As salas de estar e a de jantar são, na maior parte das vezes, os dois lugares mais importantes da casa. Afinal, é nesses cômodos onde você relaxa, recebe os amigos e faz suas refeições. Investir em uma bela decoração para esses espaços é fundamental para ter um lar confortável, bonito e aconchegante.

No entanto, em meio a tantas referências e desejos, pode ficar um pouco difícil selecionar o que é essencial para embelezar seus ambientes. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas baseadas em tendências de 2019 para que você transforme a sala de estar e jantar. Confira!

1. Decore as paredes principais da sala de estar

Na sala de estar, sempre existe uma ou duas paredes que devem ser decoradas com toda atenção e carinho, pois é para elas que o olhar de todos será direcionado.

Por exemplo, no caso de uma sala com televisão, a parede em que está o eletrônico deve receber sua atenção, pois sempre que alguém entrar nesse espaço é para a TV que os olhares serão voltados. A parede na qual está o sofá principal também pode ser outra opção.

Para seguir as tendências de 2019, você pode apostar em um lindo rack, estante ou painel de madeira natural, com poucos e bonitos acessórios. O minimalismo é uma das apostas para a decoração de interiores.

As plantas são outro complemento importante para esse clima natural. Mas se você gosta de glamour, pode usar vasos dourados e metálicos que estão muito na moda. Outra ideia é incorporar a cor do ano, o Coral, em quadros ou pintar a parede com tinta bordô, verde ou cinza.

2. Decore sua sala de jantar com modernidade

Na sala de jantar, o principal, com certeza, é a mesa. Então, além do móvel, invista em um belo lustre ou pendente decorativo que terá a função de destacar o local das refeições, iluminar e promover um clima de aconchego e sociabilidade.

Além disso, uma dica é apostar em cores de uma paleta modernista, como azul-marinho, amarelo açafrão, vinho e verde-petróleo que ficam muito sofisticadas em uma sala de jantar. Outra tendência são as louças de cerâmicas com um toque artesanal e as de vidro em formatos inesperados. É o moderno ganhando um toque de “feito a mão”.

Para completar, o espelho, muito utilizado na sala de jantar, pode ser atualizado para a forma redonda ou oval.

3. Invista em bons móveis e acessórios

Tão importante quanto o estilo do ambiente é escolher bons produtos. A começar pelos móveis, cuja tendência são os de madeira natural, que devem ser escolhidos para apresentar design e durabilidade. As formas curvas têm aparecido na mobília, assim como os móveis multifuncionais, que adquirem a função própria deles e também fazem a divisão do ambiente.

Os acessórios são os tapetes, cortinas, almofadas, louças e adornos variados. Cores quentes e terrosas, bem como rosas e roxos, aparecem bastante nas decorações de 2019. Formas de animais, folhas e circulares também são boas escolhas para esses objetos.

4. Ilumine sua sala de estar e jantar com beleza e qualidade

Para completar a sua decoração, invista em uma boa iluminação que clareie os pontos importantes do cômodo. A dica é misturar as luzes direcionadas, indiretas e difusas. Sempre opte pelas lâmpadas de LED que são mais econômicas, sustentáveis e duráveis.

Um lustre no centro da sua sala ou pendentes bem posicionados podem ser os responsáveis pela luz direta para um ponto específico. Spots de trilho também funcionam para este fim. Já as arandelas e as fitas de led são úteis para clarear cantos escuros com uma linda luz indireta. Por fim, um plafon de luz difusa ilumina o cômodo de maneira geral, ou ainda os spots.

Decorar a sala de estar e jantar é uma tarefa que envolve conhecer o seu próprio estilo, mas também as tendências. Assim, você conseguirá reunir personalidade e modernidade para ter uma décor bonita, funcional e aconchegante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira mais 4 dicas para acertar na iluminação da sala.