O Brasil tem passado por um momento delicado com relação à geração de energia. As secas prolongadas dos últimos anos prejudicaram muito a matriz energética do país. Mas como reduzir a conta de luz permanentemente, para que não precisemos mais passar por crises de desabastecimento?

As medidas são várias, desde as simples até as mais sofisticadas. O importante é atentar-se ao máximo possível de detalhes, por isso, se ligue nas nossas dicas e economize!

Evite excesso de eletroeletrônicos na tomada ou em stand by

É costume generalizado manter os equipamentos como TVs, DVDs, aparelhos de som ou modens de internet ligados às tomadas, mesmo quando estão (aparentemente) desligados. Porém, a maioria deles possui mini luzes que indicam o modo de espera, e veja só: continuam consumindo energia.

Procure deixar as tomadas acessíveis para que você possa desconectar os equipamentos quando for viajar, passar muito tempo fora de casa ou durante suas horas de sono.

Atenção: sempre que terminar de usar seu carregador, retire-o da tomada. Deixar os carregadores de celulares, tablets ou laptops conectados mesmo sem estar recarregando as baterias também consome energia!

Reduza o uso de alguns aparelhos

Todos sabemos o quanto aparelhos tais como ar condicionado, microondas, secadoras e ferros elétricos são os vilões das contas de luz. No entanto, com exceção da geladeira, com a maior parte dos aparelhos é possível adotar algumas atitudes econômicas.

Em climas ou estações muito quentes, onde são itens necessários, escolha aparelhos de ar condicionado mais eficientes, mantenha os filtros limpos e programe-os para desligamento automático a partir de certa hora da manhã. Nas noites amenas, prefira ventiladores ou abra as janelas e portas, de modo que o vento natural possa circular.

Já com as secadoras de roupas e ferros de passar, não tem jeito: é necessário diminuir o uso ao mínimo possível. Separe um espaço na sua área de serviço ou na varanda e deixe as roupas secando ao ar livre, pendurando-as de forma que não amassem.

Mantenha a geladeira fechada

Os cuidados com o principal equipamento das cozinhas são importantes para preservar seu desempenho adequado. Veja como reduzir a conta de luz com atitudes simples:

  • não guarde alimentos ainda quentes, pois a alteração na temperatura interna faz com que o motor trabalhe mais para restabelecer a condição ideal;
  • evite abri-la muitas vezes ou por muito tempo, também para não alterar a temperatura interna;
  • ajuste para o modo inverno ou mínimo e não se preocupe: seus alimentos continuarão bem conservados;
  • não obstrua a parte posterior da geladeira com tecidos, marcenaria ou mantendo-a encostada à parede, pois as trocas de calor com o ar são necessárias para seu bom funcionamento.

Use o chuveiro elétrico a seu favor

Chuveiros elétricos também são grandes consumidores de energia. Assim, aproveite para tomar banhos frios durante os dias quentes, a fim de evitar fazê-lo nas estações frias, devido ao desabastecimento de energia!

Acima de tudo, evite totalmente o reaproveitamento de resistências queimadas: elas consomem muito mais eletricidade e oferecem riscos à sua segurança.

Aproveite a iluminação natural

O Brasil é um dos países mais privilegiados do mundo com relação à incidência solar. Portanto, aproveite este potencial — priorize o uso da iluminação natural durante o dia, mantendo as janelas, cortinas e persianas abertas.

Nas regiões muito quentes, mantenha as aberturas de janelas, protegendo-as com aparatos externos ou prateleiras de luz, de modo a continuar aproveitando os raios solares, sem ganho excessivo de calor ou ofuscamentos.

Use a iluminação artificial com inteligência

Procure substituir todos os diversos tipos de lâmpadas presentes na sua residência por novas de tecnologia LED. As lâmpadas LED emitem luz de melhor qualidade, por muito mais tempo e consomem cerca de 80% menos energia em comparação às convencionais incandescentes ou fluorescentes.

Além disso, oferecem vários benefícios estéticos — como formatos, cores diferentes e até mesmo na decoração de fim de ano — e para o meio ambiente, pois são muito menos poluentes.

Lembre-se: mesmo utilizando lâmpadas mais eficientes, é importante sempre desligá-las ao sair de qualquer ambiente que ficará sem uso por algum tempo.

E aí, quais das nossas sugestões você já pratica em casa para economizar? Precisa de mais dicas sobre como reduzir a conta de luz usando lâmpadas LED? Clique aqui e saiba mais!