Em algum momento, enquanto procurava a melhor lâmpada para fazer uma troca em casa, você deve ter se deparado com o termo eficiência luminosa. Mas você sabe o que essa informação quer dizer?

Entender esse tipo de dado contribui para que você possa fazer a melhor escolha, de modo a ter, na sua casa ou no seu local de trabalho, uma boa iluminação e baixo consumo energético.

Descubra, em nosso post, tudo sobre a eficiência luminosa e o quanto ela pode informá-lo sobre uma lâmpada!

Quais são as grandezas envolvidas?

Basicamente, a medida considera duas unidades. Uma delas é relativamente comum ao cotidiano das pessoas — a potência — e a outra, um pouco menos conhecida — os lúmens.

A potência nada mais é do que a quantidade de energia — nesse caso, energia elétrica — necessária para alimentar qualquer equipamento eletroeletrônico.

Já os lúmens são a unidade de medida que expressa a quantidade de luz que uma fonte artificial pode emitir, quando acionada.

O que é eficiência luminosa?

É a relação entre o fluxo luminoso, medido em lúmens, e a potência energética, medida em Watts. Em outras palavras, a eficiência luminosa mede o quanto de energia elétrica é, de fato, convertida em iluminação durante o funcionamento de uma lâmpada.

Atentar a esse parâmetro faz diferença na economia de energia que você terá na iluminação daquele ambiente e, por consequência, no valor da conta do final do mês. O orçamento familiar ou empresarial agradece!

Como medir essa grandeza?

É possível encontrar o valor da eficiência luminosa por meio de uma operação simples de divisão: o fluxo luminoso dividido pela potência exigida pela lâmpada, encontrando um valor na unidade de lúmens por Watts (Lm/W).

Para efeitos de comparação, a eficiência luminosa de uma lâmpada fluorescente fica em torno de 50 a 70 Lm/W, enquanto que, nas lâmpadas LED, encontramos valores normalmente acima de 100 Lm/W. Resumidamente, quanto maior a eficiência, maior será a produção de energia luminosa e melhor será sua estabilidade de funcionamento.

Isso quer dizer que, comparando os tipos de lâmpadas, as fluorescentes fornecem muito mais luz, demandando menos potência que uma lâmpada incandescente. Por sua vez, as LEDs entregam uma iluminação ainda mais intensa, usando apenas uma pequena parcela da potência exigida por uma fluorescente.

O que influencia a eficiência luminosa de uma lâmpada?

Os fatores mais importantes são o tamanho, o design e, acima de tudo, a tecnologia utilizada no dispositivo. Como vimos, na comparação entre incandescentes, fluorescentes e LEDs, a evolução do mecanismo que gera emissão de luz foi decisiva para aumentar o valor da eficiência luminosa e da quantidade de lúmens emitida e a redução da potência necessária para alcançar esses resultados.

Essa informação geralmente consta nas etiquetas de desempenho energético, não apenas de lâmpadas, mas também da maioria dos equipamentos eletrônicos comercializados no Brasil nos últimos anos, desde que a etiqueta foi implementada como obrigatoriedade.

Para que essa informação pode contribuir?

É simples: na escolha das lâmpadas que você vai comprar! Assim, além de comparar os preços, você pode se certificar de que não está trocando um modelo de alta eficiência luminosa por outro muito ineficiente, que não desempenhará sua função de forma adequada, causando desde desconfortos visuais até queda de produtividade ou de nível de atenção.

Dizer que duas lâmpadas têm um nível de eficiência luminosa semelhante é o mesmo que dizer que iluminam igualmente bem. Se o valor de uma é superior ao valor de outra, ela é mais eficiente e, portanto, deve ser a escolhida.

Pelas normas nacionais, as lâmpadas LED devem, obrigatoriamente, conter uma etiqueta bem completa que apresente, inclusive, esse valor da eficiência luminosa, demonstrando que foi devidamente testada e aprovada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Portanto, prefira sempre produtos certificados, de modo a garantir a segurança e a qualidade da tecnologia LED na sua instalação e no seu funcionamento.

Entendeu tudo sobre eficiência luminosa? Gostou do nosso conteúdo? Deixe, nos comentários deste post, quais outras dúvidas e curiosidades sobre grandezas da iluminação você gostaria que fossem esclarecidas!