Roberto é um rapaz de 30 anos, casado e pai de uma filha. Recentemente, decidiu que a reforma de apartamento poderia torná-lo mais sustentável e aconchegante para sua família. Além de ter uma rotina bastante corrida, dividida entre o trabalho, a família e outras atividades, ele não tem conhecimento sobre obras e não sabe por onde começar a colocar em prática seu desejo.

Você se identificou com a dificuldade do Roberto? Dúvidas assim afligem várias pessoas. De fato, reformar um espaço requer cuidados e conhecimentos específicos que podem evitar muita dor de cabeça. Felizmente, as 4 dicas a seguir são muito úteis nesse processo. Confira!

1. Reforma de apartamento: um bom planejamento minimiza imprevistos 

O mais indicado é contratar um profissional da área. Ele desenvolverá projeto, orçamento e cronograma compatíveis. Além disso, por um valor acordado, ele poderá administrar a obra para você. Peça indicações, pesquise trabalhos anteriores e sua reputação. Redes sociais e sites como Reclame Aqui e CAU-BR podem ajudar.

Domine e controle o orçamento e cronograma 

  • Faça uma planilha de quantidade dos materiais (considere, em média, uma margem de 10%, pois perdas acontecem), mão de obra e prazo de execução dos serviços. Entenda cada item para pesquisar preços, prazos de entrega, o profissional necessário e, se preciso, faça ajustes e substituições antes da obra começar.
  • Atente-se para a logística e sequência de cada atividade, principalmente daquelas que impedem o andamento de outras. Por exemplo, um forro de gesso só pode ser iniciado quando os pontos elétricos das luminárias já estão posicionados. Evite interferências entre serviços diferentes, isso pode prejudicar a produtividade e a qualidade final.
  • Preveja a remoção de entulho, a limpeza e a circulação de materiais. Um ambiente limpo e organizado é mais seguro e produtivo.
  • Considere uma margem de segurança no cálculo financeiro e data final. Por exemplo, a reforma deve ser planejada para custar entre 10 e 20% menos do que você está disposto a gastar e, se porventura ultrapassar o prazo, não comprometerá um evento previsto.
  • Evite épocas de fim de ano e carnaval. Algumas empresas e profissionais não trabalham nesses períodos, o que pode gerar atrasos. O período chuvoso também pode ser um problema se a reforma incluir áreas abertas.

2. Compre e contrate com segurança

Atente-se sempre para especificações do material, quantidade em cada embalagem, disponibilidade, prazo de entrega e garantia. Comprar pela internet é bastante prático, mas requer precaução: sites confiáveis têm certificações de segurança, fornecem produtos de qualidade e esclarecem dúvidas. Guarde as notas fiscais.

Os profissionais avaliam fatores como prazo, complexidade e dimensão do serviço, entre outros, na composição de sua proposta. Sempre formalize um contrato (sua garantia legal) e esclareça todos os itens incluídos. Vincule pagamentos às metas cumpridas. Lembre: peça indicações ou conheça os trabalhos antecedentes.

3. Prepare-se para adversidades

Um planejamento minucioso não nos livra totalmente de transtornos. Um cano que não aparecia no projeto original e foi perfurado, uma entrega que atrasa, enfim, tente não sofrer muito por isso. Reavalie o cronograma e foque na solução.

4. Invista em novas tecnologias e sustentabilidade

Reformar nos dá a oportunidade de buscar novos produtos que nos atendam com maior conforto, economia e respeitem o meio ambiente. Antes de comprar, conheça a política de sustentabilidade das empresas e sempre dê preferência aos produtos com maior eficiência energética. Um exemplo legal são as lâmpadas de LED, que vêm substituindo gradativamente as incandescentes e fluorescentes. Elas possuem uma série de vantagens, são fabricadas em diversos modelos e potências para diferentes funções e luminárias, bem como em temperaturas de luz que atendam a todos os ambientes.

O resultado compensa o sacrifício

Infelizmente, a reforma de apartamento alterará de alguma maneira sua rotina. A melhor maneira de evitar estresse é planejar e controlar ao máximo as tarefas, comprar e contratar com segurança, além de ter um pouco de jogo de cintura. Ao final, você terá ambientes mais confortáveis e sustentáveis para aproveitar com sua família. 

E então, pronto para encarar uma reforma de apartamento? Nossas dicas foram úteis? Ficou alguma dúvida? Deixe-as seu comentário, assim poderemos ajudar você!