A iluminação para a varanda, bem como para outras áreas externas, deve ser tão bem projetada quanto a dos espaços internos. Afinal, uma iluminação de qualidade é capaz de valorizar qualquer ambiente!

A variedade de luminárias existentes no mercado permite uma ampla quantidade de soluções projetuais. Tudo depende das funções que você deseja atribuir a sua varanda!

Confira neste post dicas de como compor uma iluminação especial para deixar sua varanda ainda mais linda!

Valorize as funções do ambiente

Com a grande profusão de condomínios verticais, as varandas se tornaram cada vez mais um item diferencial nos imóveis. Hoje em dia, cumprem funções diversas: área de convivência, de descanso, espaço gourmet ou local para cultivo de plantas.

Assim, é fundamental que se estabeleça com clareza as atividades que serão desempenhadas no espaço, uma vez que cada conjunto de funções exige um projeto de iluminação cuidadoso.

O ideal é oferecer uma boa quantidade de luz, mas evitar ofuscamentos e cansaço visual. Isso porque, ainda que contem com equipamentos como churrasqueira, por exemplo, as varandas são espaços informais, de lazer e descanso. Assim, o melhor é utilizar o branco quente na iluminação, para reforçar a atmosfera mais relaxante e aconchegante.

Conheça os melhores tipos de iluminação para a varanda

A iluminação dos ambientes é dividida em: geral, sendo direta ou indireta, de forma a espalhar a claridade por todo o ambiente de maneira uniforme; de tarefa, que serve para iluminar superfícies específicas, como bancadas, mesas e locais para leitura; ou decorativa, para enriquecer ainda mais a decoração.

De sobrepor

São as luminárias mais convencionais, ideais para iluminação geral. Pode ser feita com luminárias embutidas ou plafons, de vedação decorada ou inteiramente translúcida. O importante é que suavize e distribua igualmente a luz emitida pelas lâmpadas.

Atenção: prefira os plafons médios ou pequenos para a varanda, mesmo que sejam necessários dois ou mais deles, de maneira a manter a proporção entre o tamanho das luminárias e do ambiente.

Lustres e pendentes

Existe uma enorme variedade de modelos no mercado, em vários estilos de decoração. Os preferidos do momento são os vazados, de aspecto mais industrial e moderno, ou de acabamento inteiro, metálico, em cores como prata, cobre ou preto fosco.

Assim como os plafons, devem ser usados em tamanhos menores, mesmo porque as varandas são ambientes nos quais ocorre bastante circulação de ar, o que pode danificar as peças ao longo do tempo ou até causar acidentes. No entanto, lustres e pendentes maiores são liberados se a sua varanda contar com sistema de fechamento que proteja de ventos.

Spots

Sejam embutidos ou em trilhos, spots são excelentes para compor iluminação de tarefa ou decorativa, direcionando a luz para determinadas superfícies.

Funcionam bem para iluminar bancadas para refeições ou de preparação de alimentos, para valorizar quadros na parede ou jardins verticais. Alguns modelos de tamanho reduzido ficam excelentes embutidos em marcenaria.

Arandelas

São ótimas para iluminação decorativa. Geralmente fixadas às paredes, direcionam feixes de luz vertical e/ou lateralmente, proporcionando efeitos muito bonitos, especialmente quando unidos a revestimentos texturizados.

As arandelas também são uma boa escolha para compor uma iluminação indireta, que clareie suavemente, para que o espaço possa ser aproveitado em momentos nos quais muita luz não é necessária.

Balizadores

Tradicionalmente utilizadas para iluminar caminhos em jardins ou degraus de escadas, as luminárias de piso também podem exercer função de iluminação decorativa em varandas, valorizando paredes e vegetação.

As fitas de LED também servem como balizadores e vão muito bem sob prateleiras, bancadas e em nichos, de forma a iluminar alguma superfície logo abaixo ou compor com a decoração.

Quaisquer que sejam os tipos de iluminação escolhidos, dê preferência à utilização de lâmpadas de LED: apesar do custo inicial mais alto, são mais eficientes e econômicas a longo prazo e sua durabilidade é muito superior.

Outros benefícios da tecnologia LED também são significativos: a luz sofre pouca ou nenhuma depreciação na intensidade ao longo do uso e não emite calor durante as horas de funcionamento.

Agora que você já sabe como fazer uma boa iluminação para a varanda, que tal ler nosso próximo artigo e descobrir mais sobre automação residencial? Confira!