A luz é essencial em qualquer projeto de arquitetura e decoração, seja qual for o ambiente a ser trabalhado. A iluminação para quarto infantil, da mesma forma, deve ser feita de modo a trazer conforto visual para os pais e, ao mesmo tempo, sensação de aconchego para proporcionar um sono adequado à criança.

À medida que a criança cresce, a decoração e a iluminação do ambiente devem acompanhar essa evolução, fornecendo soluções práticas e lúdicas para as necessidades de mais ou menos luz.

Confira em nosso post dicas essenciais de como produzir, por meio da iluminação, um ambiente agradável para cada fase do seu filho!

Prefira a iluminação indireta

Rasgos no forro, sancas e luminárias embutidas são algumas das formas de compor uma iluminação indireta. Esse tipo de projeto suaviza a luz, espalhando-a pelo quarto de maneira uniforme e evitando ofuscamentos.

Além der ser uma solução esteticamente agradável, continua sendo extremamente funcional, uma vez que evita cantos e sombras muito escuras. Para alcançar esse efeito, o ideal é que o teto seja rebaixado com gesso e pintado de branco.

Caso a interferência no forro seja inviável, uma boa estratégia é utilizar a dimerização. Esse sistema proporciona um controle na quantidade de luz emitida pelas lâmpadas, suavizando ou intensificando-a. A dimerização pode ser feita por meio de programações preestabelecidas ou por graduação manual.

Priorize a iluminação branca quente

É conhecido que a iluminação para quarto infantil, assim como para outros quartos e áreas de descanso, como salas de estar, deve preferencialmente ser composta pela temperatura de cor branca quente.

Isso se deve ao fato da luz amarelada, ao imitar a claridade do pôr do sol, produzir efeitos de relaxamento e aconchego sobre o corpo humano, diminuindo o ritmo psicológico e físico das pessoas. Essa característica contribui para que tanto crianças como adultos tenham melhores horas de sono — enquanto a luz branca fria mantém o organismo ativo por mais tempo.

No entanto, quando chegar a fase das lições de casa, se a mesa de estudos ficar dentro do quarto da criança, priorize o uso da luz branca fria com spots ou uma luminária de mesa.

Disponha de luminárias auxiliares

Abajures e balizadores são excelentes formas de compor uma iluminação ainda mais suave do que a geral, podendo ser mantidos acesos após o apagar das demais luzes. Dessa forma, o ambiente não fica excessivamente escuro, o que pode amedrontar a criança e impedir que lhe sejam prestados socorros ou ajuda, em caso de acidentes durante a noite.

Esses dispositivos auxiliares podem ser localizados embutidos em painéis, lado a lado com poltronas de amamentação e trocadores, próximos ao berço e outros locais estratégicos que se façam necessários. Existem vários modelos prontos para combinar com a decoração, além da possibilidade de investir em modelos simples e customizá-los.

Invista em soluções decorativas e lúdicas

A iluminação para quarto infantil também deve ser feita de maneira a valorizar formas, painéis e temas específicos. Essa atmosfera mágica funciona para encantar a criança e fazê-la se habituar e se identificar com o próprio quarto.

As soluções são inúmeras: cordões de luz, luminárias temáticas de parede, fibra ótica no teto imitando estrelas, cortinas e murais com pequenas lâmpadas LED. Sua criatividade é que manda! Luminárias decorativas podem ser usadas em conjunto com abajures e balizadores, ou, até mesmo, substituí-los, desde que forneçam uma quantidade de luz semelhante.

Use lâmpadas LED

As lâmpadas LED são mais econômicas, eficientes e permitem uma infinidade de soluções criativas. O custo inicial elevado é compensado pela redução no consumo energético, além da durabilidade e da não irradiação de calor para o ambiente — como era o caso dos tipos de lâmpadas mais antigos.

Caso invista no sistema de dimerização, as LEDs são uma solução ainda melhor, uma vez que cumprem os diferentes níveis de luminosidade de forma mais eficiente e segura, sem apresentar depreciação acelerada nem prejudicar os circuitos instalados.

Durante o dia, é importante abrir portas e janelas, de modo que entre tanto a luz do sol quanto a ventilação natural no ambiente, garantindo uma atmosfera renovada e mais saudável.

Aprendeu tudo sobre iluminação para quarto infantil? Veja em nosso blog mais dicas para acertar na iluminação do seu quarto!