Nem todo mundo sabe a importância de fazer um bom planejamento de iluminação de apartamento. Por isso, na hora de escolher as lâmpadas, acabam levando em consideração apenas os aspectos estéticos.

É importante que você sempre se certifique de que a iluminação do seu apartamento é a mais adequada. Considere aspectos como a cor da luz e o número de watts, por exemplo. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos aqui algumas dicas de como usar a iluminação para deixar seus cômodos mais aconchegantes. Vamos lá? 

Sala de jantar

Aqui o foco é a comida. Por isso, o ideal é que a iluminação esteja em cima da mesa, com luz refletida ou difusa para não ofuscar a visão de quem está sentado. Tome cuidado com a distância entre o pendente e a mesa e certifique-se de que o tamanho da luminária corresponde ao do móvel. Mesas mais compridas, por exemplo, podem pedir mais luminárias para cobrir toda a sua área.

Caso queira criar um clima mais intimista, aposte nas luzes amarelas ou nos dimmers, que permitem que você regule a intensidade. Caso disponha de quadros e outras obras de arte no cômodo, experimente spots direcionados, pois eles destacam suas peças, tornando o ambiente mais sofisticado.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para sala de jantar. Foto: reprodução internet.

Escritório

O cômodo em que você trabalha precisa ser bem iluminado, de preferência de maneira uniforme para evitar reflexos na tela do seu computador. Leitura e escrita são atividades que requerem muito da sua visão e pouca iluminação pode causar dores de cabeça e fadiga. Além disso, o ambiente mais brilhante estimula a atenção e a produtividade, que é exatamente o que você precisa na hora do trabalho.

A melhor lâmpada para a concentração é a de temperatura cor branco neutro (4000K). Além de brilhante, é importante que a luz também seja indireta, pois não incide diretamente nos olhos. Desse modo, evita-se o desconforto na vista de quando a luz emitida reflete diretamente na sua visão.

Por isso, nesse ambiente você pode utilizar luminárias de teto LED para iluminação geral do escritório e spots LED com luz direcional para iluminação auxiliar. Assim, você pode eliminar possíveis pontos de sombra ou criar pontos de destaque.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para home office. Foto: reprodução internet.

Sala de estar

A iluminação é capaz de mudar a sala de estar. Além disso, um projeto de iluminação bem feito pode contribuir na decoração do espaço.

A primeira dica diz respeito à cor da luz. Em uma sala de estar é importante ter uma luz  amarelada para criar um ambiente aconchegante. Antigamente, as luzes incandescentes eram muito utilizadas, mas seu gasto energético é muito alto. Hoje, as melhores opções são as lâmpadas de LED, como as amareladas de 2700K.

Para deixar sua sala de estar mais sofisticada, identifique bons lugares para colocar abajures, spots de luz próximos de móveis, luminárias de mesa ou lustres sobre a mesa de jantar ou de jogos, por exemplo. Para destacar alguns elementos específicos, como quadros, fotografias e vasos, uma boa dica é utilizar lâmpadas focais. Já as fitas de LED podem ser usadas em aparadores ou outra mobília.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para sala de estar. Foto: reprodução internet.

Quarto

Ao contrário do escritório, o quarto é um cômodo reservado para o descanso. Por isso, uma luz mais suave contribui para um ambiente mais sereno, apropriado para o repouso. Luminárias e luzes branco quente, por exemplo, são ótimas pedidas. Aposte em uma iluminação indireta, pois além de criar um clima aconchegante, não gera reflexos caso você tenha televisão no quarto.

Para dar esse tipo de efeito, você pode utilizar spots LED. Mas se você quiser dar um aspecto moderno ao quarto, utilize fitas de LED. Você pode aplicá-las em sancas de gesso, painéis de TV, no contorno de quadros, entre outros. 

Iluminação para quarto. Foto: reprodução internet.

Banheiro

Ao fazer o seu planejamento de iluminação de apartamento, tenha sempre em mente a utilização da área a ser iluminada. O banheiro, por exemplo, pode ser usado tanto para um momento relaxante quanto para fazer a maquiagem ou a barba. O ideal, nesse caso, é o uso de lâmpadas de LED com foco frontal ao redor do espelho, pois são as que iluminam o rosto inteiro, sem criar sombras. Caso a intenção seja deixar o banheiro mais aconchegante, invista em luzes amarelas difusas.

Por último, lembre-se de que essas são apenas dicas básicas de como melhor planejar a iluminação para apartamento. O mesmo cômodo pode ter diferentes sistemas para se adequar às diferentes funções e horas do dia e uma luminária certa também pode ajudar.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para banheiro. Foto: reprodução internet.

Cozinha

A cozinha é um dos principais ambientes da residência. É nela que convidamos nossos amigos para tomar um café ou preparamos a alimentação de toda a família.

Por ser um ambiente de convívio social e de grande circulação, a cozinha requer bastante iluminação. A primeira dica é aproveitar ao máximo a luz natural. Somente depois de aproveitar de toda essa luminosidade é que vamos pensar em outros recursos, como as lâmpadas e os LEDs.

Uma dica muito valiosa quando o assunto é iluminação na cozinha é utilizar spots para criar foco, direcionando a luz, por exemplo, para a bancada ou para a mesa. Assim, o ambiente se torna mais aconchegante, próprio para compartilhar momentos felizes com as pessoas queridas.

Outra dica de iluminação importante é utilizar pontos de luz sobre a coifa. Assim, você evita a sombra sobre o fogão quando estiver cozinhando, garantindo foco na hora de preparar a comida.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para cozinha. Foto: reprodução internet.

Varanda

Quando se trata de varanda, a importância de se pensar a iluminação é a mesma para os outros ambientes da sua residência. É nesse espaço que temos alguns momentos de descanso e de lazer.

Uma dica valiosa é iluminar bem as bancadas e as mesas desse espaço. Para isso, a utilização de spots com iluminação focal também é super indicada. Você pode utilizar também fitas de LED embaixo dos móveis, como os armários, por exemplo.

Para conferir charme e glamour à sua varanda, utilize uma luminária de piso junto às espreguiçadeiras ou sofás. Essa luz poderá auxiliar em momentos de leitura, por exemplo. Tenha cuidado, pois existem várias formas de modelos e cores de luminárias de piso. Fique atento para não ser extravagante e acabar deixando o ambiente visualmente carregado.

Você também pode colocar lâmpadas focais para destacar algum quadro ou vaso com arranjo de flores que desejar. Utilize lâmpadas com pouca luminosidade para criar um aconchego. Outra dica é usar lâmpadas de filamento, que garantem um ar de modernidade.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para varanda. Foto: reprodução internet.

Área de serviço

A área de serviço deve estar bem iluminada para evitar muitas sombras ou luzes quentes. Para esse local, as lâmpadas de LED são as mais indicadas. Além do baixo consumo de energia, elas não superaquecem o local, deixando o ambiente mais agradável para a execução do trabalho doméstico. Além disso, quando escolhida a opção de lâmpada branca fria, ela emite luz branca, ideal para ambientes de concentração e trabalho, assim como a cozinha e o escritório.

iluminacao-para-apartamento

Iluminação para área de serviço. Foto: reprodução internet.

Viu só como não é tão complicado deixar o ambiente aconchegante ajustando a iluminação de apartamento? Com dicas simples e bom gosto é possível melhorar os espaços e deixá-los ainda mais bonitos.

Agora que você conferiu várias dicas para melhorar a iluminação de apartamento, que tal aprender mais sobre o assunto? Assine agora mesmo nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!