Quando pensamos em iluminação, imediatamente percebemos a necessidade de eficiência luminosa e a importância de um suporte bonito para a luz. Afinal, ele ficará bem ao alcance dos olhos de todos. É aí que entra o plafon de LED.

Se você está em busca de uma peça com design versátil e muitos outros benefícios, ele é a escolha ideal! Acompanhe este miniguia que preparamos para você, tire todas as suas dúvidas e veja como é feita a instalação. Confira!

O que é plafon de LED?

É uma luminária que tem ganhado cada vez espaço em casas, apartamentos e até em ambientes corporativos. Ele surgiu para substituir os antigos soquetes das lâmpadas e atuar como ponto de luz central em diversos ambientes.

Se você ainda não ouviu falar sobre o plafon, pode conhecê-lo por outro nome: placa de LED. É possível encontrá-lo ainda em dois modelos: o de embutir e o de sobrepor.

Luminária LED de embutir

O modelo de embutir é utilizado em ambientes com gesso ou até mesmo PVC. Ele é uma opção moderna, porém mais discreta, já que suas bordas ficam bem encaixadas no gesso no teto.

Luminária LED de sobrepor

Diferentemente da versão de embutir, o plafon de LED sobreposto mantém uma elevação em relação ao teto, proporcionando um efeito tridimensional ao espaço. É ideal para ser instalado no concreto.

Por que optar pelo plafon de LED?

Agora que você já conhece o plafon de LED, deve estar se perguntando por que deveria optar por ele. Bom, além de cumprir com a proposta de iluminação, a versatilidade dessa luminária não está apenas em sua eficiência e compatibilidade com diferentes materiais utilizados nos tetos das residências. 

Uma das principais vantagens é o design — em opções redondas e quadradas —  que traz um toque muito mais moderno ao ambiente. Além disso, dependendo da sua escolha, pode ser um elemento neutro na decoração ou acrescentar um toque de estilo a mais ao espaço.

Outro benefício é que representa uma grande economia nas contas da casa. Ao ser comparado com as outras lâmpadas (como incandescentes ou fluorescentes) o LED apresenta maior durabilidade. Além disso, ele garante muito mais economia no consumo — que pode representar uma redução de até 80% na conta de luz.

Se você está pronto para adicionar o plafon de LED em sua casa, está na hora de escolher o modelo ideal. Para isso, será necessário ponderar sobre o ambiente em que será adicionado e o tipo de iluminação que você deseja criar.

Qual plafon é ideal para cada ambiente?

Luz branca quente versus luz branca fria

A sala de estar ou o quarto, por exemplo, são locais para se jogar no sofá e descansar vendo TV, certo? Por isso, em espaços de relaxamento, a iluminação deve ser aconchegante. O mais indicado para isso é o branco quente, aquela luz mais amarelada.

Já em ambientes que demandam concentração e neutralidade, como cozinha, home office e sala de estudo, a sugestão é instalar o modelo na cor branco frio.  Seu tom de luz se assemelha as lâmpadas fluorescentes. 

Porém, lembre-se sempre de que a iluminação deve ser feita conforme suas preferências, já que nem todo mundo gosta da iluminação amarelada. Isso porque esse tipo de luz lembra a emitida pelas lâmpadas incandescentes. O importante é que a escolha permita conforto nas atividades do dia a dia.

Direcionamento da iluminação

Definido o tom da iluminação, é possível optar pela luz direta ou indireta. Na iluminação indireta, a cúpula do plafon de LED guia a luz para o teto, dando a impressão de que ela é refletida e ilumina todo o espaço. Desta  trazendo uma sensação de conforto e acolhimento. É uma opção apenas para plafons sobrepostos e ideal para ambientes como quartos e salas.

Já a opção direta — possível tanto para plafons sobrepostos quanto embutidos —  ilumina o ambiente direcionando a luz para baixo por meio da cúpula. Ela é indicada para cozinhas, salas de estudo e escritórios.

Tamanho e potência ideais

Agora você já sabe como utilizar essa luminária para valorizar o ambiente. O que falta é determinar o tamanho e a potência. A primeira coisa que você deve saber é que o que vai definir isso é a área total do ambiente.

A potência (watts) de cada plafon segue uma área interna padrão — no produto final, ainda é acrescentado alguns centímetros referentes ao seu acabamento — e ilumina uma metragem específica. Observe:

Como instalar?

Materiais

A primeira coisa é separar os materiais para a instalação. O processo demanda o uso de ferramentas simples:

  • escada, se for necessário;

  • luvas para proteção;

  • furadeira, caso sua opção seja o plafon de sobrepor;

  • alicate;

  • lápis;

  • estilete ou serra específica para cortar gesso, caso sua opção seja o plafon de embutir;

  • fita isolante.

Passo a passo

Antes de iniciar, certifique-se que a energia elétrica do cômodo onde será instalada a luminária foi desligada. Assim, você garante que todo o processo siga com segurança e sem nenhum risco de choque. Depois, é só seguir as etapas de instalação.

plafon-de-led

1. Faça a marcação

Desligada a energia elétrica e com as luvas de proteção, faça a marcação com o lápis representando o tamanho do plafon. Se você optou pela luminária de embutir, faça o corte no gesso com o estilete ou a serra com muito cuidado, pois o material é delicado.

No caso do plafon de sobrepor, a marcação ajuda a garantir que ficará bem alinhado, já que não é preciso fazer o corte no teto. Apenas faça dois furos com a furadeira no teto e coloque as buchas.

plafon-de-led    plafon-de-led

2. Conecte a fiação

Nesta etapa, você deve conectar os dois fios. Para desencapar um pedaço e unir os fios, utilize o alicate e a fita isolante.

A conexão é feita por meio do driver, um reator para LED. Em seguida, é feita a ligação dos dois fios que descem do teto. 

plafon-de-led    plafon-de-led

3. Prenda o plafon de LED

Feita a ligação, é o momento de realizar o isolamento encaixando o plug da luminária na fonte. O de embutir conta com presilhas laterais de pressão. Assim, é necessário apenas encaixar e fixar no teto. O de sobrepor, por outro lado, é parafusado já na primeira etapa, basta encaixar os parafusos externos da luminária.

plafon-de-led    plafon-de-led

4. Faça o acabamento

Se for preciso fazer o acabamento no teto em gesso, lave bem as mãos e utilize pó de gesso para selar ao redor da luminária. Agora é só ligar a corrente elétrica e testar.

plafon-de-led    plafon-de-led

Optar por um plafon de LED e fazer a instalação é muito mais fácil do que você imaginava, não é? Considerando o ambiente, o tom da iluminação, a potência e o tamanho, fica muito mais fácil na hora de acertar em cheio!

Já está pronto para tornar sua iluminação ainda mais agradável e moderna com um plafon de LED? Entre em contato conosco. Nossa equipe ajudará você a escolher a melhor opção!