Ao se preocupar com a iluminação da sua casa, você entende como a luz correta é importantíssima para o bem-estar de toda a sua família nas mais diversas ações rotineiras, como cozinhar, estudar ou se maquiar. Dito isso, não há motivo para esse fato ser diferente quando o assunto é acerca do quarto das crianças. Afinal, a iluminação também é responsável por influenciar o sono do bebê. 

Se você está confuso sobre qual a relação entre uma boa noite de descanso para os pequenos e a iluminação do quarto, pode ficar tranquilo que vamos explicar tudo para você. Confira!

Entenda a relação entre iluminação e sono do bebê

A presença ou não de luz é a responsável por sinalizar para o corpo a hora de dormir ou acordar, indicando para o cérebro o instante de iniciar a produção de melatonina, o hormônio do sono. Então, quando a intensidade da luz vai diminuindo, surge a sonolência. E com os pequenos também é assim. 

Os bebês têm algumas particularidades quanto ao período do sono e a iluminação de seus quartos devem considerá-las. Por exemplo, eles tiram sonecas durante o dia e também acordam em períodos da noite para serem amamentados ou trocados. Dessa forma, a luz incorreta nesses momentos pode despertar a criança, o que indicaria o fim de uma noite tranquila.

Por isso, a iluminação deve ser bem pensada para garantir que o sono do bebê seja relaxante tanto no período diurno quanto noturno. E tudo começa pela escolha da lâmpada ideal.  

Acerte na escolha da lâmpada

Durante o dia, o indicado é que a lâmpada seja na cor clara para que os pequenos não tenham que forçar a visão desde cedo na hora das brincadeiras. O LED é uma ótima opção, pois é durável e econômico em comparação com outras lâmpadas.

Entretanto, à noite as luzes que mais favorecem o sono do bebê são aquelas em tons avermelhados que não sejam fortes. O ideal é utilizá-las em abajures, pois assim fica mais fácil acendê-las de madrugada, quando for o momento da amamentação.

Se o plano de iluminação do quarto do bebê ainda estiver em andamento, uma dica é investir no uso de luminárias embutidas e adicionar um dimmer para controlar a intensidade da luz. 

Saiba como posicionar a iluminação

Além da iluminação central em luz clara para o dia, a melhor opção para o sono do bebê é que as luzes secundárias, aquelas dos abajures e luminárias, sejam indiretas. 

Além disso, deixe um abajur próximo à porta, para evitar tropeços durante as visitas no meio da madrugada. 

Tenha atenção à posição dos interruptores 

Essa dica valerá para quando as crianças começarem a crescer e forem adquirindo mais autonomia. Se você está na fase de planejamento do quarto do bebê, uma boa ideia é colocar os interruptores à altura da criança para evitar que ela levante no escuro durante a noite e se machuque.

Essa técnica faz parte do método do quarto montessoriano, que parte do princípio que o espaço deve estar ao alcance da criança para incentivar a liberdade.

Garanta a segurança do bebê

A preocupação com a segurança dos filhos é o item principal na lista dos pais. E ela também pode ser priorizada na escolha dos objetos para o quarto do bebê. Mantenha as lâmpadas dos abajures fora do alcance dos pequenos e opte pelas lâmpadas de LED, que não esquentam e evitam queimaduras caso eles a toquem.

Agora que você está por dentro da importância da iluminação para uma boa noite de sono, nossa dica bônus para economizar quando for trocar as lâmpadas é sempre pesquisar em lojas virtuais para garantir o melhor preço! 

Viu só como a iluminação pode ser sua aliada para garantir o sono do bebê? Continue lendo mais sobre o assunto no post “Iluminação para o quarto infantil: qual a importância?“!