A iluminação para home office é crucial para incentivar a produtividade. Assim, um bom projeto deve valorizar o espaço e fornecer uma quantidade de luz suficiente para manter o organismo ativo, mas sem afetá-lo de maneira negativa — especialmente no que se refere à qualidade da sua visão ao longo do tempo.

O ideal é compor essa iluminação pensando nas horas de permanência dentro do ambiente e no grau de atenção exigido pelas tarefas desempenhadas.

Acompanhe este post para descobrir formas de elaborar uma iluminação para home office confortável e eficiente!

Por que o home office está cada vez mais comum?

Os home offices têm se estabelecido como um espaço legítimo de trabalho por vários motivos: eliminam a necessidade de deslocamento entre casa e escritório, diminuem os custos das empresas com suas instalações físicas e oferecem mais praticidade ao trabalhador.

Desse modo, devem ser organizados e planejados com o mesmo cuidado de um ambiente corporativo: mobiliário bem projetado e confortável, boa circulação, ventilação natural e, caso necessário, possibilidade de climatização.

É importante lembrar também que os trabalhadores que optam por desempenhar suas funções em um home office precisam ter atitudes condizentes com a situação. É necessário respeitar os horários, não trabalhar usando pijamas, evitar as distrações dos familiares ao máximo e sempre manter a organização do espaço e das atividades.

Como compor uma boa iluminação para home office?

O projeto luminotécnico é fundamental para proporcionar um ambiente saudável e agradável, que estimule atenção e concentração nas atividades. Assim, o melhor é usar diferentes tipos de iluminação, que se complementem da melhor forma possível.

Aposte na iluminação natural

Procure localizar a sua mesa de trabalho próxima à janela, para que possa usufruir da claridade diurna. Afinal, a luz solar tem qualidade inquestionável, já que mantém o organismo humano desperto e sua aparência de cor é sempre confortável para os olhos. Além disso, deixa o espaço mais saudável e ajuda a economizar energia elétrica. Seu bolso agradece!

Para evitar ofuscamentos e ganho excessivo de calor nas horas de sol mais intenso, proteja a janela com uma cortina ou persiana translúcida: assim, o material permite a passagem de uma quantidade de luz aproveitável e evita os efeitos indesejados.

Evite reflexos na tela do computador

A disposição da iluminação geral pode causar esse tipo de desconforto se não for pensada com cuidado. Uma forma de evitar que isso aconteça é utilizar rasgos no forro ou luminárias de fechamento translúcido, evitando deixar as lâmpadas expostas e suavizando a luz no ambiente.

Outra dica é instalar spots nas regiões periféricas do forro. Dessa maneira, os fachos de luz serão direcionados diretamente para baixo, sobre a mesa de trabalho, dificilmente recaindo sobre a tela. O efeito é ainda mais garantido se as lâmpadas ficarem alguns centímetros atrás de onde ficará a tela do computador ou notebook.

Conte com uma iluminação de tarefa

Serve para melhorar a visibilidade sobre a mesa de trabalho durante a escrita ou na manipulação de instrumentos que requeiram maior atenção. Uma luminária de mesa é especialmente útil nas horas diurnas em dias mais nublados, ao passo que complementa a iluminação geral artificial ao cair da noite.

Muitas vezes os armários e nichos fixados nas paredes e localizados sobre a mesa ou bancada causam sombras indesejadas. Logo, outra maneira de obter a iluminação de tarefa é com fitas de LED instaladas nas faces inferiores desses móveis, o que reforça a luminosidade sobre a superfície de trabalho.

Prefira aparência de cor branca fria

Essa característica é importante porque a temperatura de cor branca fria se assemelha à luz do sol em suas horas mais intensas. O efeito sobre o corpo é inegável, deixando-o mais atento e prolongando as horas de trabalho.

A informação sobre a aparência de cor consta nas embalagens das lâmpadas que você for comprar. Tanto as fluorescentes como as LEDs são indicadas para alcançar o efeito, mas tenha em mente que as lâmpadas LED são muito superiores, especialmente quanto à durabilidade e à eficiência luminosa.

Agora que você já aprendeu como é a iluminação para home office mais adequada para obter eficiência e conforto no se espaço de trabalho, que tal descobrir como aumentar sua produtividade ainda mais? Vem com a gente!