As lâmpadas de LED estão cada vezes mais populares. E isso é ótimo! Além da excelente iluminação, do conforto visual e da versatilidade, essa fonte de luz é altamente eficiente, ajudando na redução do consumo de energia elétrica. No entanto, ao contrário do que a maioria acha, quando nos referimos aos diferentes tipos de lâmpadas de LED não estamos mencionando um único modelo.

Há vários tipos de lâmpadas de LED, alguns destinados para a iluminação geral de ambientes, outros mais adequados para a decoração.Quer saber quais são os principais e como usá-los da melhor forma possível? Acompanhe o post. Boa leitura!

1. LED comum

Nas lâmpadas de LED comuns, a luz é distribuída através do encapsulamento que a reveste. Esse componente é normalmente feito de plástico branco, o que permite à lâmpada iluminar com boa intensidade ambientes grandes. 

É possível encontrar as lâmpadas de LED comuns em três formatos principais: bulbotubular e spot. Todas elas oferecem diferentes potências e temperaturas de cor.

Os bulbos imitam o formato das antigas lâmpadas incandescentes, hoje fora de circulação devido ao seu alto consumo de energia elétrica. LED comuns nesse formato são indicadas para iluminação em geral, seja em lustres ou abajures. O ambiente ficará iluminado, com um baixo consumo de energia e conforto térmico, já que o LED não aquece.

tipos-de-lampadas-de-led

Dentre os tipos de lâmpadas de LED, as tubulares têm formato inspirado nas conhecidas lâmpadas fluorescentes e são ideias para ambientes com alta demanda de iluminação, como cozinhas, áreas de serviço e garagens.

tipos-de-lampadas-de-led

Por fim, os spots são indicados para iluminação de detalhes, como quadros, objetos de decoração ou sancas de gesso. Eles não são recomendados para a iluminação geral de ambiente, uma vez que seriam necessários muitos pontos de luz.

tipos-de-lampadas-de-led

2. LED colorida

Se contar com as lâmpadas de LED comuns é a melhor escolha para fornecer a iluminação adequada para os mais diversos ambientes, as lâmpadas de LED coloridas são uma ótima pedida para dar um toque diferenciado na decoração. E quem pensa que as cores são adotadas apenas em datas festivas (como o Natal, por exemplo) está muito enganado.

Uma lâmpada de LED colorida oferece identidade própria ao ambiente, quebra a monotonia e proporciona efeitos que variarão de acordo com a cor escolhida.

tipos-de-lampadas-de-led

Normalmente, cores quentes (como o vermelho, o amarelo e o laranja) são estimulantes e, portanto, são indicadas para salas de estar, salas de jantar e cozinhas. Tons frios (como o azul e o verde) transmitem serenidade e ajudam a relaxar, o que faz delas mais propícias para quartos e salas de leitura. 

3. Fita de LED

Também pensando na decoração, temos as fitas de LED. Elas são bastantes flexíveis, mantendo como foco a iluminação indireta e a sinalização. Além disso, elas são baratas, econômicas, com uma grande variedade de cores e de fácil instalação.

As fitas de LED são vendidas em rolos, com geralmente 5 metros de comprimento e, de acordo com o modelo, entre 300 e 600 lâmpadas LED. Na hora de comprar, avalie antes os espaços onde a fita será instalada e cerifique-se de fazer a instalação da forma correta, sempre priorizando materiais de boa qualidade.

tipos-de-lampadas-de-led

Esses são apenas alguns dos principais tipos de lâmpadas de LED. Assim, é só escolher qual melhor atende suas necessidades e aproveitar todas as vantagens que essa forma de iluminação oferece.

Quer as melhores ofertas de lâmpadas de LED para deixar a iluminação da sua casa em dia com o que há de mais moderno? Entre em contato agora mesmo com a Energilux