Para criar ambientes agradáveis, é necessário ter bastante atenção na hora de comprar lâmpadas. Afinal, a iluminação é uma das responsáveis pelo conforto visual dos espaços — sejam eles residenciais ou corporativos. Deslizes nas escolhas das peças podem acarretar desde gastos desnecessários com energia a dores de cabeça.

Por isso, preparamos um artigo especial com orientações para a compra das lâmpadas da sua residência, mostrando em que você deve basear sua decisão. Boa leitura!

1. Considere a utilização do espaço

Antes de escolher lâmpadas e luminárias para um ambiente, avalie o propósito, o estilo e o tamanho dele. Dessa forma, será possível compor uma iluminação funcional, que esteja de acordo com as atividades que serão desenvolvidas no cômodo em questão. A área de trabalho da cozinha precisa de uma luz mais fria e com menos sombras, enquanto a sala de estar pode receber uma claridade mais indireta, por exemplo.

Particularidades dos moradores também precisam ser consideradas. Se há idosos ou pessoas com problemas de visão, os espaços precisam ter luminosidade suficiente para que não ocorram acidentes.

2. Conheça os tipos de lâmpadas LED

No mercado há muitos modelos disponíveis, o que torna a pesquisa ainda mais necessária para garantir que as escolhas estejam de acordo com as necessidades do seu projeto. Veja os tipos os lâmpadas LED mais comuns:

Residencias

As lâmpadas residenciais são em formato bulbo – a escolha mais comum na hora de comprar lâmpadas. Sua aparência é semelhante às antigas incandescentes, porém seu nível de consumo de energia é bastante inferior, o que as torna significativamente mais econômicas. 

Tubulares

O uso mais comum de lâmpadas LED tubulares é em ambientes empresariais – porém, ela não se limita a isso. Você pode utilizá-las também na sua residência, em áreas maiores, como em salas e cozinhas, devido ao seu formato alongado. 

Dicróicas

Se você deseja dar destaque a detalhes do seu ambiente, este modelo de lâmpada LED se encaixa perfeitamente à sua necessidade. Ela é bastante versátil, podendo ser utilizada também para eliminar pontos de sombra, como luz auxiliar, entre outros.

Alta Potência

As lâmpadas LED de alta potência são ideais para áreas grandes, por conta da sua alta capacidade de iluminação. Você pode utilizá-las para iluminar estacionamentos, galpões ou depósitos. Além disso, devido à sua iluminação intensa, elas podem ser utilizadas como substitutas aos refletores ou high bays.

Ficou curioso e quer conhecer mais tipos de lâmpadas LED? Clique aqui

3. Ao comprar lâmpadas, esteja atento às especificações 

A depender do modelo de lâmpada LED escolhido, pode haver modelos semelhantes mas com algumas características diferentes. A potência da lâmpada, a qual é medida pelo número de lúmens, é a mais comum.

Além disso, pode haver variações, também, quanto à base da lâmpada. O modelo ao que mais estamos acostumados é o E27, presente, principalmente, em lâmpadas residenciais. Porém, existem modelos que utilizam o encaixe G9, GU10, entre outros.

Outro fator extremamente significativo é a cor da luz. A luz amarela deixa o ambiente mais aconchegante, a luz branca é indicada para ambientes que exigem maior atenção e a luz neutra é sugerida para locais onde se permanece por longos períodos, como escritórios. Saiba como escolher

4. Custo-benefício das lâmpadas LED 

O investimento inicial em lâmpadas LED é superior ao de lâmpadas comuns. No entanto, a longo prazo elas se tornam muito mais econômicas. Elas consomem muito menos energia ao mesmo tempo em que entregam muito mais luminosidade.

Também, não esquentam o ambiente e não atraem insetos, diferente das comuns lâmpadas incandescentes. Seus benefícios se estendem, ainda, a serem benéficas ao meio ambiente, pois possuem maior vida útil e não utilizam materiais pesados na sua fabricação. 

Ficou em dúvida? Entre em contato conosco, estamos sempre prontos para atendê-lo! E na hora de compras lâmpadas você já sabe, escolha quem é especialista no assunto