Mudar de casa ou reformar seu cantinho nem sempre é uma tarefa fácil, pelos mais diversos motivos. Mas elaborar uma boa decoração de apartamento, especialmente se o espaço for compacto, pode ser ainda mais desafiador.

Desse modo, é importante conhecer e harmonizar adequadamente os principais elementos que influenciam na decoração.

Veja nossas dicas e inspire-se para colocar seu estilo e sua personalidade à mostra na decoração da sua casa!

Desapegue de itens que não servem mais

Uma boa renovação começa sempre pelo desapego. É importante que você jogue fora objetos danificados e doe os que ainda podem ser aproveitados, porque além de praticar uma boa ação, você libera espaço na casa para chegarem as novas aquisições e vibrações.

Verifique o espaço à disposição

Esteja sempre atento às medidas dos seus ambientes, pois esses parâmetros são fundamentais para a escolha de vários itens — principalmente os móveis, sejam eles sob medida ou comprados prontos.

Invista em móveis funcionais, que façam bom uso das áreas disponíveis e sejam compatíveis com as funções que você desempenha ou deseja desempenhar em casa.

Alie a decoração de apartamento à sua rotina

Se você tem um cotidiano acelerado, busque uma decoração funcional, com mais espaço livre para deslocamento.

Caso existam crianças ou idosos morando com você, evite pisos escorregadios e prefira mobiliário de formato mais orgânico, arredondado — além da sensação de fluidez e leveza ao espaço, essas formas evitam vários acidentes.

Escolha uma base de cores neutras

Essa é uma tendência que ganhou força especialmente nos últimos anos, nos quais os estilos industrial, escandinavo e minimalista foram os preferidos por vários profissionais da arquitetura e do design de interiores.

Apostar em tons de branco e cinza para as paredes e pisos permite que a sua decoração possa explorar os detalhes — como almofadas, objetos decorativos, tapetes etc. — nas cores que você mais gostar. Além disso, com essa base neutra, fica muito mais fácil renovar a decoração com novos detalhes.

Traga a vegetação para dentro de casa

Seja por meio de mini-hortas na cozinha ou na varanda, ou arranjos de flores e plantas pequenas, o verde tem a capacidade de animar e trazer mais vida a qualquer ambiente.

Procure fazer uso de arranjos sobre mesas de jantar ou de centro e sobre aparadores. Em prédios, os corredores são divididos com outros apartamentos, mas decorar o local com um arranjo — ainda que artificial — incentiva os vizinhos a fazerem o mesmo. O resultado é um hall de entrada aconchegante tanto para os moradores quanto para os convidados.

Solte sua criatividade

Seja por meio da combinação de vários estilos, ou utilizando souvenires de viagem, fotos, móveis e objetos de valor emocional para sua família. O importante é imprimir ao espaço a sua personalidade e memórias de vida para deixar tudo ainda mais do seu jeito.

Arremate uma boa iluminação

A luz é parte fundamental para que a decoração fique mais valorizada. É possível criar desde efeitos dramáticos até uma iluminação de fundo suave e aconchegante. Tudo depende do ambiente, dos seus gostos pessoais e objetivos quanto à decoração.

Para ambientes mais funcionais, como cozinha, área de serviço e home office, é importante que a luz seja de temperatura de cor branca fria e de intensidade suficiente para que as atividades sejam desenvolvidas de forma segura.

Para cômodos de descanso, como quartos, sala de estar e varandas, prefira luz branca quente, pois transmitem ao organismo uma sensação de relaxamento e conforto.

Escolha lâmpadas e luminárias eficientes — elas devem fornecer um nível luminoso adequado com baixo consumo energético. As que melhor correspondem a essas condições são as lâmpadas LED que, apesar do investimento inicial razoavelmente alto, as vantagens a médio e longo prazo são muito significativas.

Esperamos que este post tenha lhe dado a inspiração necessária para renovar seu lar o quanto antes. Além das outras dicas de estilo, tenha sempre em mente: iluminação é tudo!

É justamente um bom projeto luminotécnico que vai valorizar cada cantinho e cada sensação que você deseja ter em casa. Aproveite e saiba também quais tipos de lâmpadas são ideais para enriquecer a sua decoração de apartamento. Boa leitura!