Um bom projeto de iluminação inclui vários recursos para clarear ambientes, destacar objetos e esconder imperfeições. Logo, tão importante quanto escolher as melhores lâmpadas para dar brilho ao cômodo é definir a luminária ideal. Frente a tantos modelos, você já deve ter se perguntado o que é uma arandela, certo?

Elaboramos um artigo para explicar para você suas vantagens e formas de usá-la na decoração. Portanto, se você tem dúvidas sobre o assunto e quer conferir dicas de composição, basta prosseguir na leitura!

O que é uma arandela?

A arandela nada mais é que uma luminária de parede. Assim, se caracteriza por ter a haste fixada sobre superfícies verticais, como divisórias internas, muros e fachadas. É um modelo bastante útil em projetos que exigem um toque de elegância e sofisticação.

Na maioria dos casos, especialmente na decoração de residências, atua como elemento de apoio para complementar a iluminação existente. O ideal é combiná-la com outras luminárias, como spots embutidos no teto ou refletores presentes em áreas de lazer.

As arandelas não costumam funcionar sozinhas porque suas luzes não são suficientes para clarear um ambiente inteiro. Assim, é comum vê-las em duplas ou em conjuntos maiores, que, juntos, proporcionam iluminação indireta.

Confira os principais modelos encontrados no mercado:

  • luz direta: emite o feixe de luz para frente, distribuindo a claridade em torno da peça;

  • uplight: direciona o feixe de luz para cima (no sentido do teto);

  • downlight: direciona o feixe de luz para baixo (no sentido do chão);

  • duplo efeito: direciona o feixe de luz para cima e para baixo.

As arandelas são feitas com diversos materiais, o que permite combiná-las com o estilo dos ambientes. Os modelos também podem apresentar cúpulas que servem como enfeite e, ao mesmo tempo, ajudam a criar efeitos diferenciados de luz.

Como utilizá-la na decoração?

A arandela tem diferentes utilidades na iluminação externa e interna. Para ajudar você a encontrar a solução mais adequada, listamos três maneiras práticas de aproveitar esse tipo de luminária em casa.

Para valorizar cômodos

Um ambiente monótono pode ganhar uma nova cara com a adição de arandelas. Isso porque ele passa a receber pontos iluminados em diferentes superfícies, eliminando, assim, o protagonismo da lâmpada central.

As arandelas permitem compor jogos de luz e sombra que geram espaços visualmente agradáveis e aconchegantes. Em quartos, por exemplo, vale instalá-las sobre a cabeceira e equipá-las com luz amarela para obter uma atmosfera intimista.

Para destacar objetos

As luminárias de parede também são eficientes quando o objetivo é evidenciar um detalhe construtivo, objetos e até partes do mobiliário. Os modelos downlight, por exemplo, podem clarear tampos de aparadores e superfícies de cômodas. Uma arandela uplight, por outro lado, consegue destacar sancas trabalhadas, forros decorados e quadros.

Também é comum o emprego desse tipo de luminária ao lado dos espelhos presentes em banheiros e lavabos. Quando utilizadas em duplas (uma em cada extremidade da moldura), criam o efeito de luz de camarim. As arandelas ainda servem para iluminar varandas e sacadas. Nesses lugares, pode-se direcionar o feixe de luz para vasos e floreiras dispostas nas paredes.

Para sinalizar caminhos

Sabia que a combinação de várias arandelas funciona como luz sinalizadora em áreas de passagem? Você pode instalá-las de forma linear em paredes próximas a corredores, caminhos de jardins e espaços de lazer (piscina, espaço gourmet etc.).

Outra dica é colocá-las na fachada principal, de modo que iluminem a calçada do entorno e valorizem a residência. Elas também podem aparecer nos muros que cercam o terreno para que clareiem todo o quintal.

Gostou de conhecer as possibilidades de uso desse tipo de luminária? Agora que você sabe o que é uma arandela, basta procurar seu modelo favorito e caprichar na decoração. Lembre-se também de priorizar as lâmpadas de LED para obter mais economia, além de ser um produto com maior durabilidade.

Ainda não acompanha a gente nas redes sociais? Faça uma visita e siga nossos perfis no Facebook, no Instagram e no Youtube!