As luzes de emergência são primordiais para a iluminação de escadas, corredores, rotas de fuga e serviço quando há interrupção do fornecimento de energia. Seu papel fundamental é orientar, com segurança, a saída de pessoas do local em situações de emergência ou risco iminente.

Infelizmente, seu uso não é muito popular em residências, mas as luzes de emergência são indispensáveis na estrutura de segurança de qualquer imóvel.

Pensando em alertá-lo sobre isso, preparamos este artigo com as principais dúvidas sobre o uso da iluminação de emergência. Confira e perceba a importância delas para o seu projeto de iluminação!

Como funciona a luz de emergência?

Assim como revela seu nome, a luz de emergência deve ser acionada apenas em situações de queda de energia ou emergência. Esse tipo de luminária tem uma bateria interna recarregável que garante a sua alimentação mesmo quando não há corrente elétrica.

Sendo assim, quando existe energia na casa, a lâmpada se mantém apagada e a bateria é carregada. Já quando há interrupção no fornecimento de energia, seu sistema de iluminação aciona a lâmpada a partir da energia da bateria.

Qual a função da iluminação de emergência?

Muitas pessoas acreditam que a função da luz de emergência se limita a manter a iluminação em caso de queda de energia, permitindo que um trabalhador, por exemplo, continue trabalhando mesmo nessas condições. Mas isso não é verdade!

O propósito da iluminação de emergência é auxiliar as pessoas em casos de blecaute ou sinistro (acidentes, desmoronamentos, incêndios, etc.), orientando-as para que consigam se locomover ou abandonar o local em segurança.

Luzes de emergência são obrigatórias?

De acordo com as normas do Corpo de Bombeiroscondomínios residenciais e espaços públicos como lojas, teatros, cinemas, hotéis, escolas e shoppings são obrigados a utilizarem esse tipo de iluminação em saídas de emergência em elevadores, escadas de serviço e demais espaços que recebem um fluxo significativo de pessoas.

Isso não significa que o uso da luz de emergência deva estar restrito a esses locais. Muito pelo contrário! Esse tipo de item de segurança tem preço extremamente acessível e é muito útil em qualquer tipo de imóvel.

Como escolher?

São fatores que precisam ser levados em consideração ao se escolher uma luminária de emergência:

Instalação

Para instalações maiores, o ideal são modelos compostos com uma unidade de carregamento (bateria) central capaz de abastecer várias lâmpadas. Em residências, por sua vez, o modelo mais utilizado é a unidade autônoma, na qual cada luminária é ligada na rede elétrica de forma independente.

Bateria

Como um blecaute pode durar várias horas, o ideal é que a bateria seja capaz de manter a iluminação de emergência pelo maior tempo possível.

Lâmpada

Existem luzes de emergência fluorescentes, dicroicas e de LED, sendo a última a mais recomendada atualmente em termos de economia e eficiência. Independentemente do tipo de lâmpada, porém, o mais importante é que a capacidade de iluminação corresponda às necessidades do local.

Capacidade de iluminação

potência necessária para cada ambiente (em lúmens) deve estar de acordo com o seu tamanho:

  • locais com até 30 m²: 100 lúmens;

  • locais com até 80 m²: 200 lúmens;

  • locais com até 200 m²: 1.000 lúmens;

  • locais com até 400 m²: 2.000 lúmens.

Como instalar?

É preciso instalá-las em locais estratégicos, como em cima das portas, e próximos a escadas. Em cômodos livres o recomendado é distribuir a iluminação por todo o espaço. Em locais com obstáculos, convém fazer o balizamento, isto é, orientar uma rota de fuga.

A luz de emergência pode ser ligada em tomadas (mais simples) ou ser instalada diretamente na rede elétrica ou sistema de alarme. Vale ressaltar que esse serviço deve ser feito por um profissional especializado e a instalação precisa estar de acordo com as normas da ABNT NBR 10.898, que esclarece os parâmetros para luzes de emergência.

Como fazer a manutenção?

É recomendável testar a luz de emergência com frequência (no máximo uma vez por mês) para assegurar que ela operará conforme o esperado quando necessário.

Uma boa dica é dar preferência para as luzes de emergência de LED, pois sua durabilidade e eficiência são muito superiores em relação às demais.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários! Será um prazer lhe responder!