A luz desempenha importante papel na decoração de residências, espaços comerciais e ambientes corporativos. Não é à toa que as soluções voltadas para a iluminação estão cada vez mais variadas, com modelos de luminárias para todos os gostos. Uma opção que se destaca por combinar vários benefícios é o spot de LED.

Você provavelmente já ouviu falar desse produto, mas será que conhece todas as suas características e aplicações? Neste artigo vamos sanar dúvidas sobre o assunto e dar dicas de uso, escolha e formas de compra. Aproveite!

O que é spot de LED?

Trata-se de um elemento de iluminação que tem o facho de luz direcionado. Por esse motivo, é muito utilizado para destacar objetos e detalhes presentes no ambiente. A claridade emitida por esse tipo de luminária também pode atuar como luz auxiliar, de modo a corrigir pontos de sombra nos recintos.

Funcionamento do sistema

O spot de LED é alimentado por dois fios: um neutro e um fase. Esses fios fazem com que a energia elétrica passe pelo LED e seja transformada em energia luminosa.

Quais são os tipos?

Há vários modelos de spot de LED. Em relação ao modo de instalação, é possível encontrar versões de embutir e de sobrepor.

Os spots de embutir são mais indicados para quem deseja um acabamento minimalista e discreto. Ficam interessantes quando aplicadas sobre superfícies de gesso ou de madeira, por exemplo.

Já os modelos de sobrepor podem ser colocados em forros feitos com qualquer material. Além disso, conferem um ar mais clássico ao ambiente — opção perfeita para quem prefere uma composição mais tradicional.

O spot de LED também pode vir pronto para uso (como o LEDSAFE) ou apresentar apenas a estrutura. Nesse caso, há a necessidade de comprar uma lâmpada para encaixar no produto. Os modelos completos são mais indicados para quem busca praticidade, visto que agilizam e facilitam a instalação.

Como e onde usar?

Os spots de LED são extremamente versáteis, por isso, podem ser utilizados em áreas externas e internas. No caso de espaços abertos e desprotegidos, como os jardins, as sacadas e as varandas gourmet, é importante verificar o nível de proteção (IP) do produto antes de instalá-lo.

Dentro de casa, os spots de LED funcionam em todos os cômodos: cozinhas, quartos, salas, escritórios e banheiros. As aplicações mais comuns incluem sancas de gesso, armários e nichos, mas é possível usar a criatividade e aproveitar suas luzes de outras formas.

Você pode, por exemplo, colocar essas pequenas luminárias em pisos internos, decks externos e degraus de escadas. Também é possível para incorporá-lo a diferentes móveis, como painéis de TV, racks e cabeceiras de cama.

Quais são as vantagens?

O spot de LED forma a tríplice perfeita entre design, economia e funcionalidade. É um item moderno, elegante e que se adapta a diferentes espaços e necessidades. Como se não bastasse a capacidade de valorizar os ambientes, esse elemento apresenta um ótimo desempenho em iluminação.

Por fazer uso de lâmpadas de LED, o produto carrega os principais benefícios relacionados a essa tecnologia:

  • baixo consumo de energia — graças à combinação de uma taxa de luminosidade alta e geração de calor praticamente nula;
  • durabilidade — uma lâmpada de LED consegue operar por até 50 mil horas, representando um investimento com excelente custo-benefício;
  • sustentabilidade — a longa durabilidade aumenta o intervalo para a realização de trocas/manutenções, enquanto a alta eficiência diminui a demanda por energia elétrica.

Como escolher?

Essa é uma das principais dúvidas de quem opta pela utilização de spot de LED em casa. Como todo processo decisivo, a escolha do melhor modelo deve ser baseada em uma série de fatores. Veja abaixo os mais importantes.

Uso e função do ambiente

Ambientes de descanso, como quartos e salas, pedem uma atmosfera mais tranquila e aconchegante. Por isso, o indicado é escolher produtos que forneçam luz amarela (branca quente) a esses cômodos.

Lugares que exigem maior nível de atenção, por outro lado, ficam melhores com spots de luz branca (branca fria). Isso acontece porque a tonalidade neutra desse tipo de lâmpada ajuda a manter o foco nos serviços/trabalhos realizados.

Tamanho da área que será destacada

É importante deixar claro que existem spots de LED com diferentes potências, intensidades de lúmens específicas e distintos ângulos de abertura. Isso significa que modelos de mesma potência podem emitir intensidades de lúmens diferentes.

Nesse sentido, você precisa avaliar o tamanho do objeto ou da área que será destacada com as luzes das lâmpadas. Para cada caso há uma solução. Veja só:

  • spots 2W — têm o facho bastante focalizado para clarear pequenos elementos a uma curta distância. Iluminam até 90cm de área plana;
  • spots 5W — têm o facho de luz direcionável, com ajuste em até 180º. Iluminam até 120cm de área plana;
  • spots 7W — criam vários pontos de luz, espalhando a claridade de maneira uniforme. Iluminam até 150cm de área plana.

Superfície onde o spot será instalado

Considere o tipo de material que receberá a luminária. Como dito, os tetos de gesso ou de madeira favorecem os modelos de embutir. Já as versões de sobrepor podem ser dispostas em qualquer estrutura ou superfície.

Acabamento da lente

A lente fosca tem mais poder de dispersão da luz, e a lente clara ilumina de forma focalizada. Portanto, considere essas diferenças para determinar qual tipo de spot atenderá às suas necessidades.

Onde comprar?

Há vários tipos de lâmpadas de LED e de luminárias nas principais lojas. Para encontrar os melhores produtos, o ideal é que você procure empresas idôneas e que estão acostumadas a trabalhar com esse tipo de solução.

A Energilux é um bom exemplo por ser especialista em LED e estar presente no mercado há 5 anos. Com isso, oferece spots com até 3 anos de garantia contra qualquer tipo de defeito.

Os modelos, que emitem luz intensa com baixíssimo consumo de energia, vêm prontos para instalar. Assim, o cliente não precisa se preocupar em comprar lâmpadas para poder utilizar o novo produto.

Cabe destacar, ainda, que os modelos LEDSAFE são de marca própria da Energilux. A categoria também inclui linhas completas de plafons de LED, refletores de LED, fitas de LED e acessórios para instalação.

Esperamos ter sanado as suas principais dúvidas sobre spot de LED! Bons motivos você já tem para utilizar esse recurso em casa. O próximo passo é adquirir os modelos certos e caprichar no projeto.

Que tal começar a sua procura por bons produtos? Acesse o nosso site e aproveite para explorar a variedade de opções!