As tecnologias de iluminação evoluíram, consideravelmente, nos últimos anos. A preocupação com o consumo, com a economia e com a sustentabilidade é a principal causa disso. Frente a essa realidade, as vantagens de lâmpadas LED ficam cada vez mais evidentes.

Para compreender melhor os benefícios em optar por essa tecnologia, que tal saber mais sobre esse tipo de lâmpada? Acompanhe!

Por que usar a lâmpada LED?

O LED (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz é um dispositivo eletrônico semicondutor que, quando energizado, emite luz visível. Cerca de 95% da energia é transformada em luz e, somente os 5% restantes, convertem-se em calor.

Essa é a característica fundamental que o torna mais econômico do que os mecanismos das lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes.

Consumo e economia

Para produzir a mesma intensidade luminosa, a lâmpada LED consome de 80 a 90% menos energia do que a lâmpada incandescente — que já tem a fabricação proibida no Brasil devido à baixa eficiência energética.

A lâmpada incandescente apresenta performance semelhante se comparada à lâmpada halógena — uma evolução da incandescente, que consome cerca de 30% a menos do que ela. Ambas têm funcionamento semelhante: o aquecimento, pela corrente elétrica, de um filamento de tugstênio (contido no bulbo e cercado por gás inerte), gerando luz e calor.

Já a lâmpada fluorescente não utiliza esse tipo de filamento. A luz é produzida por meio da passagem da corrente elétrica por um reator, provocando a ionização de átomos de argônio e do vapor de mercúrio dentro do tubo.

Essa diferença de tecnologia permitiu reduzir o calor dissipado no ambiente e gerar uma economia de até 75% no consumo. Apesar desse melhor desempenho, a lâmpada LED é consideravelmente mais econômica, consumindo até 70% menos energia.

Se já não bastasse a melhor performance, as lâmpadas LED oferecem outro benefício relevante: não alteram a temperatura do ambiente por causa da baixa emissão de calor. Dessa forma, elas não provocam desconforto térmico e um possível gasto extra com o ar condicionado.

Eficiência luminosa

A maior eficiência luminosa da lâmpada LED em relação às demais pode ser evidenciada comparando o consumo em watts (W) à quantidade de luz emitida em lúmens (lm) entre elas.

Nesse quesito, uma lâmpada LED de 7 W, por exemplo, emite um fluxo luminoso com cerca de 600 lm, similar a uma lâmpada incandescente ou halógena de 60 W e a uma lâmpada fluorescente de 14 W.  Ou seja, ela consome a metade da lâmpada fluorescente e cerca de 8 vezes menos do que a incandescente.

Além disso, a lâmpada LED produz uma luz mais forte do que as demais, o que contribui para sua maior eficiência. Os outros modelos ainda perdem a intensidade com o tempo, comprometendo o desempenho. Esse processo também ocorre com o LED, mas a proporção é muito menor.

Vale a pena investir nas lâmpadas LED?

A tecnologia avançada torna o custo da lâmpada LED um pouco maior se comparado às outras lâmpadas. Porém, com a demanda pela redução no consumo tanto pelo consumidor quanto pelo governo — conforme o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEE) —, a tendência é que haja contínuo investimento nessa tecnologia e, consequentemente, diminuição nos preços.

Esse cenário é bastante promissor, uma vez que as vantagens de lâmpadas LED já são percebidas no bolso: o melhor desempenho energético e a vida útil superior compensam o investimento inicial.

Durabilidade e custo

As lâmpadas fluorescentes custam, em média, metade do valor das lâmpadas LED. Porém, sua durabilidade é de 20 mil horas, enquanto que as de LED podem durar até 25 mil horas. Isso significa que a cada 4 lâmpadas LED, ganha-se a vida útil de 1 lâmpada fluorescente. Além disso, esta última consome, em média, o dobro da lâmpada LED. Dessa forma, também há economia na conta de luz.

Já a obsoleta lâmpada incandescente é a mais barata de todas e pode custar 5 vezes menos do que a lâmpada LED. Por mais que ainda sejam encontradas no mercado, a produção desse modelo é proibida, uma vez que seu desempenho está muito aquém do estipulado pelo PNEE. Assim, essa vantagem inicial torna-se uma ilusão. Veja por quê:

Supondo que na conta de energia de sua residência o valor de R$100,00 fosse originado do uso de lâmpadas incandescentes. Esse montante seria reduzido a R$20,00 substituindo-as pelas lâmpadas LED. Esse cálculo já justificaria a adoção da nova tecnologia.

No entanto, o benefício se estende à durabilidade, uma vez que as lâmpadas LED resistem até 25 vezes mais do que as lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas halógenas têm custo pouco superior às incandescentes, mas a vantagem em relação às lâmpadas LED limita-se a esse quesito, já que resistem até 5 mil horas — durabilidade 5 vezes menor do que a oferecida pelas lâmpadas LED.

Quais as outras vantagens de lâmpadas LED?

Por mais que o alto desempenho seja o principal motivo para aquisição das lâmpadas LED, algumas outras qualidades merecem destaque. Confira a seguir:

Sustentabilidade

Como dito anteriormente, as lâmpadas incandescentes e as halógenas contam com um filamento de tugstênio para produzir luz e as fluorescentes com o vapor de mercúrio, ambos elementos tóxicos ao meio ambiente.

Essas substâncias não são encontradas na lâmpada LED. Por isso, mesmo que o descarte não seja feito de forma apropriada, ela não provoca contaminação do solo. Além disso, quase todos os seus componentes podem ser reciclados. O menor consumo também reflete, positivamente, na economia de recursos, bem como a reduzida emissão de calor.

Cores

Diferentemente das fluorescentes — fabricadas na cor branca fria —, as lâmpadas LED contam com as luzes brancas (quente ou fria), multitemperatura, coloridas monocromáticas e o modelo RGB, que alterna entre uma enorme variedade de cores.

Diversidade de modelos

Atualmente, é possível encontrar praticamente todos os modelos de lâmpada na versão LED: bulbo, vela, tubular, dicroica, PAR, alta potência, AR e outras que podem ser usadas em diferentes luminárias. Além disso, existem também as fitas LED, um recurso prático e versátil para a decoração de ambientes. Lembrando que as lâmpadas LED residenciais têm entre 4,5 W e 10 W.

O dimmer, que era um recurso exclusivo das lâmpadas incandescentes e halógenas, já pode ser adotado na iluminação monocromática de LED. A comodidade para acionar e regular a intensidade da luz via controle remoto também já está disponível no mercado.

É importante ressaltar que essas vantagens só são garantidas pelas lâmpadas LED de qualidade. Por isso, evite adquirir produtos irregulares. A boa notícia é que desde 2017 os grandes varejistas são obrigados a vender produtos com selo de certificação do Inmetro e, a partir de 2018, os pequenos comerciantes foram incluídos nessa obrigatoriedade.

De toda forma, para garantir as vantagens de lâmpadas LED, compre sempre em lojas especializadas e com boas referências. Como você descobriu no post, vale a pena investir nessa tecnologia!

Que tal adotar a iluminação LED em sua casa agora mesmo? Entre em contato conosco! Nossos atendentes terão prazer em ajudar!