Mais do que uma função estrutural, as escadas podem servir como verdadeiros elementos decorativos e de composição do ambiente. Mas, para que elas tragam harmonia, é preciso escolher o tipo de escada certo para seu ambiente — e a iluminação mais indicada.

Neste artigo, você conhecerá 4 tipos de escadas e suas especificidades, facilitando, assim, a escolha do modelo ideal. Além disso, daremos dicas das melhores iluminações para que seu ambiente fique mais aconchegante e elegante. Confira!

Como é feita a escolha do tipo de escada ideal

Antes de conhecermos alguns dos tipos de escadas disponíveis no mercado, é importante que saibamos como deve ser a escolha dessa estrutura.

Em primeiro lugar, a escolha do modelo ideal de escada é feito a partir da função e utilização do imóvel. Ou seja, a largura, inclinação, posicionamento no ambiente e material devem ser definidos em função do uso final.

Por isso, o ideal é elencar todas as necessidades da família ou das pessoas que utilizam o espaço em que a escada ficará para, assim, definir as questões estruturais.

Sabendo disso, conheça 4 tipos de escadas incríveis que vão dar um up no seu ambiente!

Tipos de escadas

1. Escadas retas

É o tipo mais simples de escada. É construída em uma única direção e vai muito bem em ambientes pequenos e médios. Podem trazer mais modernidade e sofisticação ao espaço quando apresentam degraus flutuantes — em pedra, vidro ou madeira —, sem patamar e guarda-corpo. Lembrando que, para usuários idosos e crianças, este modelo não é indicado.

Por ser um modelo mais simples, a iluminação pode fazer toda a diferença em seu projeto. Aposte no uso de balizadores, afixados na parede. As luzes de LED são uma ótima escolha, pois não ficam quentes — o que faz delas ideais para o uso em escadas de materiais como a madeira, onde podem ser usados por meio de fitas, o que facilita a instalação e dão um ar mais clean ao ambiente.

2. Escada em U

As escadas em formato de U possuem um trecho reto, um patamar com o dobro da largura da escada e, em seguida, um novo trecho igual ao primeiro, porém em sentido contrário. Cheias de estilo, são ótimas para ambientes com desnível em uma mesma direção.

Nesse caso, uma boa aposta são as fitas de LED iluminando o vão dos degraus, ou logo abaixo do corrimão.

3. Escada em L

Sua forma é parecida com um L — a escada traz uma virada de 90º na altura, seguindo para o próximo andar. É um modelo democrático, que fica ótimo em ambientes pequenos, médios ou grandes, e confere muita sofisticação ao espaço.

Uma boa sugestão para trazer elegância e segurança para o ambiente é apostar nos spots com dupla direção — chão e teto — fixados na parede lateral à escada. Também é possível usar fitas de LED esticada, seguindo a direção dos degraus.

4. Escada em caracol

Conhecida como espiral, esse tipo de escada é bastante usado em ambientes menores. Sua estrutura confere um visual bem moderno ao ambiente, além de impressionar pelo tamanho.

Nesse tipo de escada, a iluminação pode ser feita por spots, iluminação embutida ou instalada nos próprios degraus. As luzes cumprem a função de alongar a escada e tornar o ambiente mais agradável.

Escolher dentre os tipos de escadas é tão importantes quanto definir a iluminação certa. As lâmpadas de LED são ótimas alternativas para quem busca sofisticação e modernidade para o ambiente.

Qual dos tipos de escadas foi o escolhido para a sua reforma? E a iluminação, qual você escolheu? Conte-nos nos comentários!