Seja numa reforma ou numa simples necessidade de troca, quase sempre surgem dúvidas sobre que tipos de lâmpadas e luminárias escolher. Afinal, existem inúmeras opções com diferentes características. Qual a mais econômica? Qual a mais eficiente? Tudo depende dos seus objetivos estéticos e funcionais com relação aos espaços.

Para ajudar na sua escolha — e mostrar que é mais fácil do que parece — mostramos aqui as diferenças e vantagens que você precisa saber para fazer a melhor opção. Confira!

Tipos de lâmpadas e suas particularidades

Incandescentes

São dos primeiros tipos de fontes de luz artificial. Emitem luz devido ao calor que existe quando um filamento (de tungstênio) conduz eletricidade. A temperatura de cor é mais baixa, de luz branca quente, e a lâmpada dura cerca de 1.000 horas. Até o começo da década atual, era a mais comumente encontrada nos lares brasileiros, devido ao seu preço mais econômico.

No entanto, essas lâmpadas têm baixa eficiência, uma vez que convertem a seu consumo energético 90% de calor emitido e apenas 10% em luz. Há também outros prejuízos, como depreciação no nível luminoso ao longo da vida útil e a possibilidade de acidentes se não forem bem protegidas.

Halógenas

São muito parecidas com as incandescentes: possuem o mesmo princípio, mas conseguem resgatar parte do calor produzido para recuperar o filamento, assim aumentando a vida útil do produto para cerca de 5 mil horas. Essa recuperação também reduz a quantidade de energia necessária para seu funcionamento, tornando-a de 20 a 60% mais eficiente que as tradicionais. Normalmente a luz também é branca e quente.

As lâmpadas halógenas possuem mais uma vantagem significativa sobre as incandescentes: seu foco pode ser direcionado, o que permite efeitos decorativos de grande potencial estético. Têm custos mais elevados que as tradicionais, porém apresentam diversos benefícios compensatórios.

Fluorescentes

Bem mais econômicas que as anteriores, as lâmpadas fluorescentes são acionadas por uma descarga de mercúrio no pó fluorescente contido dentro da lâmpada. São mais comuns em dois formatos, as tubulares e as compactas.

Têm valores de compra bastante acessíveis e vida útil de 5 a 25 mil horas. A temperatura de cor branca fria é mais característica, porém existem também modelos com temperatura branca quente. As fluorescentes apresentam cerca de 80% de economia em comparação com as incandescentes: a eletricidade consumida é convertida mais em nível luminoso do que em calor emitido.

LED

Traduzida para o português, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz. As lâmpadas com essa tecnologia possuem acionamento eletrônico e a proporção de funcionamento é de 95% de nível luminoso e 5% de calor (que não é emitido, permanecendo dentro da lâmpada).

Têm uma vida útil extensa, de até 60 mil horas, com pouca ou nenhuma depreciação no nível luminoso, além das várias possibilidades de temperatura de cor, tamanhos e aberturas de foco, gerando inúmeras soluções de utilização em ambientes residenciais, corporativos ou comerciais.

Sustentabilidade

Desde 2009 as lâmpadas incandescentes têm sido gradativamente retiradas do mercado devido à baixa eficiência dos produtos. As halógenas são amplamente encontradas em estabelecimentos comerciais e as fluorescentes ainda são as campeãs de vendas devido aos preços acessíveis, mas as lâmpadas LED têm se provado a cada dia como o melhor investimento de agora em diante.

Apesar do custo inicial elevado em relação às demais, as lâmpadas LED têm vantagens que tornam a relação custo-benefício extremamente positiva. Além de consumirem menos energia e do uso duradouro, não possuem gases nem filamentos com substâncias tóxicas, tornando seu descarte menos danoso para humanos, animais e o meio ambiente.

Energilux possui uma enorme gama de produtos, procurando sempre investir no que há de mais moderno e excelente em tecnologia LED.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor sobre os principais tipos de lâmpadas e seja útil durante sua compra. Afinal, conhecimentos sempre fazem toda a diferença quando buscamos o melhor para nossas casas, tanto em aspectos funcionais como estéticos!

Caso você tenha mais dúvidas ou deseje adquirir nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!