Está com data marcada para juntar as escovas de dente? Ou está apenas sonhando com o tão esperado dia? Não importa o motivo, decoração para casamento arranca suspiros de qualquer um!

A indústria de eventos está sempre criando coisas novas, o que pode te deixar meio confuso na hora de fazer as escolhas que irão determinar a decoração do casamento. Por isso, neste texto vamos te contar as principais dicas para arrasar na cerimônia e na hora da festa! Para casais clássicos ou modernos, existem opções que agradam todos os estilos!

1) Defina o quanto você quer gastar no casamento

Parece um pouco óbvio, mas determinar o seu orçamento desde o início é fundamental. A partir disso, você terá um norte sobre as possibilidades de decoração, atrativos e até mesmo o tipo de buffet que cabe no seu bolso. Se o dinheiro está curto, não desanime! Os casamentos low budget estão super em alta e são cheio de opções “faça você mesmo”.

2) Elenque as suas prioridades

O segundo passo é listar o que é mais importante para você. Qual o principal aspecto que deixará você pisando em nuvens no tão esperado dia? O vestido? Um buffet incrível ou a decoração do casamento? Defina o quanto você quer gastar com cada detalhe e encontre opções dentro do preço que você determinou.

3) Determine o local para a cerimônia

Decidir se você prefere uma cerimônia de casamento tradicional, na igreja, ou ao ar livre logo nos primeiros passos é essencial para a busca de referências de decoração. Depois disso, basta encontrar o local perfeito para o casal e avaliar o espaço. Repare em aspectos como iluminação, estrutura e acesso e compare se é adequado para realizar aquilo que você sonhou.

4) Escolha o tema da decoração

A decoração para casamento deve representar o casal e, ainda, se possível, destacar as particularidades de cada um. Se a noiva deseja o estilo clássico, mas o noivo prefere algo mais “simples” e diferente, por exemplo, a decoração rústico chic irá se enquadrar perfeitamente no gosto dos dois. Agora, se o casal é moderno, por que não apostar em uma festa temática? Ela pode ser vintage, representar o filme favorito dos noivos, entre outras possibilidades!

decoracao-de-casamento

5) Defina a paleta de cores

A decisão do item acima irá influenciar diretamente neste passo. Isso porque casamentos clássicos sugerem cores claras, enquanto os modernos permitem que se ouse muito mais na paleta de cores. Não pense que isso diz respeito apenas às toalhas das mesas, ela é determinante também na escolha das flores, pratarias, lustres e qualquer outro item que fizer parte da decoração do casamento.

6) Capriche no espaço escolhido para as principais fotos

Geralmente, boa parte das fotos do casamento é tirada na mesa do bolo, mas isso é uma decisão particular de cada casal. Os lounges, além de ser um espaço utilizado para relaxar e conversar, pode ser muito bem aproveitado como cenário para grandes fotografias.  Além disso, se o local escolhido tiver um belo ambiente externo, por que não explorar o seu potencial?!

7) Aposte na iluminação

Por último e não menos importante, é preciso avaliar com cautela a luz que será utilizada, tanto na cerimônia, quanto na hora da festa. A iluminação é um complemento fundamental na decoração para casamento. Afinal, ela é responsável pelas sensações, podendo ser aconchegante, despojada, moderna ou romântica. 

A principal dica é: nunca misture as temperaturas de cor. A luz branca quente e fria irão se sobrepor, interferindo na qualidade das fotos. Da mesma forma, cores fortes como verde e azul, que podem causar manchas nos convidados na hora do click.

decoracao-de-casamento

A iluminação para casamento é muito utilizada para destacar locais específicos. Imagina criar um varal de luzes na mesa do bolo? Se a sua decoração for clássica, as lâmpadas retro ficarão incríveis! Já se você apostar no estilo moderno, você pode utilizar fita de LED no bar ou em qualquer outro lugar que a sua imaginação permitir! Não se esqueça da área externa! Balizadores de caminho dão um efeito espetacular, que deixará todo mundo ansioso para descobrir o que o salão esconde!

Gostou do nosso artigo? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!