A decisão entre luz branca ou amarela para a iluminação de seu apartamento vai muito além de estética. Essa escolha intervirá diretamente na funcionalidade dos espaços, no conforto de sua família e no aproveitamento energético.

Na hora de comprar lâmpadas, é importante que você conheça algumas especificações, como a tensão (volts) e a potência (watts) adequadas. Entretanto, tão fundamental quanto essas medidas é a temperatura da cor (kelvin), que determina a tonalidade aparente da luz — branca ou amarela.

Isso porque a cor da luz influencia nas suas sensações, propiciando o seu descanso ou estimulando a sua concentração. Daí a importância em saber qual delas usar em cada situação. Continue a leitura e descubra como acertar na escolha!

A luz amarela

As lâmpadas amarelas, também conhecidas como quentes, têm temperatura da cor entre 2.700 K e 3.100 K. São indicadas para ambientes que não exigem atenção e foco, propícios ao relaxamento — quarto e sala de estar e jantar —, já que transmitem aconchego.

A luz branca

Também chamada de luz fria, é caracterizada por uma temperatura de cor entre 5.000 K e 6.000 K. Destaca-se pela luminosidade e semelhança com a luz do sol pela manhã.

Por esse motivo, o ideal é utilizá-la em ambientes em que as atividades demandam concentração e visibilidade de detalhes. Além disso, como a claridade nos desperta, evite usá-las em ambientes de descanso, pois prejudicam o sono.

Por mais que a luz branca pareça iluminar melhor o ambiente do que a luz amarela, ela não é mais potente (não consome mais energia). A diferença se restringe à temperatura da cor e ao conforto visual que ela promove. A intensidade luminosa é a mesma.

Quer saber mais sobre as diferenças entre branco quente e branco frio? Assista ao vídeo! 

O uso adequado nos ambientes

Cozinha, área de serviço e banheiros

Imagine cortar alimentos, manusear utensílios e produtos de limpeza, passar roupa e manter a higiene nesses locais sem a iluminação adequada? Impossível, não é mesmo?

Os banheiros também exigem foco nos detalhes para a maioria das tarefas, principalmente ao usar o espelho. Por isso, é mais indicado utilizar a luz branca nesses ambientes.

Home office

O conforto visual na hora de usar o computador, ler e escrever previne dores de cabeça ao final do dia e até mesmo futuros problemas de vista. Se na sua casa esse ambiente tem outras funções, como sala de estar ou quarto de hóspedes, uma ótima solução é mesclar lâmpadas quentes e frias.

Use a luz amarela para a iluminação difusa do cômodo e aproveite recursos como spots e pendentes para criar focos de luz branca na mesa de trabalho ou em móveis auxiliares. Essa, também, é uma ótima alternativa para quartos em que existem escrivaninhas e closet.

O investimento em tecnologia

Além de cuidar do conforto visual e bem-estar de sua família, seu bolso também merece atenção, não é verdade?

Por isso, vale a pena substituir as lâmpadas halógenas ou fluorescentes por aquelas com tecnologia LED.

Elas têm aproveitamento 80% maior de energia do que a iluminação incandescente (mais econômicas), não emitem calor, têm maior vida útil, são 100% recicláveis (o meio ambiente agradece) e são fabricadas em diversos modelos.

Vale a pena investir nessa tecnologia, não é? Se você quiser saber mais sobre luminárias de LED e lâmpadas com luz branca e amarela, entre em contato com a Energilux! Teremos prazer em atendê-lo!