Qualquer pessoa já pesquisou por diferentes tipos de decoração, seja por que queria mudar a cara de sua casa ou por que estava montando uma casa nova. Por mais que nem sempre a gente consiga deixar os ambientes iguais ao que vemos nas fotos da internet, é possível, sim, adaptar as tendências decorativas ao nosso lar.

Se você ama decoração, sabe que é muito prazeroso escolher um estilo (ou misturar vários) na hora de ornamentar os cômodos de sua residência. Que tal, então, descobrir qual estilo mais combina com a sua personalidade? Inspire-se nas dicas deste post para definir o seu!

Quais tipos de decoração estão em alta?

Cada tipo tem suas peculiaridades, e o mais importante é que a decoração escolhida corresponda aos diferentes gostos dos moradores, além de ser adequada à funcionalidade dos espaços. Entre as tendências mais populares nos últimos tempos, estão.

Clássica

É denominado clássico aquele estilo que resiste ao tempo. Originário de épocas em que não havia espaço para o minimalismo, para algumas pessoas é o tipo de decoração que melhor transmite a sensação de aconchego. Para outras, pode ser excessivo, já que conta com a presença de muitos móveis e objetos.

Nessa decoração, encontramos estampas florais, lustres com cristais, madeira entalhada, além de estofados revestidos.

O estilo clássico é indicado para ambientes amplos, que deem conta de todos os objetos (em locais compactos, eles podem atrapalhar a circulação de pessoas). Nas releituras mais recentes desse estilo, predominam cores claras tanto nas paredes e piso quanto nos detalhes.

Retrô

Essa decoração também remete às épocas passadas, porém, não a um tempo tão antigo, já que suas referências são as décadas de 50, 60 e 70. É por isso que se usam estampas e tons que eram comuns nesses períodos, como figuras geométricas, muitas cores e nuances de marrom, trazidos, principalmente, com o uso de móveis de madeira.

Com essas características, o estilo retrô cai bem em locais de clima mais quente, pois reforça a atmosfera animada e colorida.

Moderna/contemporânea

Essa linha decorativa prioriza traços retos, tons neutros, detalhes em cores primárias e peças lisas. É mais prática e evita excessos, pois seu principal objetivo é garantir o conforto e a funcionalidade. O grande destaque desse estilo vai para uso da tecnologia, especialmente na iluminação e nos aparelhos eletrônicos.

Uma decoração moderna ou contemporânea combina com qualquer tipo de clima, mas orna muito bem, especialmente, com residências localizadas em grandes metrópoles. É comum vê-la tanto em casas de família quanto em moradias de jovens que vivem sozinhos.

Industrial

É a decoração que mais utiliza tons neutros, como branco, preto e cinza. Sua principal característica é manter aparentes as instalações e estruturas, destacando materiais como concreto, tijolos, tubos e fios elétricos.

O estilo industrial traz para dentro de casa acabamentos que antes não eram imaginados para ambientes residenciais, tais como azulejos “de metrô”, piso ou parede de cimento queimado e luminárias metálicas.

Com esses tipos de materiais, os ambientes tendem a parecer frios, no entanto, é possível quebrar esse estilo impessoal completando a decoração com utensílios em cores suaves, que “aqueçam” o ambiente, além de detalhes de cor em objetos como almofadas e tapetes. Em cozinhas, utilize vasinhos com temperos ou outras plantas para trazer um pouco de vida.

Escandinava

O estilo escandinavo, típico de países do norte da Europa, é parecido com o industrial. Utiliza muito os brancos e cinzas, aliando-os a tons de madeira para trazer uma atmosfera mais confortável.

Além disso, faz uso de detalhes em cores metálicas (prata, dourado e rosé) nos objetos decorativos, nas luminárias ou nos utensílios domésticos. A predominância de branco nas paredes e móveis causa sensação de amplitude, por isso é recomendado usar essa decoração em ambientes pequenos, como apartamentos.

Esse estilo nórdico também tem um aspecto mais frio, mas que pode ser amenizado da mesma forma que o industrial: com plantas, tecidos ou tapeçaria, além do uso de iluminação em tons quentes.

Rústica

Uma decoração rústica remete ao conforto, às memórias afetivas das casas de veraneio e às fazendas. Combina perfeitamente com climas quentes e utiliza materiais “crus”, como madeira de acabamento mais simples — isto é, troncos aparentes, sem retificações.

Quanto às cores, tons fortes, como vermelho, amarelo e laranja, resistem ao contato com poeira, areia ou barro. Não podem faltar, também, plantas, fibras e iluminação natural.

Em cidades do interior, nas casas de campo ou de praia, o estilo rústico fica um charme, pois a proximidade com espaços verdes e o uso de materiais naturais integram a moradia ao “espírito” do local.

Futurística

Quando se pensa em uma decoração futurista, o que provavelmente vem à mente é uma casa no estilo do desenho animado Os Jetsons. De certo modo, a referência faz sentido, pois esse estilo está associado às evoluções tecnológicas e às melhorias que esse avanço traz para nossa rotina.

Por isso, essa decoração sempre conta com aparelhos de ponta: ao invés de TV, por exemplo, provavelmente haverá um telão ou projetor na sala. Aparelhos com fio? Nem pensar! Tudo é wireless em uma casa futurista. O sistema de automação residencial é ponto chave neste tipo de decoração!

Também há abuso de formas incomuns e de cores fortes, principalmente em móveis como sofá, poltronas e cadeiras. Remeter os detalhes ao espaço sideral também é marcante no estilo futurista, e a iluminação feita com spots de luzes coloridas, por exemplo, ajuda a trazer o brilho das estrelas, da lua ou dos planetas para dentro de casa.

Asiática

A decoração oriental tem ganhado muitos adeptos, principalmente os que simpatizam com os hábitos de vida praticados em países como Japão, China ou Índia. Essas pessoas costumam ser mais zen e naturalistas, e se identificam com o uso de tecidos naturais na decoração, como a juta ou sisal nos tapetes e algodão ou linho nos lençóis.

Imagens de divindades orientais também são comuns na casa de quem adota esse estilo, como estátuas do Buda (deus budista) ou de Shiva (deus hinduísta).

A decoração asiática costuma ser clean e com cores básicas, além de valorizar a luz natural e o contato com o meio ambiente, especialmente por meio do cultivo de plantas ou por outros detalhes, como fontes de água, aquários e velas.

Como escolher o tipo de decoração?

É importante atentar para alguns pontos antes de escolher seu estilo decorativo preferido, pois, além de bonita, sua decoração precisa ser funcional. Assim, os principais pontos de análise antes de você se decidir devem ser:

  • seu cotidiano: escolha o estilo que melhor se encaixe ao perfil da sua família e nas atividades que vocês fazem em casa;

  • o clima da região: opte por um estilo decorativo mais acolhedor se viver em regiões frias, e por um estilo mais clean em regiões quentes;

  • seus gostos pessoais: não escolha um tipo de decoração por que ficou bom na casa de outra pessoa ou por que alguém disse que é bacana — use o que mais agrada você e sua família.

Esses conselhos são importantes, mas não obrigatórios. Afinal, o Brasil é conhecido pela mistura étnica, variedade de cores e de culturas, e nada melhor do que representar isso por meio de uma linda composição, combinando características de vários estilos.

E então, já escolheu um — ou vários — tipos de decoração entre os que apresentamos aqui? Aproveite e assine nossa newsletter, assim você recebe primeiro as melhores dicas para deixar sua casa cada vez mais charmosa!