Um cômodo bem iluminado contribui para nossa sensação de bem-estar quando estamos em casa. E se esse cômodo for um dos mais usados, isso é mais importante ainda. É por isso que hoje queremos te ajudar a acertar na iluminação da sala.

Desde a escolha adequada da lâmpada, até a preocupação com as atividades e com a estética do ambiente, aqui você vai conhecer 4 dicas imprescindíveis na hora de iluminar sua sala. Leia e confira!

1. Escolha a melhor lâmpada

O primeiro passo é conhecer os tipos de luzes disponíveis para escolher adequadamente. As lâmpadas incandescentes comuns eram muito usadas até pouco tempo atrás. Porém, muitas não cumpriam com o mínimo de eficiência energética e começaram a ser tiradas do mercado a partir de 2010.

Mesmo assim, ainda é possível encontrá-las em algumas casas. Se for o caso da sua, troque-as imediatamente! O consumo de luz diminuirá muito com lâmpadas de outro tipo.

Dentre as opções existentes, a lâmpada de LED é a que tem o melhor custo-benefício, afinal, dura anos e não pesa na conta de luz. Por ser versátil, o LED também é usado em outros produtos de iluminação, como fitas, spots e refletores.

Lâmpadas de LED apresentam variação de cor dependendo da sua temperatura: as de 2700K são amareladas; as de 4000K são mais neutras; e as de 6000K têm um tom branco claro bem forte.

Se você for substituir as lâmpadas incandescentes e quiser que sua sala continue com o mesmo aspecto amarelado confortável, quase nostálgico, adquira lâmpadas que emitam luz amarela, ou seja, com temperatura de cor de 2700K ou de 3000K. São as chamadas lâmpadas de cor branca quente.

Se sua sala é mais moderna e estimulante e você prefere ambientes mais clean e brilhantes, use as lâmpadas com 6000K, que tem um brilho branco puro forte, quase azulado, bem intenso. Sua sala ficará clara e iluminada, mas não ficará relaxante, comparado com as luzes mais amareladas.

2. Use tipos diferentes de luminárias

Após conhecer os tipos de lâmpadas e identificar a melhor, chegou a hora de espalhá-las pela sala harmoniosamente. A forma mais simples de iluminar um ambiente é com lâmpadas, mas elas não precisam ser a única opção. 

Para dar mais sofisticação e funcionalidade ao cômodo, identifique locais onde é possível colocar:

  • abajures: nos cantos, por exemplo;
  • spots de luz: embutidos em móveis ou no gesso do teto;
  • luminárias de mesa: em uma mesa de leitura ou trabalho;
  • luminárias de teto, como plafons de embutir, para uma iluminação difusa;
  • lustres ou pendentes: sobre uma mesa de jantar ou uma mesa de jogos, por exemplo.

As diversas opções de iluminação devem ter a ver com as atividades feitas no ambiente, ajudando a favorecer os momentos desfrutados na sala.

3. Crie uma iluminação funcional

A sala costuma ser o maior ambiente da casa, e o mais usado, afinal, é nela que vemos nossos canais preferidos, sentamos para ler, recebemos os amigos ou nos juntamos em família para um jogo ou conversa.

Dependendo da casa, o mesmo ambiente pode ser de estar e jantar ao mesmo tempo, ou pode ter um canto de home office. A iluminação da sala deve ser condizente com todas essas atividades. 

Assim sendo, uma luz que possa ser controlada — com graus de intensidade diferentes — é uma boa escolha para os momentos de sessão de cinema, por exemplo. Lembrando que a intensidade mais fraca cria um sensação maior de aconchego.

Como a lâmpada do teto fica apagada na hora do filme, o ideal é ter perto do móvel ou painel de TV alguma luz auxiliar — como spots ou um abajur. E dê preferência a uma luz mais amarelada, que não ofusque a tela da TV.

Em relação à iluminação sobre uma mesa de jantar ou uma área de leitura, é necessário haver uma luz mais forte. Com isso, opte por pendentes ou luminárias com lâmpada em tom mais branco.

4. Destaque elementos

A luz — além de funcional — pode contribuir para a decoração da sala. Se existem elementos que você quer destacar, como quadros ou fotografias na parede, use focos de luz acima deles para atrair-lhes a atenção.

Fica bem sofisticado embutir mini spots em móveis para evidenciar esculturas, ou, quem sabe, uma coleção de bebidas dentro de uma estante.

Outra ideia é usar fitas de LED na hora de destacar elementos de uma decoração. Elas podem ser colocadas rente a aparadores ou prateleiras – se a ideia for valorizar o que há nesses móveis. Usá-las junto de espelhos também é uma opção charmosa.

E então, empolgado para por essas dicas em prática e melhorar a iluminação da sala da sua casa? Leia também nosso post sobre o que é LED e veja como vale a pena apostar nesse tipo de luz.