O processo é aparentemente simples: ao acionar o interruptor, a lâmpada se acende em um instante, iluminando o ambiente. Contudo, de simples esse processo não tem nada — da geração até as nossas casas, a energia elétrica percorre um longo caminho, incluindo a sua produção, fato que ignoramos na maior parte do tempo.

Além disso, essa geração de energia pode impactar o meio ambiente. Com isso, cresce a necessidade da adoção de fontes ecologicamente amigáveis de energia.

A boa notícia é que existem várias opções disponíveis. Se você quer conhecer quais os principais tipos de energia sustentável, confira o post que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!

O que é energia sustentável?

De forma resumida, o conceito de sustentabilidade envolve o princípio pelo qual devemos suprir nossas necessidades sem que isso prejudique a existência das gerações futuras. Isso aborda tanto questões ambientais quanto econômicas e sociais.

Dessa forma, a ideia de energia sustentável compreende a noção de que devem ser priorizadas fontes energéticas renováveis e não poluentes ao meio ambiente, pois estas contribuem para a manutenção do planeta em boas condições para aqueles que virão.

O petróleo, por exemplo, não fornece energia sustentável. Além de ser um recurso finito, a queima dos seus derivados emite gases poluentes, os principais responsáveis pelo aquecimento global.

Quais são os principais tipos de energia sustentável?

Agora que você conhece o princípio da energia sustentável, confira abaixo algumas das principais fontes.

Solar

O Sol que nos ilumina todo o dia é uma das fontes de energia sustentável mais conhecidas. Por meio de painéis com tecnologia específica, a luz é captada e convertida em energia térmica ou elétrica. Embora tenha um enorme potencial, a energia solar é pouco aproveita no Brasil. Felizmente, isso está mudando. Entre 2006 e 2017 a produção de energia solar cresceu 407%.

Eólica

Os ventos também são uma excelente fonte de energia sustentável. Captados por enormes moinhos, o movimento gerado por eles se transforma em energia elétrica totalmente limpa. China, Estados Unidos e Alemanha lideravam no fim de 2017 a capacidade de produção de energia eólica, enquanto o Brasil ocupava o oitavo lugar.

Maremotriz

O vai e vem do mar também pode ser aproveitado. Menos conhecida, a energia maremotriz capta o movimento das águas do oceano e o converte em eletricidade com o auxílio de turbinas e barragens.

Geotérmica

A energia geotérmica consiste no aproveitamento do calor oriundo do interior do planeta. Dependendo da região do globo, por meio de escavações não tão profundas, é possível usufruir das altas temperaturas emitidas pela Terra, aquecendo a água que movimentará turbinas e gerará a energia. No Brasil, o uso dessa fonte ainda é extremamente incipiente.

Qual a importância da energia sustentável?

A expansão das fontes de energia sustentável é um tema cada vez mais urgente. Substituir as antigas formas de produzir energia é essencial para frear o aquecimento global, que pode elevar a temperatura do planeta entre 2 e 4,9 graus Celsius até 2100, o que traria consequências catastróficas para o nosso clima.

No Brasil, a preocupação é grande. Apesar de 62% da energia elétrica do país ser oriunda de usinas hidrelétricas, que produzem energia relativamente limpa, cresce a dependência das termoelétricas. Estas usinas queimam combustíveis fósseis para produzir energia. Em 2017, elas eram responsáveis por 23% da eletricidade consumida no país.

Se combinadas com formas mais eficientes de usufruir da energia elétrica, como as lâmpadas de LED, as energias renováveis cumprirão seu papel na preservação do planeta para as futuras gerações.

O grande mérito da iluminação de LEDs é a eficiência energética desse tipo de lâmpada. Elas são capazes de produzir muito mais luz consumindo menos energia elétrica. Dessa forma, gastam até 4 vezes menos que as lâmpadas fluorescentes. Além disso, elas não têm mercúrio na sua composição, um metal pesado presente em algumas lâmpadas disponíveis no mercado.

Como você viu neste texto, é importante conhecer e explorar o potencial dos diferentes tipos de energia sustentável, a fim de diminuir a utilização de fontes poluidoras. Se isso for aliado ao emprego de formas mais eficientes de uso de energia, a natureza agradece!

Quer implementar iluminação de LED na sua casa e colaborar com o meio ambiente? Confira as opções oferecidas pela Energilux!