É cada vez maior o número de pessoas que trabalham em casa. Ao contrário do que muitos imaginam, o número de horas de trabalho chega a ser maior do que em um local externo. Diante disso: como aumentar a produtividade para que não seja preciso trabalhar tantas horas e aproveitar melhor o seu tempo com outros afazeres?

Organizar sua rotina em casa proporciona uma qualidade de vida muito maior, com mais liberdade e menores níveis de estresse. Para isso, é importante manter-se focado e não ceder a distrações e a procrastinação.

Caso você já trabalhe em home office ou às vezes leva o trabalho para casa e quer dicas de como aumentar a produtividade, pois tem dificuldade em se organizar, leia as dicas abaixo que separamos especialmente para você!

Defina prioridades e metas

Nos locais de trabalho convencionais, estabelecer objetivos para as equipes é uma das formas de aumentar a produtividade e mobilizar esforços para atingir metas, garantindo bons resultados para a empresa.

Em um home office, a mentalidade deve ser similar. Mantenha um planejamento atualizado, no qual você descreverá cada atividade que precisa exercer, com qual finalidade e o prazo de finalização. Dessa forma, você reduz o risco de esquecer ou pular tarefas que prejudiquem o seu trabalho.

Para colocar isso em prática rapidamente, defina primeiramente os objetivos diários. Em seguida, amplie para metas semanais, mensais ou períodos mais longos. Assim, você vai conseguir mensurar o seu serviço.

Estabeleça horários com a família

Caso você não more sozinho, a probabilidade de os membros da sua família causarem interrupções ou distrações é grande, uma vez que sua presença pode transmitir a ideia de disponibilidade em tempo integral.

A melhor saída é combinar com seus familiares os seus horários de trabalho e de intervalos com clareza. Dessa forma, qualquer interrupção que fizerem será por uma necessidade ou urgência real.

Da mesma forma, não ter que se deslocar entre residência e trabalho não deve significar que você vá trabalhar 24 horas por dia! Quando encerrar as atividades do dia, procure descansar e aproveitar o seu tempo livre, da mesma forma que faria se ainda precisasse bater ponto de entrada e saída.

Evite distrações

Hoje em dia, com a grande facilidade de comunicação, a quantidade de estímulos que recebemos é gigantesca. Sempre chega um e-mail avisando sobre um novo filme que entrou naquele aplicativo, as redes sociais ressoam a todo tempo no celular, a programação da TV parece irresistível.

Dessa maneira, procure evitar receber esses alertas com tanta frequência, assim como manter a TV ligada durante o horário no qual precise de concentração e silencie o celular por algumas horas.

Existem diversas técnicas para aumentar a produtividade que balanceiam tempo de trabalho com tempo de descanso. A técnica Pomodoro, por exemplo, combina períodos de 25 minutos de trabalho com 5 ou 10 de descanso e pode ser usada para qualquer atividade. Uma boa estratégia é testar algumas delas, até encontrar uma que você se adapte melhor.

Invista em uma boa iluminação para aumentar a produtividade

A iluminação também tem um papel fundamental para o espaço de home office. Invista em lâmpadas LED, uma vez que elas oferecem uma eficiência luminosa muito melhor que as concorrentes. Além disso, escolha a temperatura de cor branca fria, pois ela mantém o organismo ativo por mais tempo. Lembre-se de que uma boa iluminação evita problemas de visão e assegura bons índices de produtividade.

O ideal é que a iluminação geral conte com uma luminária de acabamento difuso para evitar ofuscamento e cansaço visual. Disponha também de uma luminária de mesa para tarefas que exijam uma maior concentração, além de ser uma excelente peça decorativa.

Gostou do nosso conteúdo sobre como aumentar a produtividade em casa? Para receber posts em primeira mão e ficar por dentro de mais dicas incríveis, curta nossa página no Facebook!