Você sabia que os pendentes deixaram de ser apenas um acessório de iluminação? Atualmente, eles são usados como um destaque, ajudando a trazer mais estilo para sua casa. Especialmente em ambientes conjugados ou em espaços menores, a decoração com pendentes é uma ótima alternativa. Que tal apostar nela?

Confira agora mais detalhes sobre esse produto incrível e também como utilizá-lo na sua casa. Boa leitura!

Diferença entre pendentes e lustres

Primeiramente, você precisa entender a diferença entre esses dois tipos de iluminação. O lustre tem um tamanho maior e geralmente é composto de mais detalhes e adereços. As lâmpadas podem ou não ser direcionadas para um ponto específico, existem modelos que ficam pendurados e outros cuja base deve ser fixa no teto.

Já o pendente é sempre suspenso e tem lâmpadas direcionadas para baixo. O fio que o suspende faz parte do charme e da decoração dele. Por existirem muitos modelos, ele pode ser a sua escolha em todos os cômodos. Veja como usá-lo!

Decoração com pendentes

1. Utilize-os para dividir ambientes

Uma forma muito interessante é usar os pendentes como um divisor de ambientes conjugados. Se a sua casa tem apenas um balcão separando a cozinha da sala de estar, por exemplo, eles ajudam a definir os cômodos e ainda acrescentar beleza aos dois ambientes.

Essa dica é útil também para áreas e varandas gourmets com churrasqueira, que geralmente têm apenas um balcão ou pia entre o local de preparo e o de servir. Os pendentes embelezam e também são uma boa iluminação de destaque para esses móveis.

2. Aposte em pendentes diferentes para delimitar os espaços

Outra maneira de decorar com pendentes as casas de conceito aberto é escolher modelos diferentes para delimitar os espaços. Você pode posicionar um produto sobre a mesa de jantar e outro diferente no centro da sua sala de estar. Nesses casos, atente-se para o tamanho deles ou opte por uma composição de pendentes agrupados.

A ideia é que, ao olhar para o cômodo todo, seja possível perceber facilmente que há duas funções no local: nesse caso, a área de jantar e a de relaxar. Mesmo que os móveis desempenhem essa função, é importante decorar a verticalidade do seu espaço, agregando mais estilo e aconchego.

3. Misture diferentes modelos no quarto

Por que ter apenas um modelo se você pode variar? No quarto, é possível posicioná-los sobre os criados-mudos e ter diferentes tipos em cada lado da cama. Uma forma de deixar tudo mais moderno e divertido ou agregar o estilo das duas pessoas na decoração de quartos de casais.

Também vale ter um pendente sobre uma poltrona de leitura ou no centro do cômodo, enfeitando e complementando a iluminação.

4. Use-os sobre mesas laterais ou aparadores

Posicionados sobre mesas laterais e aparadores, os pendentes são substitutos para as luminárias de mesa. Nesse caso, fique atento para que eles não sobrecarreguem o ambiente caso haja um lustre ou outros acessórios. Escolha modelos que combinem com os móveis a serem destacados.

5. Coloque um pendente sobre a mesa de trabalho

Por fim, que tal usar um pendente sobre a mesa de trabalho no seu escritório ou em um espaço de leitura? Por direcionarem a luz, são perfeitos para esse fim. Cuidado apenas com a cor da lâmpada, que deve ser um branco neutro para ajudar a aumentar a sua concentração e produtividade.

Existem diversas formas de fazer uma decoração com pendentes, já que são peças versáteis e há muitos modelos disponíveis no mercado. Lembre-se sempre de comprar peças de qualidade e no estilo que combine com você e sua casa. Além da beleza, é importante também se atentar para a funcionalidade, ou seja, o efeito luminoso.

Para complementar a sua decoração com pendentes, confira também as nossas dicas para acertar na iluminação da sua sala!