Se você acredita que para iluminar e decorar, ao mesmo tempo, precisará de muitos lustres, pendentes e sancas de gesso está muito enganado. Utilizando apenas luminárias de teto é possível ter uma decoração incrível na sua casa. Que tal aprender a escolher plafon para utilizá-lo no seu projeto?

Existem diversos modelos e formatos, por isso, neste artigo selecionamos quatro categorias principais: de sobrepor, de embutir, de luz difusa e indireta. Vamos começar explicando como escolher plafon certo para você e depois discutiremos sobre o tamanho ideal da luminária. Confira agora mais detalhes e onde instalar cada um deles.

4 tipos de plafon para decorar sua casa

Plafon de sobrepor

plafon de sobrepor, como o próprio nome já diz, fica sobreposto, ou seja, com a estrutura sobressaltada no teto. É uma boa escolha se a sua casa não tem teto de gesso. Ele é fixado na laje e pode ser usado em todos os cômodos, mas cuidado com a quantidade, já que eles chamam atenção.

Se seu objetivo é acrescentar um elemento decorativo, o plafon de sobrepor é sua melhor escolha. Existem diferentes formatos disponíveis: redondos, quadrados, com cúpula, coloridos, com cristais, entre outros.

É ótimo para substituir o lustre em residências com pé direito baixo. Portanto, escolha um que combine com o cômodo, sendo que ele pode até ser um ponto focal.

como-escolher-plafon

Como escolher plafon – Plafon de sobrepor

Plafon embutido

Já o plafon embutido é colocado no forro de gesso, madeira ou PVC. Ele é um pouco mais difícil de instalar, mas ganha em sofisticação. Nesse caso, a luminária fica no mesmo nível do teto e dá um aspecto organizado ao ambiente.

Por ser embutido, os modelos se limitam ao quadrado, retangular e redondo, sendo que os dois primeiros são os preferidos do mercado. Pode ser utilizado em todos os ambientes e, para decorar, você tem a opção de usar mais de um plafon no cômodo, alinhando-os e causando um belo efeito luminoso.

Como escolher plafon

Como escolher plafon – Plafon de embutir

Plafon de luz difusa

O plafon de luz difusa é aquele que não direciona a iluminação para nenhum ponto específico, mas possui um difusor que espalha e suaviza a claridade por todo o ambiente. Sabe aquele vidro leitoso que existe em muitas luminárias desse tipo? A função dele é justamente a de difundir a claridade.

É muito indicado para salas de estar, cozinhas, banheiros, corredores e escritórios, pois não provoca sombras marcadas e nem chama muito atenção para o teto. É encontrado tanto no modelo de embutir, quanto no de sobrepor.

Plafon de luz indireta

Ao escolher um plafon com luz indireta, você estará optando por um modelo que direciona a iluminação para um ponto específico, que a rebate e espalha. Geralmente a lâmpada é direcionada ao teto de cor clara que faz essa função de refletir a luz para todo o cômodo. Além disso, alguns contam com espelhos e cúpulas que fazem essa função.

A claridade nesse caso também é uniforme, mas pode formar algumas sombras. A lâmpada fica completamente escondida, o que deixa a iluminação menos invasiva e mais íntima. Por esse motivo, é interessante para quartos, salas de televisão e locais onde o foco seja relaxar.

O tamanho e a iluminação ideais

O tamanho do plafon e quantidade de lâmpadas varia conforme a dimensão do cômodo. Um modelo grande ou pequeno demais prejudicará a decoração, além de iluminar muito ou pouco.

Nossa dica para escolher é fazer uma marcação no teto com um papel e observar se aquele tamanho de luminária ficar equilibrada no espaço. Já com relação à quantidade de luz, observe nas especificações do produto para qual tamanho de cômodo ela é indicada.

O plafon é uma ótima alternativa para iluminar sua casa de maneira uniforme, mas sem perder em sofisticação e beleza. Para decorar, sempre escolha um que combine com seu estilo e não tenha medo de explorar novas cores, formatos e modelos. Uma bela distribuição de plafons é tão poderosa quanto um elaborado projeto luminotécnico.

Agora que você já sabe como escolher plafon, encontre-os no site da Energilux e comece agora mesmo a aplicar seus conhecimentos.