Você, provavelmente, já ouviu falar em LED. Ele está em televisores, lâmpadas, semáforos e luzes de emergência, por ser uma das opções mais eficientes e econômicas em termos de iluminação.

Porém, você sabe o que é LED? Neste post, vamos explicar algumas informações básicas a respeito dessa tecnologia. Continue a leitura e confira!

O que é LED?

LED é uma sigla para o termo inglês light emitting diode, o qual traduzimos como diodo emissor de luz. O diodo é um componente eletrônico, feito de silício ou germânio, que tem dois terminais e conduz energia elétrica em uma polarização apenas.

É a espécie de semicondutor mais simples que existe, pois gera luz apenas por meio dos movimentos dos elétrons.

Quem descobriu o LED?

Em 1961, os pesquisadores norte-americanos Robert Biard e Gary Pittman descobriram o composto GaAs (arsenieto de gálio), capaz de emitir radiação infravermelha ao entrar em contanto com uma corrente elétrica.

Porém, a luz gerada não era visível ao olho humano, e foi apenas em 1963 que o engenheiro norte-americano Nick Holonyak conseguiu emitir a radiação na cor vermelha. Com o passar dos anos, novas descobertas foram aperfeiçoando a capacidade do LED até as alternativas que temos hoje.

Quais são os diferentes tipos de LED?

A tecnologia LED é muito flexível e, por isso, permite diversos formatos e usos. Escolhemos alguns tipos para exemplificar essa variedade.

LEDs comuns

Produzem uma luz difusa e dispersa, mas, ainda assim, possuem pontos mais fortes e mais fracos.

LEDs de alto brilho

Sua luz é mais direcionada e focada, com o brilho mais intenso que a comum.

Fitas de LEDs

As fitas vêm em tamanhos e comprimentos variados e podem também ser encontradas em diversas cores. Elas têm vários LEDs, que podem ser controlados de diferentes maneiras.

LEDs bicolores

Aqui, a luz é transparente ou difusa, apresentando duas cores, que, às vezes, se combinam para formar uma terceira.

HPLED

Apresentam alta potência e podem ser usados em lanternas, faróis de carro e até mesmo para iluminar ambientes.

Quais os benefícios do LED?

O LED proporciona diversos benefícios quando comparado à iluminação tradicional. Ele é mais eficiente, transformando cerca de 95% da energia em luz e perdendo apenas 5% na forma de calor. Esse maior aproveitamento de energia faz com que seja também mais econômico.

Diferentemente das lâmpadas fluorescentes, que têm mercúrio em sua composição, o LED não apresenta componentes tóxicos, o que representa benefícios para nossa saúde e o meio ambiente. Além disso, é 100% reciclável e diminui para um terço a emissão de carbono em relação às lâmpadas tradicionais.

Seu funcionamento também em baixa voltagem permite seu uso externo, ao ser conectado a uma fonte de energia solar, que é limpa e renovável.

Agora você sabe o que é LED e porque ele é a melhor opção para você quando o assunto é iluminação. Aqui, no nosso blog, estamos sempre postando novidades, informações e guias relacionadas à iluminação LED. Siga-nos no Facebook e no Twitter para ficar por dentro das melhores dicas.