A iluminação, há muito tempo, deixou de ter apenas função de clarear os ambientes em horas escuras. Mais do que isso, tem o poder incrível de valorizar ou desvalorizar qualquer tipo de decoração. Por isso, se você pretende renovar algum ambiente ainda esse ano, atentar para as tendências em iluminação para 2018 é essencial para deixar sua casa ainda mais linda!

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir quais luminárias, lâmpadas e efeitos se adequam melhor a seus ambientes. Fique atento às nossas dicas e aproveite ao máximo o potencial da iluminação!

Prefira a simplicidade

A pureza de formas, na arquitetura, é sempre uma forte tendência. Dessa forma, você garante que tanto a sua iluminação quanto o mobiliário possam combinar com diversos estilos decorativos e facilita a renovação dos ambientes investindo nos detalhes.

O projeto deve ser feito de forma a valorizar essas linhas mais simples e puras, utilizando nichos, faixas, luminárias de fechamento translúcido e outras formas criativas de evitar aquela luz de linhas marcadas, valorizando uma iluminação visualmente suave e confortável.

Ainda nessa linha, escolha luminárias e pendentes com formatos mais simples. Seja em cores neutras, seja com pintura metálica ou em material espelhado, esse tipo de design arremata o seu ambiente em grande estilo.

Aposte nos rasgos de luz

Os rasgos de luz são uma das maiores tendências em iluminação para 2018, substituindo as tradicionais sancas. Normalmente, têm largura e profundidade de cerca de 15 cm, mas o comprimento é variável, podendo ser feito em formas curvas ou geométricas, linhas retas ou orgânicas.

O importante é distribuir a iluminação em quantidade adequada para cada ambiente, seja uma cozinha, seja um quarto de casal, cumprindo tanto as funções técnicas como as estéticas.

Substitua as lâmpadas antigas pelas LEDs

As lâmpadas LED são as melhores opções do mercado para uma iluminação de qualidade. Têm vida útil muito superior em comparação às incandescentes e fluorescentes, consomem menos energia, brilham mais, são recicláveis e não apresentam toxicidade ao meio ambiente, pois gases e metais pesados não constam em sua composição.

Outra vantagem é a segurança: como operam em baixas voltagens e não irradiam calor, as lâmpadas LED oferecem pouquíssimos riscos de choques ou queimaduras por contato.

Quanto à estética, existe uma variedade enorme em formatos de lâmpadas LED, que podem acompanhar todas as tendências em iluminação para 2018 com excelência. É possível obter inúmeras possibilidades de design com modelos spots, PAR, tubulares e até mesmo as LEDs filamento, que simulam o formato das antigas incandescentes.

Una tecnologia LED e automação

Os sistemas de automação têm se tornado cada vez mais acessíveis às variadas possibilidades de investimento. Mesmo sendo necessário gastar um pouco mais para ter um projeto de qualidade, a automação residencial promove benefícios como conforto, comodidade, economia de energia e segurança.

O melhor de tudo é que, com os smartphones e tablets tão comuns hoje em dia, esses sistemas podem ser acessados de qualquer lugar. Por meio de aplicativos e alguns toques na tela, você pode conferir se trancou a porta e se apagou todas as luzes antes de sair de casa.

Esses sistemas fazem uso, na maioria das vezes, de lâmpadas que permitem dimerização — isto é, o controle do fluxo luminoso emitido pelas lâmpadas, de acordo com as necessidades dos usuários.

Esse recurso é usado principalmente em ambientes sociais ou íntimos, no caso de uma residência. Já os ambientes mais técnicos, como a cozinha, exigem uma quantidade de luz mais intensa, que garanta a segurança no manuseio de equipamentos.

Varie nas temperaturas de cor

Utilizar várias temperaturas de cor no mesmo ambiente pode diversificar ainda mais os efeitos da iluminação. Aumentar e variar a percepção de contraste, de profundidade e a própria psicologia dos usuários, uma vez que várias sensações diferentes podem ser causadas por cada temperatura, como aconchego, estímulo a se manter atento etc.

Desse modo, a mistura de temperaturas de cor no projeto luminotécnico tem tudo para ser uma das grandes tendências em iluminação para 2018, especialmente quando aliadas aos sistemas de automação.

Gostou do nosso conteúdo? Descubra mais sobre a iluminação LED e comece a usá-la em sua casa o quanto antes!