Assim como as luzes da cozinha são fundamentais pela sua funcionalidade e as da sala para tornar o ambiente mais aconchegante, a iluminação do quarto é um dos itens de decoração mais importantes para torná-lo o mais agradável e versátil possível.

É muito comum que esse cômodo seja usado para outras atividades além de dormir — e cada uma requer um tipo de luminosidade diferente. Por isso, tão fundamental quanto pensar no mobiliário e nos acabamentos, é elaborar um projeto luminotécnico bonito, eficiente e econômico.

Existe uma série de soluções interessantes para isso, entre luminárias, lâmpadas e recursos tecnológicos. Pensando nisso, selecionamos 6 dicas valiosas para você transformar o seu quarto no ambiente ideal para o seu dia a dia. Confira!

1. Pense na sua rotina 

Além do descanso, quais outras atividades você realiza no quarto? Muitas vezes, esse ambiente é usado para ler, assistir TV, trabalhar, se vestir, entre muitas outras coisas. E cada um desses afazeres demanda tipos e intensidades diferentes de luz.

Diante disso, o ideal é que você defina os usos que faz do quarto para, assim, pensar na iluminação mais adequada.

2. Aproveite a luz natural 

Se há uma boa incidência de luz natural no ambiente, você deve aproveitá-la! Essa é uma maneira eficaz de economizar energia.

Combinar dois tipos de cortina é uma solução prática para isso. Para usar durante o dia, é indicado um modelo com tecido leve, que permita a passagem de luz mas garanta a privacidade. Já para bloquear a luminosidade na hora de dormir, os tecidos encorpados ou blackouts são mais recomendados.

3. Use fontes de luz indireta 

Para a iluminação do quarto de forma geral ou somente para os momentos de relaxar, a luz indireta é a melhor aliada. Além de lustres e luminárias embutidas no forro de gesso, as sancas são recursos elegantes e funcionais, que criam efeitos suaves. 

A luz amarela é a mais indicada, por ser mais aconchegante. Para otimizar ainda mais esse recurso, os interruptores com dimmer contribuem para uma atmosfera relaxante. 

4. Ilumine os locais de tarefas

Com acionamentos independentes, é possível iluminar cada espaço no momento de utilização. Porém, não sobrecarregue o cômodo com excesso de luminárias, isso eleva o consumo de energia e causa a sobreposição de focos de luz — algo desagradável e pouco funcional.

Ao lado da cama, por exemplo, é interessante ter abajures, luminárias suspensas, de piso ou fixadas na parede — as articuladas são muito úteis — para auxiliar a leitura. A luz pode ser neutra ou amarela. Cuidado com o uso de spots, já que a incidência direta na cabeceira é incômoda. 

Mesas de trabalho e penteadeiras também devem ser iluminadas. Nesses casos, opte pela luz neutra ou até mesmo branca, conforme a sua necessidade. Para o armário ou closet, os spots são uma boa opção, mas devem ter foco difuso para não criar sombras.

5. Substitua as lâmpadas tradicionais pelas LED

A tecnologia de iluminação LED veio para ficar. São inúmeras vantagens em relação às lâmpadas halógenas ou fluorescentes, incluindo melhor desempenho, menor consumo e maior vida útil.

Existem diversas soluções e modelos, desde fitas — ótimas para sancas e efeitos — aos modelos para spots e plafons.

6. Confira a intensidade de luz 

De acordo com normas da ABNT — NBR ISO/CIE 8995-1:2013 —, para cada ambiente é indicado um valor de iluminância (lux), isto é, de intensidade de luz, conforme sua função e área. 

Para calculá-lo, basta dividir a taxa de lúmens da fonte de luz pela área do quarto. Para a sua iluminação geral, são indicados em torno de 150 lux e, para os locais de tarefas, esse valor varia entre 200 e 500 lux. Por isso, ao adquirir as lâmpadas, verifique essas informações na embalagem ou faça você mesmo o cálculo.

Pronto! Com esse cuidado, você foge da luminosidade excessiva, que causa desconforto, desperdício de energia e de dinheiro. Da mesma forma, evita a claridade insuficiente, que prejudica as atividades. Com essas informações, você pode investir na iluminação do quarto e deixá-lo perfeito para sua rotina!

E aí, gostou das sugestões? Então que tal também conferir nossas dicas para acertar na iluminação da sala? Te esperamos lá!