Em tempos de subida nos preços de produtos essenciais, como combustíveis e alimentos, é fundamental economizar para compensar os gastos com esses itens. É por isso que sempre trazemos aqui no blog dicas para você saber como economizar energia elétrica, por exemplo.

Já informamos quais aparelhos mais consomem energia e também como reduzir o valor da sua conta. Hoje, decidimos complementar esse temas apresentando algumas ações que te ajudarão a gastar menos eletricidade. Confira a seguir cada uma delas!

Verificar o selo de eficiência energética dos aparelhos

Na hora de comprar produtos elétricos ou eletrônicos, atente-se aos selos de eficiência enérgica que esses produtos apresentam. Esse selo ajuda a entender o consumo de energia que cada aparelho vai gerar.

O selo colocado pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) classifica os produtos de A a G, sendo que A indica os aparelhos mais econômicos. Assim, vale a pena verificar essa informação e compará-la em produtos de diferentes marcas. Pode ser que uma geladeira mais cara, por exemplo, ajude a economizar mais energia nos próximos anos do que uma geladeira mais barata.

Manter aparelhos desligados

Muitos dos aparelhos que possuímos em casa, como TV, roteador de internet, ventilador etc. podem ficar fora da tomada quando não estão em uso. Acontece que a maioria das pessoas só os desligam quando vão viajar.

Saiba que, mesmo que for só por algumas horas (à noite, quando você estiver dormindo, ou quando sair para trabalhar, por exemplo), desligá-los em vez de deixá-los em stand-by ajuda bastante com a economia.

Diminuir o uso de determinados itens

Dois aparelhos que produzem um gasto considerável de energia são o ferro de passar e o chuveiro. Pensar em estratégias para diminuir o uso desses itens é, portanto, uma outra forma de aprender como economizar energia elétrica.

Quanto ao ferro, uma saída é adquirir roupas que não amassem tanto (de tecidos como viscose, náilon ou poliéster, por exemplo). Além disso, esticar bem as roupas na hora de secá-las pode fazer com que dispensem o ferro, ou com que sejam mais facilmente passadas. Você pode até usar cabides na hora que for pendurar as camisas e camisetas, por exemplo. Mesmo assim, se o uso do ferro de passar for muito necessário, espere juntar uma quantidade considerada de roupas para passá-las todas juntas, ligando o ferro menos vezes por mês.

Já para o chuveiro, a famosa dica de diminuir o tempo de banho é sempre válida. Uma forma de fazer isso é lavando menos o cabelo, se possível. No verão isso é mais complicado, mas no inverno dá para lavar um dia sim, um dia não, ou até um dia sim e dois não. Isso ajudará a diminuir tanto o tempo do banho quanto o uso do secador de cabelo, que é outro aparelho que geraria gasto na conta de luz.

Usar melhor a geladeira

A geladeira é um dos grandes vilões da conta, pois consome bastante energia e precisa ficar o dia todo ligada. Para que o rendimento desse aparelho seja melhor, não deixe-o próximo ao fogão, forno ou microondas, senão a geladeira terá que trabalhar mais para manter-se fria. O mesmo vale para o freezer, caso você tenha um.

Algumas pessoas acreditam que a geladeira pode ficar desligada à noite para economizar, mas o tempo que ela leva para alcançar a temperatura ideal, quando religada, não vai compensar a suposta energia economizada à noite. Só desligue esse aparelho se for deixá-lo vazio por um tempo.

Acender e apagar luzes

Por fim, não podemos deixar de falar do uso de luzes. Dentre as existentes no mercado, as de LED são as mais eficientes energeticamente, por isso, vale a pena investir nessa tecnologia se sua intenção é economizar.

Além disso, policie-se para acender a luz só quando for estritamente necessário: de dia, aproveite mais a luz natural; já de noite, acenda a luz para atividades como ler, maquiar-se, cozinhar, comer etc. Em outras atividades, dá para manter um clima mais aconchegante com o uso de dimers, spots de luz ou mesmo mantendo a lâmpada apagada.

E então, consegue colocar essas ações em prática? Com certeza elas são boas respostas à pergunta de como economizar energia elétrica. Se você ficou interessado, em especial, pela última dica, acesse também o post em que explicamos as vantagens do LED em relação a outros tipos de lâmpadas. E se quiser saber mais sobre o assunto, baixe o nosso E-BOOK GRATUITO