Os lustres são peças icônicas e históricas. Não é à toa que estão sempre presentes nos grandes e luxuosos palácios. E é possível trazer essa sofisticação para sua casa também! Mas você sabe como escolher um lustre para o seu lar?

Quem gosta dessa peça sabe que ela tem o potencial de transformar um ambiente, porém, as várias opções disponíveis podem causar muita indecisão. Por isso, vamos te ajudar para garantir que a iluminação do seu ambiente seja eficiente e incrível! Continue com a gente até o final!

Comece pelo estilo

São muitas opções de tamanhos, formatos, materiais e, claro, preços. Por isso, para escolher a peça perfeita é preciso pensar no estilo que mais combina com a decoração da sua residência.

Os lustres clássicos são aqueles que lembram um candelabro, normalmente feitos de vidro, cristal e metal. Antigamente, eram iluminados com velas, mas hoje a iluminação foi substituída pelo LED, que é bem mais durável e econômico. 

Já as peças mais contemporâneas ganharam uma cara mais informal. Novos formatos, como os circulares, quadrados e hexagonais chamam a atenção. As matérias-primas também se diversificaram e os lustres podem ser fabricados em madeira, plástico e até tecidos (natural ou artificial).

Os modelos mais modernos, com pendentes que podem ser sobrepostos em diversos comprimentos, estão em alta também.

Entenda a diferença entre lustre e luminária

Muita gente comete esse engano, mas lustre e luminária não são a mesma coisa — e você precisará saber qual é qual na hora da escolha.

A primeira diferença é que os lustres têm ramificações e, por isso, mais pontos de iluminação do que a luminária, fazendo com que a luz fique mais difusa. A segunda diferença é que o lustre é mais imponente e já é utilizado há mais tempo do que as luminárias (lembra que falamos que eles estão presentes nos salões dos castelos?). 

Fique atento às tendências

Novidades estão sempre chegando e saber o que está em alta é importante para harmonizar o lustre com a sua decoração e renovar o ar da casa com elegância. 

O metálico é uma tendência forte que veio para ficar, e, com ele, os acabamentos em dourado, cobre e ouro rosa. O estilo industrial e o rústico foram renovados e também são opções lindas e versáteis.

Considere as dimensões do ambiente

Quer saber o tamanho ideal para o seu lustre? É só medir o cômodo em que vai colocá-lo. Para corredor, o indicado é utilizar peças lineares, que acompanhem o sentido de passagem. Já para grandes ambientes, é possível investir em lustres maiores, com mais ramificações — e o inverso vale para os cômodos menores. As escadas e entradas da casa pedem lustres com formato pendente.

Lembre-se sempre de verificar o que mais tem no cômodo para não poluir o visual. O lustre não deve concorrer com quadros e obras de artes, afinal, ele também é um objeto de decoração e merece destaque.

Acerte na hora da instalação

É preciso pensar o modelo certo para garantir que a instalação do lustre seja possível no lugar que você quer. Imagine escolher uma peça em cascata que fique encostando na mesa de jantar? Não ficaria nada elegante.

Para saber se o modelo escolhido funcionará em composição com um móvel ou no ambiente, tenha em mente que existem algumas distâncias preestabelecidas para a instalação. Por exemplo, na sala de jantar, é indicado que o lustre fique entre 75 e 80 centímetros acima do móvel. Já para a instalação em locais mais amplos, a dica é colocá-lo a, pelo menos, 2,13 metros de distância do chão.

Dessa forma, você pode somar o tamanho do lustre às distâncias preestabelecidas e comparar com altura do ambiente onde será feita a instalação. E lembre-se: os lustres podem ser pesados, então confira se a estrutura do seu teto aguentará.

São muitos detalhes para levar em conta ao escolher o lustre, não é? Mas com as nossas dicas, essa tarefa fica mais fácil. Não deixe de pensar no seu modelo ideal e considerar as dimensões do seu ambiente para acertar.

Agora que você já sabe como escolher um lustre perfeito, a gente quer saber: em qual cômodo você vai instalar o seu?