Cada vez mais utilizados para a iluminação, os refletores de LED são excelentes alternativas para quem quer tornar a casa mais segura e vistosa a um baixo custo. Por conta disso, neste post explicaremos um pouco sobre os diferentes tipos de potência dos refletores e quais as suas principais aplicabilidades.

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Fique ligado!

Quais são as vantagens de comprar um refletor de LED?

De modo geral, a principal vantagem da utilização dos refletores de LED diz respeito à economia de energia.

Pela utilização dos refletores de LED, você pode obter uma economia de energia de cerca de 80% em relação aos refletores incandescentes, produtos que estão se tornando obsoletos, já que consomem muito mais energia que as novas alternativas para iluminação residencial.

Além disso, mais uma vantagem dos refletores de LED em relação às outras formas de iluminação é que todos eles são à prova d’água, o que possibilita que sejam empregados em áreas externas e resistam perfeitamente à chuva, a ventos e diversas outras variações climáticas. Eles também suportam imersões em água, mas por pouco tempo.

Como forma de assegurar a eficiência nesses quesitos, os refletores costumam ter índices de proteção (IP) 65 ou 66, que atestam sua resistência em relação às intempéries.

Quais são os principais tipos de potência de um refletor?

Agora que você já viu alguns dos diferenciais dos refletores, é hora de entender quais são seus principais tipos de potência e de que maneira eles são empregados para fins práticos.

É importante ressaltar, claro, que não vamos abordar todas as potências que um refletor LED pode ter, mas as que são empregadas com maior frequência. Dessa forma, destacamos três. Confira:

10 W

Considerado o modelo mais discreto para uso residencial, o refletor de 10 watts (W) é perfeito para quem tem como intuito iluminar pontos específicos da casa. O seu fluxo luminoso varia entre 700-1.000 lúmens, possibilitando iluminação bastante satisfatória.

Os refletores de 10 W, além disso, são bastante pequenos, ao mesmo tempo que sua luminosidade é comparável à de uma lâmpada incandescente de 100 W. Ele é tido como um dos mais econômicos do mercado.

30 W

Outro refletor bastante empregado em casas é o de 30 watts. Ele é um modelo intermediário para quem não quer contar com a iluminação discreta do refletor de 10 W e tampouco com a potência do de 50 W (do qual trataremos adiante).

Dessa forma, ele é ideal para cobrir áreas externas da casa e tem um fluxo luminoso de cerca de 2.000 lúmens, ou seja, praticamente o dobro dos refletores de 10 W.

50 W

Por fim, uma via mais potente para a aplicação residencial diz respeito aos refletores de 50 watts, que são os refletores mais populares no mercado. Eles cobrem áreas maiores e possibilitam iluminação mais ampla em relação aos dois anteriores. O seu fluxo luminoso costuma girar em torno de 3.500 lúmens.

Além disso, por sua boa qualidade de luz, ele também é bastante flexível. Pode ser empregado, por exemplo, em estacionamentos, garagens, jardins, fachadas, entre outros.

Vamos conhecer agora as principais aplicações desses refletores!

Qual deles é o melhor para a sua casa?

Antes de tudo, é importante compreender que há dois tipos de consumidores buscando os refletores de LED:

  1. aqueles que já têm refletores incandescentes em casa e, para economizar, querem substituí-los por refletores de LED sem perder a luminosidade com a qual contavam anteriormente.

  2. aqueles que nunca tiveram um refletor em casa e querem empregá-lo, pela primeira vez, em alguma instalação.

O primeiro caso é um tanto mais simples porque, caso o consumidor queira manter a mesma luminosidade, basta analisar qual era a potência anteriormente e escolher um refletor equivalente.

Por outro lado, para o cliente que nunca contou com um refletor, é aconselhável optar, em um momento inicial, pelos refletores de 10 W. Por mais que sua potência seja menor que as demais, eles contemplam diversos tipos de instalações que não sejam tão grandes e, consequentemente, mostram-se suficientes para a satisfação do consumidor.

Além disso, pode-se considerar que eles agridem menos os olhos quando comparados aos demais, o que faz com que sejam ainda mais propícios caso você não esteja habituado a contar com um deles em sua casa.

Veja as principais aplicações dos refletores em ambientes internos e externos das casas:

Ambiente interno

Por contarem, normalmente, com iluminação mais forte que a das lâmpadas, as aplicações dos refletores no ambiente interno das casas costumam ser bem menores quando comparadas à utilização na área externa.

Ainda assim — sobretudo para residências mais amplas —, os refletores de LED podem contribuir para esses espaços. Quando há jardim interno ou áreas de lazer, por exemplo, eles podem ser dispostos de modo a conferir uma estética mais elegante à casa.

Para tanto, os refletores de 10 W são bastante indicados, pois cumprem esse propósito com excelência e também podem ser encontrados com luzes de diversas cores. Dessa forma, para iluminar arbustos, por exemplo, os refletores de luz verde são bastante empregados, valorizando os detalhes da casa.

Ambiente externo

Já em ambientes externos, pode-se empregar mais tipos de potência dos refletores para atingir os objetivos desejados. Isso se dá porque o leque de opções é um tanto maior. Na área externa, os refletores podem ser aplicados, por exemplo, nos seguintes pontos:

  • varandas;

  • fachadas;

  • muros;

  • jardins;

  • árvores;

  • piscinas;

  • áreas de lazer;

  • garagens.

Assim, além dos refletores verdes, já citados anteriormente, há também os amarelados e os RGBs (refletores coloridos que podem contar com cores mescladas e que se alternam). Essas alternativas são fundamentais para prover diferentes formas de decoração.

No Natal, inclusive, costuma haver também a demanda por refletores RGBs vermelhos, que podem ser trabalhados para decorações mais customizadas e que contemplem os desejos particulares dos clientes.

Além disso, para dar mais espaço à inventividade dos clientes, os refletores costumam ser acompanhados de um manual que tem como objetivo não só indicar para o cliente a disposição dos fios, mas apontar as especificações de instalação de cada refletor.

Isso faz com que os consumidores tenham mais segurança para lidar com o produto. Em caso de dúvidas, os fornecedores também costumam disponibilizar uma via de comunicação para melhor atender os usuários e tornar sua experiência ainda melhor.

E então? Conseguiu entender melhor qual é a diferença entre a potência dos refletores e qual das alternativas é a melhor para a sua casa? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a escolher a alternativa ideal para você!