Você já percebeu que os projetos de iluminação ficam muito bonitos e eficientes quando contam com lâmpada embutida? Esse tipo de luz tem ganhado vários adeptos graças às vantagens que apresenta.

Quer entender o que leva as pessoas a gostarem tanto deste tipo de iluminação? Então continue a leitura!

Quais os benefícios da lâmpada embutida?

Essas lâmpadas compõem luminárias que geralmente são feitas de alumínio, um material resistente. Elas podem ser instaladas sem grande complexidade por meio de presilhas (encaixe com pressão) em espaços como: forro de gesso, paredes e também em lambris de madeira ou plástico.

Usar esse tipo de iluminação na sua casa pode ser vantajoso por diversos motivos, tais como:

Oferece iluminação focal

As lâmpadas embutidas concentram a luz em um feixe focal, por isso, são as mais recomendadas para iluminar partes específicas de um ambiente. Elas reforçam a claridade de determinados pontos ou criam jogos de luz quando combinadas com outras iluminações mais ou menos intensas.

Destaca objetos de decoração

Justamente pela característica citada acima, a lâmpada embutida é a melhor escolha para criar focos de luz que destaquem elementos decorativos na sua casa. Quadros na parede ou apoiados em canaletas, por exemplo, ficam em evidência se forem instaladas lâmpadas embutidas acima ou abaixo deles.

Tem diversos tipos e formatos

Os modelos com tecnologia LED garantem economia na conta de luz, devido ao seu baixo consumo de energia. Esse tipo de lâmpada pode compor painéis quadrados, retangulares ou redondos e podem ser usados também em pequenos holofotes e spots.  Os modelos mais utilizados para este fim são o PAR e AR.

As lâmpadas de embutir podem ser encontradas em tons mais quentes ou mais frios. A luz branca fria é indicada para ambientes que exigem maior atenção, já a luz branca quente é ideal para locais de descanso e relaxamento. Assista ao vídeo e saiba onde utilizar cada temperatura de cor.

Combina com qualquer decoração

O design das luminárias de embutir é muito simples, o que faz com que elas caiam bem em qualquer ambiente, não importando o tipo de decoração que tenha. Como a lâmpada fica dentro de uma superfície, ela passa despercebida, tornando-se um elemento neutro, que não compromete o estilo do cômodo.

Como e onde usar lâmpada embutida?

Você acabou de ver alguns benefícios de optar pela lâmpada embutida nos ambientes da sua casa. Mas que tal entender com mais detalhes como ela pode ser usada em cada cômodo? É justamente isso que explicamos a seguir.

Cozinha

Na cozinha, as luminárias de embutir podem ser instaladas nas áreas em que a comida é preparada, ou seja: perto do balcão, da pia e do fogão, por exemplo. Se você tiver uma luz focal nesses pontos, poderá aproveitar uma luminosidade mais intensa na hora de manipular os alimentos.

Sala de jantar

Comer em um ambiente mal iluminado, em que não dá nem para ver a comida, é horrível. Para garantir que você e sua família não passem por isso, embuta luminárias ou spots LED no teto justamente na região em que fica a mesa de jantar. Se achar que não é suficiente, complemente a iluminação com luminárias pendentes, por exemplo.

Sala de estar

Em muitas casas o forro é de gesso, material no qual é perfeitamente possível embutir lâmpadas. Optar por essa iluminação na sala de estar ajuda a regular a quantidade de luz, criando um ambiente mais íntimo para atividades como ver TV, ler ou receber amigos. E como já dito, as lâmpadas de embutir podem ser colocadas em pontos específicos da sala com a intenção de destacar elementos decorativos.

Banheiro

Uma ideia que vem sendo muito explorada nos projetos de iluminação de banheiros é embutir lâmpadas ao redor de espelhos. Essa estratégia ajuda a criar a luminosidade adequada para atividades como maquiar-se ou fazer a barba. Para estes casos, você pode utilizar as lâmpadas LED bolinhas, que criam o aspecto de camarim, ou, se quiser um efeito mais sutil, pode optar por mini spots de LED.

Quartos

Nos quartos, as lâmpadas de embutir podem estar tanto no teto, quanto como fonte principal de iluminação nas paredes (de preferência próximas à cama, para permitir um controle da intensidade de luz).

Jardim

Existem luminárias de embutir no piso e elas podem ser usadas para acompanhar caminhos em jardins, guiando os passos das pessoas durante a noite. As lâmpadas de embutir podem ser instaladas também próximas à piscina, tanto no chão quanto na parede. Isso garante que a área externa seja aproveitada mesmo durante a noite.

Se você anda buscando modelos de lâmpada embutida para sua casa, acesse nosso site e conheça nossa luminária plafon de LED, além de diversos outros modelos!