Trabalhar em casa já faz parte da rotina de muitas pessoas. Essa opção pode ser muito prática e econômica, mas requer cuidados para você garantir sua produtividade. Saber como montar um home office é essencial para isso.

O primeiro passo é escolher um cômodo ou espaço que assegure a tranquilidade de que você precisa para trabalhar. De preferência, um local exclusivo para isso. 

Mas, se não houver essa opção, tente deixar de fora itens de distração, como a TV ou o telefone residencial, se você não o usa para o trabalho.

A próxima etapa é estruturar esse ambiente para proporcionar conforto e praticidade em suas tarefas. Pensando nisso, separamos algumas dicas perfeitas para seu home office. Confira!

Decoração 

Para trazer serenidade e facilitar a concentração, o ideal é utilizar cores leves e neutras. Você pode criar contrastes suaves e sobreposição de tons, mas mantendo, preferencialmente, o ambiente clean. Detalhes em excesso e estímulos visuais podem gerar distrações.

Se quiser dar um toque pessoal, as placas decorativas e os papéis de parede são uma alternativa criativa para personalizar uma parede, com um ótimo custo-benefício. Porta-retratos, apoiadores de livros e suvenires também dão um charme especial.

Mobiliário

Para ter um espaço funcional, os móveis precisam ser escolhidos com atenção. Um escritório bem-estruturado contribui para a sua produtividade.

Primeiramente, você deve pensar nas tarefas que realizará no seu home office. Assim, poderá definir o tamanho da mesa de trabalho, o espaço para computador e itens auxiliares, como telefone e impressora.

A cadeira de trabalho deve ser ergonômica e prática. Avalie a dimensão máxima que ela pode ter, garantindo mobilidade. As rodinhas são muito úteis, já os apoios para os braços podem impedir que você guarde-a embaixo da mesa.

Pense também no que será arquivado. Você precisará guardar pastas suspensas ou muitos papéis? Tem um grande volume de livros? Essas demandas determinarão a necessidade de gaveteiros, estantes com portas fechadas, prateleiras, entre outras opções. 

Se o orçamento estiver curto, uma solução são os nichos de parede e as caixas organizadoras. Além disso, que tal substituir a escrivaninha por uma mesa montada com cavaletes? São boas alternativas para economizar mantendo a qualidade do espaço.

Iluminação

A luz adequada na área de trabalho completa a lista de itens indispensáveis para um ambiente ideal. Quando ela é deficiente ou inapropriada, pode gerar sono ou dificuldade de concentração.

Priorize a luz natural sempre que possível. Ela é agradável à visão e ainda contribui para economizar energia. Avalie a melhor posição para sua mesa, de forma a evitar sombras e reflexos na tela do computador.

Se ela for insuficiente ou você trabalhar à noite, use lâmpadas de luz branca, indicada para espaços que requerem concentração. Spots ou trilhos com luminárias são perfeitos para atingir a luminosidade necessária.

De toda forma, coloque uma luminária de mesa. Ela garante o conforto que você precisa para e ler e escrever.

Organização

De nada adiantará um escritório que siga à risca essas dicas se a organização passar longe dali! A bagunça é uma grande inimiga da produtividade.

Comece arrumando a fiação. Você pode usar um fundo falso na escrivaninha para esconder os fios ou prendê-los e identificá-los. Isso ajuda, e muito, na hora da faxina. Além disso, você evita o risco de esbarrar neles e soltá-los da tomada. 

Use organizadores para armazenar canetas, post its, grampeador e outros objetos. Instalar um quadro magnético facilita o controle de recados e lembretes. Lembre-se: tudo o que você precisa deve estar acessível.

Se o cômodo tiver outra função na casa, mais um motivo para mantê-lo em ordem. Você não vai querer danificar ou perder documentos importantes, certo?

Gostou dessas dicas de como montar um home office? Se quiser saber mais sobre decoração e como tornar sua casa ainda mais agradável, assine a nossa newsletter!