Ter uma casa confortável, sustentável e com tecnologias como o LED COB que consomem menos energia é satisfatório. Você concorda? Isso torna o ambiente mais aconchegante e oferece bem-estar para toda a família.

Realizar reformas sempre pode causar algum desconforto, porém o resultado delas melhora a qualidade de vida. Por esse motivo, conhecer lojas confiáveis e seguras faz toda a diferença nesse momento.

Neste artigo, vamos abordar sobre as diferenças e características entre os tipos de LED COB e SMD e explicar a relevância de contar com uma empresa parceira para fazer uma escolha apropriada. Aproveite a leitura!

O que é LED COB?

O LED COB, acrônimo para chip on board (chip integrado na placa), é uma tecnologia mais recente de iluminação. Seu principal diferencial é a melhora no desempenho, pois proporciona uma luz multidirecional. Ou seja, a luminosidade é igual em todos os pontos.

Isso ocorre devido à capacidade de alojar nove ou mais LEDs dentro de um agrupamento. O LED COB tem mais eficiência, já que trabalha apenas com dois contatos e um circuito. Ele costuma ter uma vida útil mais longa e, por conta da alta potência, é ideal para instalações externas, industriais e armazéns.

O que é LED SMD?

O LED SMD, sigla em inglês para surface mounted device (dispositivos montados em superfície), é um modelo disponível há mais tempo no mercado. Em relação ao LED comum, o SMD oferece uma luz mais abrangente e brilhante, por isso seu preço costuma ser bem mais elevado.

Sua tecnologia foi desenvolvida para diminuir o local onde se encontram os componentes, como placas, transmissores, resistências e leds. Sendo assim, consegue alocar de quatro a seis diodos — um número inferior ao LED COB.

Quais as principais diferenças e características do LED COB e do LED SMD?

Existem algumas diferenças ao comparar esses dois padrões de iluminação. É importante salientar que a escolha do modelo correto vai depender das suas necessidades e objetivos. Com isso em mente, entenda as principais características de cada um deles.

LED COB

As vantagens de utilizar o LED COB são:

  • menor propensão a falhas quando submetido à exposição de altas temperaturas,

  • preço mais baixo devido a um custo de fabricação que pode ser 10% menor que o LED SMD,

  • melhor resistência à flutuação de tensão,

  • não demanda um circuito eléctrico para funcionar,

  • ideal para iluminação pública, já que tem ampla difusão,

  • rendimento duas vezes maior que o LED SMD.

Já as desvantagens de utilizar o LED COB são:

  • essa categoria não conta com recursos que mudam de cor;

  • o ângulo de abertura é de até 160º graus.

LED SMD

As vantagens de utilizar o LED SMD são:

  • dispõe de diferentes tamanhos de produção,

  • não tem filamentos, o que o torna mais resistente a golpes e movimentos,

  • ângulo de abertura de até 360º graus.

  • recurso RGB para criar em média 16 milhões de combinações de cores díspares.

As desvantagens de utilizar o LED SMD são:

  • luz unidirecional,

  • baixa resistência ao calor;

  • custo final elevado por causa da mão de obra e materiais mais caros.

Qual a importância de escolher uma boa empresa para comprar esses produtos?

A iluminação tem um grande impacto no ambiente, sendo capaz de alterar o estado emocional de uma pessoa. Diante disso, conhecer o tipo de luz que vai ser utilizada em um projeto é fundamental.

Uma vez que o LED COB e o LED SMD têm características distintas, contar com uma ajuda especializada auxilia no processo de escolha. Esses modelos podem ser confundidos, e isso afeta diretamente o resultado desejado.

Sendo assim, quando for comprar o LED COB ou o LED SMD, opte preferencialmente por uma empresa que ofereça um bom atendimento e que indique a compra mais adequada para a obra. A Energilux surgiu com o intuito de atender a demanda de iluminação no mercado brasileiro. Confira em nossa loja virtual os melhores produtos.

O artigo foi útil? Agora que você conhece a diferença entre o LED COB e o SMD, assine a nossa newsletter para receber mais dicas sobre iluminação!