Muitas tendências permanecem na arquitetura de interiores devido aos benefícios que proporcionam. É o caso das sacadas, que sempre trazem algo a mais e se transformam em áreas de lazer incríveis.

A popularidade desses projetos é tanta que você já se perguntou, por exemplo, o que é uma varanda gourmet e como implementá-la em seu apartamento?

Falaremos agora sobre o modelo, suas características e principais vantagens. Acompanhe e descubra se vale a pena investir na ideia!

O que é uma varanda gourmet?

Diferentemente do modelo tradicional, uma varanda gourmet contém equipamentos que a tornam uma extensão da sala e da cozinha. O objetivo é um só: compor um ambiente completo e de qualidade, onde as pessoas possam desfrutar do lazer e apreciar uma boa refeição.

Por receber elementos que costumam ser encontrados dentro de casa, a varanda com conceito gourmet se torna um ambiente estiloso e agradável. Há várias vantagens proporcionadas por esse espaço:

  • conforto — nada melhor do que ter um cantinho especial para receber amigos e familiares na hora de curtir bons momentos;

  • exclusividade — ideal para quem sonha com um espaço de lazer personalizado para relaxar e comemorar dias especiais;

  • praticidade — poder preparar alimentos e bebidas na varanda evita a correria e mantém a cozinha da residência sempre limpa;

  • valorização do imóvel — a presença de uma área externa completa e diferenciada agrega valor ao imóvel.

Como montar esse ambiente?

Com boas escolhas de produtos, materiais e acessórios, você consegue compor uma varanda gourmet charmosa. Fique de olho nas principais dicas que separamos para atingir esse objetivo.

Invista em bons revestimentos

A estética não deve ser o único fator pensado no momento de definir os revestimentos do piso e das paredes. Considere que a varanda é um espaço que tem contato com a umidade externa, além do vapor e da gordura gerados no preparo dos alimentos.

Por isso, escolha peças duráveis, pouco porosas e fáceis de limpar. Boas opções são as cerâmicas e porcelanatos. Além de resistentes, esses materiais apresentam diferentes cores e texturas que se adaptam a qualquer estilo de decoração.

Priorize equipamentos duráveis e funcionais

A estrutura para receber comes e bebes não pode faltar, portanto, invista no básico: churrasqueira, fogão, mesa e cadeiras. Dependendo do espaço disponível, você pode prever uma pequena bancada com cooktop, pia e forno embutido.

Também é importante prever armários aéreos para guardar produtos e utensílios de cozinha. Em todo caso, priorize móveis feitos com materiais resistentes, como alumínio, fibra sintética e madeira tratada. Eles têm vida útil prolongada porque não se degradam em contato com o sol, chuva e poeira.

Adicione acessórios decorativos

A varanda gourmet fica mais atrativa quando tem um toque de personalidade. Para isso, é importante incrementá-la com acessórios que imprimam o gosto e as preferências dos proprietários: quadros, plaquinhas decorativas, objetos adquiridos em viagens etc.

Esses itens podem ser fixados nas paredes, organizados em nichos/prateleiras ou dispostos sobre os móveis. Uma mesinha de canto ou aparador funciona bem, além de dar suporte para bandejas com quitutes, taças e copos.

Outros recursos que não podem faltar são as plantas em pequenos vasos ou floreiras. Afinal, ainda que seja transformada em espaço gourmet, toda varanda pede um pouco de natureza.

Capriche na iluminação

Existem vários recursos interessantes para usar na iluminação da varanda. Por isso, além de manter a luminária de teto, procure incluir outros pontos de luz no espaço.

Uma dupla de arandelas pode destacar um painel com plantas, ao passo que spots de LED são úteis para iluminar detalhes do piso e teto. As famosas fitas de LED também são bem-vindas, principalmente para contornar partes do mobiliário.

A cor de luz deve estar adequada ao efeito desejado no local. Se quer deixar o ambiente mais aconchegante, escolha uma luz branca quente. Para estimular o foco e a concentração, priorize a luz branca fria.

Gostou de saber o que é uma varanda gourmet, seus diferenciais e principais vantagens? Se ficou com vontade de construir a sua, procure a ajuda de um profissional de confiança. Assim, terá um espaço exclusivo e de qualidade à disposição de toda a família.

Agora, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve as dicas aos seus contatos!