seus peixes e plantas aquáticas? Além de mantê-los saudáveis, ela será responsável por potencializar a decoração e chamar a atenção de todos que passarem por seu aquário.

Anotou todas as nossas dicas? Então, conte para os seus amigos como a iluminação para aquário é necessária, compartilhando este post em suas redes sociais!